3 DICAS PARA TER UM NEGÓCIO DE IMPACTO DE SUCESSO

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empreendedor de impacto da ideia ao sucesso

A boa relação com os investidores é essencial para o crescimento do negócio.

Qual o caminho para ter um negócio de impacto com potencial de sucesso e crescimento?
Esta pergunta foi respondida na tarde desta quarta-feira, em São Paulo, no Fórum de Finanças Sociais e Negócios de Impacto - Investir Para Transformar.

Na palestra "Empreendedor de Impacto: da ideia ao sucesso", Maure Pessanha, diretora executiva da Artemisia, e Rodrigo Menezes, sócio-fundador da Derraik & Menezes, falaram com um time de especialistas sobre o tema e deram dicas para o empreendedor ter uma boa relação com seu investidor.

1. Construa uma Relação de confiança com o investidor
Se o empreendedor e o investidor não compactuam da mesma visão de negócio, é possível que a empresa não funcione. "É essencial entrar em sintonia com a visão do seu investidor. No momento da captação do fundo de investimento, é preciso garantir que ambos tenham a mesma cabeça, de modo que haja uma relação de confiança do começo ao fim", diz o empreendedor Hassin Molaib, da ProRadis.

2. Cumprir o combinado
Na negociação inicial, quando um empreendedor está buscando convencer os investidores, tudo o que for prometido deve ser cumprido. "Quando tive um prejuízo financeiro, precisei provar em dobro ao meu investidor que ele podia confiar no meu negócio e que daria certo. Sabia que dependia de mim prová-lo. Me dediquei ao máximo para passarmos pelo susto inicial. Hoje, o negócio valia mais do que pensavam na época", conta o empreendedor André Albuquerque, da Terra Nova.

3. Vontade genuína por mudança
Um empreendedor de impacto deve acreditar fielmente na mudança social que a sua empresa trará às pessoas. "A paixão deve nortear o empreendedor de impacto. Se ele entrar no negócio pelo dinheiro, ele estará sendo apenas um investidor. Os empreendedores que dão certo são os que apresentam resiliência e paixão durante toda a caminhada", diz Daniel Izzo, sócio e diretor executivo da Vox Capital.

Para Paulo Belotti, fundador e diretor executivo da Mov Investimentos, a vontade genuína pela mudança social também deve nortear o empreendedor. "Às vezes, nós, como investidores, aceitamos retornos financeiros menores quando percebemos o a vontade do empreendedor de alcançar grande impacto no ambiente. Ele deve ter boa capacidade de relacionamento e buscar resolver genuinamente um problema social importante".

 

Fonte: http://revistapegn.globo.com/

9 TENDÊNCIAS IRREVERSÍVEIS PARA O VAREJO DO FUTURO

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tendencias varejo futuro

As empresas não estão tão preparadas para os próximos anos quanto dizem, aponta um estudo conduzido mundialmente pela consultoria Dexi Marketing.

Apesar de temas inovadores estarem na pauta dos varejistas o tempo todo, um novo estudo aponta que muito do que se diz está ficando apenas na teoria e não chega a prática. Segundo o "Trendme", uma análise de tendências de mercado realizada pela consultoria Dexi Marketing, apenas quatro entre dez grandes empresas do varejo estão voltadas ao futuro e à inovação.

Cerca de 190 empresas foram analisadas para a realização da pesquisa, que levou 18 meses para ser construída levando em consideração os mercados do Brasil, Estados Unidos, Europa e sudeste da Ásia.

O estudo aponta que 62% das grandes empresas perderão as lideranças do seu segmento de mercado até 2030. O principal motivo, indicado pela pesquisa, será a falta de acompanhamento das tendências e mudanças do mercado. "Estamos acostumados a olhar a história, valorizar o passado e a experiência. Estas grandes empresas se esforçaram para conseguir a liderança, entretanto, deixam de olhar para o futuro. Por isso, é fundamental entender as tendências e as movimentações do mercado", explica Sérgio Barbi, Diretor Executivo da Dexi.

