O PRIMEIRO SOS ITABUNA – POR UMA CIDADE MELHOR

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Aconteceu nesta noite de terça-feira no Auditório Milton Veloso (sede da CDL) o primeiro SOS Itabuna – Por uma cidade melhor, uma reunião de conscientização e tomada de posição diante da situação de emergência porque passa Itabuna, nas áreas de urbanização (iluminação, pavimentação, limpeza), saúde, educação, transporte público, trânsito, segurança, dentre inúmeros outros males. Estiveram presentes as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Trânsito, Indústria, Comércio e Turismo, Ordem dos Advogados do Brasil, 15º Batalhão da Polícia Militar, Entidades do Comércio (ACI, CDL, SINDICOM, AMPESBA), Dom Parking (Zona Azul) e imprensa local.

Todos tiveram a oportunidade de se pronunciar sobre o assunto proposto e ainda poder colocar algumas soluções práticas para algumas situações como no trânsito, segurança e Comércio.

Em sua primeira etapa o SOS Itabuna, conseguiu alcançar o objetivo que era iniciar a conversa entre todos envolvidos diretamente no desenvolvimento de nossa cidade e já propõem uma série de reuniões onde o grande interesse é formar uma estratégia de desenvolvimento de nossa cidade.

7 CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS PARA TER SUCESSO NO VAREJO

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O empresário da Farmacas aponta caminhos para as empresas manterem seus resultados crescentes mesmo em tempos incertos. Confira:

sucesso varejo

Em um cenário de recessão de mercado, o que observo em diversos setores da economia é um grande desânimo, muitas vezes condizente com a realidade, em outras, representam um pouco de falta de visão dos empreendedores para o crescimento. Por isso, se torna relevante pontuar caminhos a serem tomados.

Gerencio uma associação de redes de farmácias, a Farmarcas, que obteve um grande feito recentemente: um crescimento acima de 38% desde junho de 2015. São muitos os fatores que se conjugam para a obtenção desses resultados. Contudo, existem alguns pontos em comum que podem ser replicados pelas empresas de varejo na busca de crescimento. Confira:

1 – Dominar o negócio

O mercado não perdoa a falta de conhecimento. É importante que, antes de iniciar qualquer negócio, se tenha profundo conhecimento do ramo, suas peculiaridades, situação do mercado e concorrência, fatores que serão primordiais nas decisões estratégicas.

2 – Ter um perfil empreendedor

Muitos profissionais são sensacionais tecnicamente, mas são péssimos empreendedores. Ao ter um negócio, é importante saber lidar com as incertezas e adaptar-se às mudanças que acontecem por fatores externos e internos. Estar sempre preparado para enfrentar imprevistos, sem medo, estar disposto a correr riscos e lidar com as consequências. Em poucas palavras: se deve tomar uma posição de protagonista nos negócios.

3 – Ter engajamento no seu negócio

Ser empresário de sucesso não requer apenas investimento financeiro, mas também a doação de esforços e de tempo. Não entenda por isso ter que ficar atrás de um balcão por doze horas, pois tomar a frente do operacional de nada vai resolver. É preciso ter uma visão ampla do negócio, quais são as necessidades implícitas e saber liderar, coordenar sua equipe para alcançar a meta.

4 – Tenha uma estratégia vencedora

Para atingir o sucesso, é necessário traçar metas e pensar estrategicamente em como atingi-las. Sendo assim, se torna primordial um bom planejamento de seu negócio, traçando rumos e ideias a fim de concretizar essa estratégia, como por exemplo, uma boa política de compra, que possibilitará estabelecer preços diferenciados do mercado.

5- Ter excelência em gestão

Um grande empreendedor tem seu negócio controlado de forma bastante assertiva, para tanto, é importante acompanhar todos os números que são relevantes para tomada de decisões, bem como os seus indicadores de desempenho. Além disso, é preciso saber interpretar os números para criar ações que possam corrigir qualquer deficiência ainda no seu início.

6- Não atuar sozinho

Esqueça a imagem do empreendedor solitário; hoje, com o espaço conquistado pelas grandes redes, o mercado se torna ainda mais acirrado, cruel e capaz de "engolir" facilmente os pequenos, pelo fraco poder que têm comparado aos grandes grupos. Os empresários devem buscar ações associativistas para sobreviver. Esse fato proporcionará um poder muito maior de negociação e a troca constante de conhecimento e estratégias de mercado.

