Entidades destacam o crescimento do comércio de Itabuna e conclamam a participação de lojistas

Postado em Notícias

 Foram 110 dias de comércio fechado, por conta da pandemia, e agora, após três (3) meses de retorno das atividades, o segmento volta a crescer em Itabuna e dá sinais de aquecimento da economia local. Esse cenário foi avaliado de forma positiva, nesta terça-feira, 20, em uma reunião de representantes das entidades ligadas ao setor, e que, ao longo desse período tem atuado em conjunto nas decisões que influenciam no desenvolvimento e no fortalecimento do comércio.

representantes

            A reabertura das lojas foi condicionada pelo Ministério Público Federal a aplicação de medidas preventivas de combate ao Covid-19 dentro dos estabelecimentos comerciais. A iniciativa logo se transformou na campanha para o comércio seguro, com a criação do selo: Empresa Protegida, articulada em conjunto com a Associação comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL de Itabuna) e o Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista do Município de Itabuna (Sindicom).

Segundo o presidente da CDL, Carlos Leahy, as medidas têm sido levadas a sério pelos lojistas, e o comércio tem se recuperado gradativamente, com ampliação de lojas para atender melhor os seus clientes e a instalação de novos empreendimentos nos locais onde foram fechados. “No entanto, chamo a atenção dos lojistas para que possam ter maior participação e envolvimento na defesa dos interesses do comércio. Estar associado é fundamental para que as coisas aconteçam e fortaleçam a classe empresarial”, reforçou.

Ainda segundo Leahy, o comércio se fortalece a partir da participação de todos, empresários, lojistas, comerciantes dentro das entidades. “É a participação financeira, como associado e a participação de estar junto e lutar pelos interesses da classe. Que eles [lojistas] se sensibilizem em fortalecer as entidades que representam eles mesmos. Então, você que é lojista, empresário e comerciante, precisa contribuir com a sua participação, sendo associado das três entidades empresariais da cidade, ACI, CDL e Sindicom”.

Até o final do ano, a expectativa é de que o comércio tenha um maior crescimento no volume de vendas, tendo em vista o período promocional de Black Friday e as festas de final de ano. “Mas, como em todo o período festivo, precisamos articular ações em conjunto com os próprios lojistas a fim de ampliar os dias de promoção e oferecer uma estrutura adequada para receber os clientes de várias cidades da região, visando evitar aglomerações nesse período”, destacou o presidente da ACI, Sérgio Velanes.

Sérgio Velanes_Carlos_Leahy_e_José_Adauto_FOTO_VIVIANE_CABRAL

Reivindicações

Entre os representantes das entidades, o maior desejo é que todos lojistas possam se associar e participar de forma mais efetiva nas decisões que envolvem o comércio. Dentre as demandas, Sérgio citou a necessidade urgente de reorganização da avenida principal da cidade, que chegou a ser reaberta pelo Poder Público recentemente, mas ainda existem algumas estruturas que impedem o estacionamento em um determinado trecho.

“Não vejo sentido as grades de ferro na avenida do Cinquentenário (da praça Camacan até Praça da igreja Santo Antônio) que prejudicam os lojistas desta área, os quais já tiveram grandes prejuízos. Além disso, reivindicamos a necessidade de retorno do transporte coletivo para a cidade e da Zona Azul, que traz disciplina e organização ao trânsito, além do vagas para os clientes estacionarem”, relatou Sérgio.

Nesse sentido, para que as reivindicações sejam atendidas e beneficiem todo o comércio, é fundamental uma participação mais efetiva do lojista como associado, levar às entidades suas opiniões, contribuir com ideias e estar engajado em defesa da sua classe. “O lojista precisa entender que para a instituição ser forte, precisa da colaboração do associado”, concluiu José Adauto, diretor-secretário do Sindicom.

OS DADOS QUE VOCÊ TEM TRAZEM LUCRO OU PREJUÍZO

Postado em Notícias

20190509 210703

Nesta quinta-feira 09, a CDL de Itabuna, juntamente com as instituições parceiras SINDICOM e ACI, receberam empresários de toda a cidade para assistir a palestra "Sua empresa está se preparando para o LGDP?". O tema trata das novas leis que estão sendo ou já estão aprovadas referentes à responsabilidade na coleta de dados de clientes e a responsabilidade do cidadão em conceder estes dados. 