O estudo identificou tendências que vão desde a mudança na forma como as pessoas vivem, trabalham, compram até previsões específicas para segmentos como alimentação, moda, tecnologia, design e outros. Confira:

1- Um novo perfil: saudável

A ideia de "geração saúde" será de grande importância daqui para frente, aponta o executivo. "Identificamos que o mercado de alimentação saudável continuará crescendo e chegará a 21% do total em 2020. Mas a principal tendência do setor não é alimentação saudável, ela não está relacionada com a composição dos alimentos, mas com a forma como as pessoas se relacionam com eles. O centro das atenções está mudando e terá novos critérios de avaliação pelo mercado. A inovação nesse segmento será muito mais complexa".

2- Um novo tipo de moda

"O Techno Fashion chega com potencial de provocar mudanças significativas no mercado em pouquíssimo tempo, e não estamos falando de tecidos", destaca Barbi. "As principais mudanças estarão relacionadas com a forma como as pessoas usam a moda, vários referenciais novos serão incorporados, e com as mudanças nos processos produtivos de roupas e acessórios". O comportamento do público será um fator definitivo.

3- Uma vida mais natural

Com tanto destaque para a sustentabilidade, não tem como as empresas fingirem que não estão vendo. "A influência da 'natureza' na decisão de compra dos consumidores será mais próxima do controle e uso dos recursos naturais. As pessoas estão mudando o foco de atenção", explica o executivo.

4- Vida social

"Imagine que o poder de influência que o Vaticano levou um milênio para alcançar, as redes sociais conquistaram em pouco mais de uma década", define Barbi. Todas as plataformas sociais conquistaram o público rapidamente e fazem grande diferença no relacionamento dos clientes com as marcas – não podem ser ignoradas. "A era digital está transformando tudo ao nosso redor, principalmente a forma como nos relacionamos. Campanhas de marketing mais efetivas utilizarão mídias diferentes das tradicionais com novas métricas de avaliação de resultado", complementa.

5- Um por um

O executivo destaca que a personalização será um fator chave. "Os clientes são únicos e a customização é uma das grandes fronteiras para o varejo. Os consumidores querem adaptar os produtos às suas necessidades e a tecnologia é um grande viabilizador".

6- Intimidade

"Mais do que vender produtos e serviços, grandes marcas irão criar e gerenciar relacionamentos com os consumidores", aponta o especialista. Em sua visão, será mais vantajoso para as empresas extrair valor das relações com os clientes do que simplesmente vender algo a alguém. "As relações comerciais se tornarão mais complexas e vantajosas", diz.

7- Cross business

"Boa parte da tecnologia que usamos diariamente é relativamente nova, ainda estamos assimilando o potencial de negócios com tantas novidades. Prepara-se para fazer negócios online fora das lojas online", garante.

8- Todos online

Barbi define que não dá para correr do mundo digital, afinal, todos estão lá. "Em 2020 teremos mais de 4 bilhões de consumidores online. A internet terá sua atuação ampliada, muito mais produtos e ofertas estarão disponíveis. É melhor se preparar para gerar valor online e não apenas o volume", aponta.

9- Big Data

Entender o consumidor não é mais um grande desafio devido a todas as ferramentas disponíveis hoje. No entanto, demanda estratégia. "A vida na era digital constrói uma enorme e muito valiosa corrente de dados dos clientes. As pessoas deixam rastros digitais por onde passam. Um varejista com visão no futuro precisará de poucas pistas para antecipar o comportamento do consumidor e criar novas oportunidades de venda", pontua.

Fontehttp://portalnovarejo.com.br/

O PRIMEIRO SOS ITABUNA – POR UMA CIDADE MELHOR

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Aconteceu nesta noite de terça-feira no Auditório Milton Veloso (sede da CDL) o primeiro SOS Itabuna – Por uma cidade melhor, uma reunião de conscientização e tomada de posição diante da situação de emergência porque passa Itabuna, nas áreas de urbanização (iluminação, pavimentação, limpeza), saúde, educação, transporte público, trânsito, segurança, dentre inúmeros outros males. Estiveram presentes as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Trânsito, Indústria, Comércio e Turismo, Ordem dos Advogados do Brasil, 15º Batalhão da Polícia Militar, Entidades do Comércio (ACI, CDL, SINDICOM, AMPESBA), Dom Parking (Zona Azul) e imprensa local.