7 – Busque ferramentas de apoio

Ferramentas de gestão fazem toda a diferença para as empresas, possibilitando simplificar ações que antes se mostravam complexas. Assim, é importante que se faça a diferença por meio do uso de ferramentas e de recursos tecnológicos. Por exemplo: ter um cadastro centralizado de compras, trabalhar com cartão fidelidade, etc.

*Paulo Roberto O. da Costa é diretor geral da Farmarcas, associação criada para administrar agrupamentos farmacêuticos e redes associativistas

Fonte: http://portalnovarejo.com.br/ 

5 PASSOS PARA CONQUISTAR NOVOS CLIENTES DE FORMA EFICIENTE

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Algumas estratégias são certeiras independente do cenário de crise. Confira as dicas do CEO do Agendor para sua empresa garantir bons negócios.

dicas novos clientes

No início da operação, algumas empresas ainda possuem um pouco de dificuldade para captar clientes e fidelizá-los. Para ter sucesso nesse processo é importante mostrar todo o seu talento de uma forma sistemática e ordenada. Esse é um desafio que aflige muitos diretores comerciais, gerentes de vendas e outros profissionais que atuam com prospecção, mas com sabedoria e conhecimento é possível estabelecer grandes laços.

Na verdade, não podemos generalizar, existem profissionais com os mais diversos perfis, mas podemos dizer que muitos diretores ou empresários acabam dedicando-se mais à criação da imagem da empresa para o mercado, do que à captação de novos clientes. Porém, essa habilidade de captar novos clientes é tão importante quanto a construção da imagem de sua empresa. E você não precisa ter a chamada "veia comercial" naturalmente.

Ou seja, aplicando algumas dicas diariamente, essa habilidade pode ser conquistada por profissionais de todas as formações:

1. Cultive seus relacionamentos comerciais
Essa é uma dica inicial, no entanto, extremamente importante! Construir relacionamentos comerciais é fundamental e precisa ser feito desde o início do seu negócio. E claro, além dos clientes, é importante também fidelizar seu relacionamento com fornecedores, concorrentes, parceiros. O essencial é estar sempre em evidência, participar de convenções e eventos de sua área.

2. Crie um espaço aconchegante
Em outras palavras, o espaço da sua empresa tem que ser organizado, aconchegante, atraente e amigável, dentro das suas possibilidades. Não há como captar clientes sem ter um local em que ele se sinta bem, com um bom atendimento e com uma recepção agradável.

3. Invista nas redes sociais
Independente do segmento e área de atuação da sua empresa, seu negócio pode se beneficiar muito das redes sociais, seja o Facebook, Twitter, Instagram ou com o perfil mais corporativo no LinkedIn. Caso não tenha tempo para escrever grandes conteúdos, abuse de fotos e imagens, campanhas e promoções. Essa interação é importante tanto para o seu futuro cliente como também para o seu público. A exposição nas redes sociais, quando bem feita, pode trazer resultados positivos e melhorar a visão que a sua empresa possui no mercado, facilitando na hora de captar novos leads.

Há uma técnica usada por profissionais de marketing, chamada de social proof (prova social), que ajuda na divulgação de sua marca. A ideia é muito usada em negócios locais, restaurantes ou casas noturnas que deixam formar filas na frente, mesmo com o interior vazio: as pessoas costumam pensar que, se o local está cheio, formando fila, significa que é muito requisitado e famoso. Use isso ao seu favor, mostrando que sua página é muito visitada.

4. Um olho na rede social e outro no marketing de conteúdo
As redes sociais podem ser grandes aliadas para a imagem da sua empresa, mas o marketing de conteúdo é algo que vai muito além disso. Trata-se de uma técnica em que se usa materiais de interesse de seu público, atraindo-os para seu site com textos relevantes e úteis. Você pode oferecer esses materiais, como e-books, artigos, apresentações, vídeos e outros materiais, em troca do e-mail e nome das pessoas, começando a montar uma lista de leads. Mas cuidado: evite enviar o tão odiado "spam" à essas pessoas. Na página com o formulário, pergunte a eles se desejam receber suas novidades com aquelas caixas de seleção antes dos botões para baixar os materiais.