De uma forma muito descontraída o palestrante João Paulo (CEO da Health Data Privacy Office), tratou o assunto com muita propriedade e todos foram agraciados com tantas informações importantíssimas sobre a segurança de dados para nossos negócios.

Certamente quem esteve no auditório da CDL, mudou a perspectiva sobre o assunto e agora vai começar a tratar os dados de clientes e parceiros de uma forma muito diferente do que estava sendo praticado.

Todos foram convidados para um coquetel e a confraternização consolidou o evento. 

20190509 191218

 

20190509 193251

 

20190509 210239

Homenagem

Postado em Notícias

O Presidente do SINDICOM Itabuna, Rolemberg Macedo Santos esteve ontem à noite, num encontro em homenagem ao Superintendente da Caixa Econômica Federal, Marcus Vinicius. 


Itabunense, Marcus foi um grande parceiro do setor produtivo de Itabuna enquanto esteve à frente da CEF no sul da Bahia. Agora ele tem uma nova missão no Rio Grande do Norte. 


"Desejamos sucesso ao nosso amigo Marcus Vinícius e agradecemos pela sua parceria".

A homenagem também contou com representantes da ACI, CDL de Itabuna e a sociedade organizada. 

 

WhatsApp Image 2019-03-30 at 10.58.32.jpeg

 

WhatsApp Image 2019-03-30 at 10.58.30.jpeg

 

homemagen1.jpg

 

Itabuna amplia Sistema de Videomonitoramento

Postado em Notícias

Noventa dias após implantar a primeira etapa do Sistema de Videomonitotamento na Rua Paulina Vieira, a cidade de Itabuna ampliou o projeto nesta quarta-feira (24) com o início da operação do sistema no Calçadão da Rua Ruy Barbosa, área central da cidade. O projeto está sendo desenvolvido em conjunto entre CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Itabuna, ACI (Associação Comercial e Empresarial), Sindicom (Sindicato do Comércio Varejista) e a Prefeitura Municipal de Itabuna. A iniciativa também conta com a parceria dos empresários do comércio local.

 monitoramento.jpg


Representando o prefeito Fernando Gomes, na solenidade de inauguração da segunda etapa do projeto, o secretário municipal de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Jorge Vasconcelos, destacou que com a implantação do Sistema de Videomonitoramento da Paulino Vieira os índices de ocorrências de assaltos a comerciantes e transeuntes, bem como arrombamentos a estabelecimentos foram totalmente reduzidos. “Os equipamentos utilizados são de primeiro mundo, assegurando uma qualidade e precisão às imagens”.


“A partir da próxima segunda-feira o trabalho estará centrado na implantação das câmeras em toda extensão da Avenida do Cinquentenário. A nossa intenção é que até dezembro todo o sistema esteja concluído na área central de Itabuna, visando dá mais segurança aos consumidores que virão às compras para o Natal”, disse Jorge Vasconcelos.


O diretor da Empresa de Segurança Taurus, Wendel Atanásio, responsável técnico pela implantação e monitoramento do sistema, enfatizou que o maior objetivo do projeto é elevar a segurança de comerciantes, comerciários, consumidores e transeuntes na área central da cidade. “Para isto, estamos utilizando o sistema de tecnologia de alta definição, com capacidade de realizar mapeamento, identificação de placas e reconhecimento facial”, frisou.


Ele revelou ainda que o projeto prevê a instalação de 78 câmeras no total. Sendo 16 na Paulino Vieira, outras 16 no Calçadão e mais 46 na extensão da Avenida do Cinquentenário. Para o presidente da CDL de Itabuna, Carlos Veloso Leahy, o Sistema de Videomonitoramento dará mais segurança a todos que circulam na área central da cidade, permitindo que comerciantes e consumidores tenham mais tranquilidade.

Itabuna amplia sistema de vídeo monitoramento foto Waldir Gomes (5).jpg

 

Itabuna amplia sistema de vídeo monitoramento foto Waldir Gomes (3).jpg

 

Itabuna amplia sistema de vídeo monitoramento foto Waldir Gomes (2).jpg

 

Itabuna amplia sistema de vídeo monitoramento foto Waldir Gomes (1).jpg

______________________________________
Prefeitura Municipal de Itabuna
Diretoria de Comunicação Social