Todos tiveram a oportunidade de se pronunciar sobre o assunto proposto e ainda poder colocar algumas soluções práticas para algumas situações como no trânsito, segurança e Comércio.

Em sua primeira etapa o SOS Itabuna, conseguiu alcançar o objetivo que era iniciar a conversa entre todos envolvidos diretamente no desenvolvimento de nossa cidade e já propõem uma série de reuniões onde o grande interesse é formar uma estratégia de desenvolvimento de nossa cidade.

7 CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS PARA TER SUCESSO NO VAREJO

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O empresário da Farmacas aponta caminhos para as empresas manterem seus resultados crescentes mesmo em tempos incertos. Confira:

sucesso varejo

Em um cenário de recessão de mercado, o que observo em diversos setores da economia é um grande desânimo, muitas vezes condizente com a realidade, em outras, representam um pouco de falta de visão dos empreendedores para o crescimento. Por isso, se torna relevante pontuar caminhos a serem tomados.

Gerencio uma associação de redes de farmácias, a Farmarcas, que obteve um grande feito recentemente: um crescimento acima de 38% desde junho de 2015. São muitos os fatores que se conjugam para a obtenção desses resultados. Contudo, existem alguns pontos em comum que podem ser replicados pelas empresas de varejo na busca de crescimento. Confira:

1 – Dominar o negócio

O mercado não perdoa a falta de conhecimento. É importante que, antes de iniciar qualquer negócio, se tenha profundo conhecimento do ramo, suas peculiaridades, situação do mercado e concorrência, fatores que serão primordiais nas decisões estratégicas.

2 – Ter um perfil empreendedor

Muitos profissionais são sensacionais tecnicamente, mas são péssimos empreendedores. Ao ter um negócio, é importante saber lidar com as incertezas e adaptar-se às mudanças que acontecem por fatores externos e internos. Estar sempre preparado para enfrentar imprevistos, sem medo, estar disposto a correr riscos e lidar com as consequências. Em poucas palavras: se deve tomar uma posição de protagonista nos negócios.

3 – Ter engajamento no seu negócio

Ser empresário de sucesso não requer apenas investimento financeiro, mas também a doação de esforços e de tempo. Não entenda por isso ter que ficar atrás de um balcão por doze horas, pois tomar a frente do operacional de nada vai resolver. É preciso ter uma visão ampla do negócio, quais são as necessidades implícitas e saber liderar, coordenar sua equipe para alcançar a meta.

4 – Tenha uma estratégia vencedora

Para atingir o sucesso, é necessário traçar metas e pensar estrategicamente em como atingi-las. Sendo assim, se torna primordial um bom planejamento de seu negócio, traçando rumos e ideias a fim de concretizar essa estratégia, como por exemplo, uma boa política de compra, que possibilitará estabelecer preços diferenciados do mercado.

5- Ter excelência em gestão

Um grande empreendedor tem seu negócio controlado de forma bastante assertiva, para tanto, é importante acompanhar todos os números que são relevantes para tomada de decisões, bem como os seus indicadores de desempenho. Além disso, é preciso saber interpretar os números para criar ações que possam corrigir qualquer deficiência ainda no seu início.

6- Não atuar sozinho

Esqueça a imagem do empreendedor solitário; hoje, com o espaço conquistado pelas grandes redes, o mercado se torna ainda mais acirrado, cruel e capaz de "engolir" facilmente os pequenos, pelo fraco poder que têm comparado aos grandes grupos. Os empresários devem buscar ações associativistas para sobreviver. Esse fato proporcionará um poder muito maior de negociação e a troca constante de conhecimento e estratégias de mercado.

7 – Busque ferramentas de apoio

Ferramentas de gestão fazem toda a diferença para as empresas, possibilitando simplificar ações que antes se mostravam complexas. Assim, é importante que se faça a diferença por meio do uso de ferramentas e de recursos tecnológicos. Por exemplo: ter um cadastro centralizado de compras, trabalhar com cartão fidelidade, etc.

*Paulo Roberto O. da Costa é diretor geral da Farmarcas, associação criada para administrar agrupamentos farmacêuticos e redes associativistas

Fonte: http://portalnovarejo.com.br/