5. Faça grandes parceiros
Fornecedores de materiais e de serviços podem indicar clientes para você e vice-versa! Conhece um amigo que tem uma empresa no mesmo ramo que a sua? Porque não unem forças para um dar apoio ao outro, quando um cliente precisar de um serviço ou produto que seu parceiro não possa oferecer? Criar laços fortes, principalmente com fornecedores, pode garantir muitas indicações e grandes negócios para sua marca.

Enfim, não importa a área em que sua empresa atua, ou quantos concorrentes você tem, a verdade é que há de se ganhar muito mais com parcerias amigáveis do que em se preocupar em ser melhor que a concorrência. Além disso, o que vai te fazer diferente de outra empresa é a forma com que você executa o seu trabalho, a transparência com que você tem com um novo parceiro, cliente ou fornecedor e como você oferece o seu tempo.

*Gustavo Paulillo é CEO do Agendor

Fontehttp://portalnovarejo.com.br/ 

5 dicas para ter uma boa saúde financeira

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De acordo com Paul Sullivan, especialista em finanças e prosperidade financeira, "Acreditamos que o dinheiro tem um valor que vai além do que se pode comprar e isso as impede de pensar com clareza sobre seu dinheiro e o que fazer com ele".

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Em uma entrevista com a América Economía, Paul Sullivan, o prestigiado escritor americano e autor de "The Thin Green Line: the money secrets of the super wealthy" falou sobre a diferença entre ser próspero e ser rico e depois compartilhou alguns conselhos para ter uma boa saúde financeira.

O especialista esteve de passagem no Chile no marco da conferência regional de investimentos "Os segredos para usar bem seu dinheiro e aumentar suas finanças", organizada pela AFP Capital, uma empresa de SURA Asset Management Chile.

1. Por que é mais importante a prosperidade do que a riqueza?
Pensei muito nisso antes de vir ao Chile. A diferença é que quando se é próspero, você tem opções sobre o que você quer fazer na vida, por exemplo, visitar os netos, viajar de avião ou ir à Disney. Sem dúvida, quando se está do lado da riqueza, inclusive quando se arrecada milhões de dólares ao ano, não se tem controle sobre a vida. Não acredito que ninguém, apesar de todo o dinheiro do mundo, queria estar nessa posição. Eu quero tomar decisões. Se quero ter um dia livre ou levar meus filhos ao zoológico, quero que seja eu que tome as decisões.

2. Quais são os passos para alcançar a verdadeira prosperidade?
Existem quatro coisas que se pode fazer com o dinheiro independente de onde você vive. Você pode guardar, gastar, doar ou pode pensar nele, inclusive de maneira boa ou má. Então, qual é o segredo? As pessoas que prosperam, não importa o quanto ganham, são muito conscientes do dinheiro que têm. Em contrapartida, os ricos têm um monte de dinheiro, mas nunca fazem a diferença entre o que necessitam e o que querem em sua vida. Como consequência, não são capazes de tomar as decisões que são possíveis quando se leva uma vida próspera.

3. Por que as pessoas, inclusive as ricas, nunca encontram a prosperidade?
Porque existe uma carga psicológica que está vinculada ao dinheiro. As pessoas pensam que o dinheiro tem um valor que vai além do que se pode ou não comprar, e isso as impede de pensar com clareza sobre seu dinheiro e o que fazer com ele.

4. Como guardar, gastar e investir nosso dinheiro de boa maneira?
Acredito que o mais importante é se dar conta do que você pode controlar e o que não pode controlar. Muito frequentemente as pessoas confundem os resultados que não podem ser controlados com poupança e investimentos que podem ser controlados.

Os mais prósperos pensam nas coisas que podem controlar, esses têm certeza do dinheiro de cada mês, poupam uma certa quantidade de dinheiro por ano e investem.

5. Como tomar melhores decisões financeiras?
Escreva com as 10 coisas que mais necessita e do outro lado, 10 coisas que você mais quer. Então, se pergunte: o que é que eu realmente necessito e o que é que eu realmente quero?

Fonte: http://www.portaldoconsumidor.gov.br/