Como fazer o planejamento do seu Negócio

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Entenda como planejar melhor a sua nova empresa.

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O planejamento estratégico ajuda o empresário a tomar decisões no comando do negócio com base nas oportunidades oferecidas pelo ambiente externo em conjunto com as condições internas, favoráveis ou não, da empresa. Essa ferramenta leva o empresário a responder três questões principais:

- Onde estamos?
- Para onde queremos ir?
- Como chegar lá?

Para chegar a essas respostas, é preciso seguir as seguintes etapas:

Análise do cenário
Análise do ambiente interno: avaliação e constatação de pontos fortes a serem capitalizados pela empresa e de limitações a serem corrigidas, tendo como foco aspectos técnicos, financeiros, de infraestrutura física, de recursos humanos, entre outros.

Análise do ambiente externo: busca do entendimento das ameaças e oportunidades que o macroambiente propicia. Trata-se de reconhecer e considerar a influência de fatores econômicos, sociais, políticos, de mercado e outros no desenvolvimento da empresa.

Definição de objetivos
É o momento em que a empresa examina seus dados históricos e projeta suas metas futuras. É a resposta ao questionamento "para onde queremos ir". De maneira geral, relaciona-se com aspectos ligados a faturamento, rentabilidade, quantidade de filiais, posicionamento no mercado.

Definição de estratégias
Como a empresa vai atingir os objetivos traçados? Para cada estratégia estabelecida, deverá haver, no mínimo, um objetivo ao qual ela servirá.

Como pode ser notado, o planejamento se desenvolve de maneira racional, de tal forma que as etapas venham a ser cumpridas organizadamente, permitindo que revisões periódicas sejam realizadas sempre que o cenário assim exigir.

Fonte: ww.revistapegn.globo.com  

10 Boas práticas de um verdadeiro líder

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Garantir uma performance de sucesso depende, na maioria das vezes, de uma liderança que traga inspiração e raça para o time. Saiba mais

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Em empos de negócios inovadores, um novo termo toma conta das dicas de performance para qualquer empresa: líder. Ou aquele que substitui o clássico chefe. A diferença entre os dois, apontam os especialistas, é que quem pratica a liderança realmente está engajado com seu time, atuando de forma inspiradora e participando ativamente das metas que precisam ser atingidas. Está longe de simplesmente comandar seus colaboradores.

Na visão de Flávio Resende, especialista em Life Coaching, o verdadeiro líder sabe se equilibrar entre desempenhar e delegar tarefas. "Liderar é dar sentido à busca, é promover o comprometimento. Para tanto, é preciso confiar. Liderar é ser exemplo, é buscar o melhor que há em si e no outro para a obtenção de um objetivo que se torna comum".

Assumir uma posição de liderança demanda conhecimento, capacitação, vontade de ensinar e aprender. Nesse sentido, Resende aponta 10 dicas para bons líderes:

1. Humildade: o modo de ver o mundo de um líder não é o melhor, nem o mais verdadeiro e muito menos o único, é preciso ter consciência disso;
2. Cuidado com as ilusões: um líder não exerce esse papel o tempo todo e em todos os ambientes dos quais faz parte;
3. Aprendizado: um verdadeiro líder está aberto a sempre aprender mais, adquirindo novas distinções e competências. Assim é possível construir equipes de alta performance;
4. Empatia: conheça o grupo com o qual você atua. Entender a expectativa das pessoas é uma excelente escolha para quem lidera;
5. Relacionamento: a capacidade de se relacionar é mais importante do que os atributos técnicos para um líder;
6. Inspiração: busque-a em quem está ao seu lado e inspire as pessoas com a melhor versão de si mesmo. Mantenha a consciência sobre esse papel;
7. Objetivos e planos: o papel do líder é criar possibilidades, transformando o subjetivo em algo concreto e realizável;
8. Noção de time: exercite a reflexão com as pessoas para encontrarem juntos as respostas para o que buscam;
9. Divergências: um líder percebe as diferenças como oportunidades e não como ameaça;
10. Riscos: tenha coragem de arriscar. Não deixe que o medo do erro te paralise. Os líderes também erram.

 

Fonte: http://portalnovarejo.com.br/

O QUE MUDA COM A APROVAÇÃO DO NOVO SIMPLES NACIONAL

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Depois de aprovado no Senado, o Projeto de Lei 125/2015 volta para votação na Câmara dos Deputados.

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Será criada uma faixa de transição de até R$ 4,8 milhões para empresas do Simples

Uma rampa de transição para as pequenas empresas brasileiras. A proposta é uma das principais na alteração do Simples Nacional. O Projeto de Lei 125/2015, conhecido como Crescer sem Medo, deve ser aprovado pelo Senado e volta para votação na Câmara dos Deputados.

De acordo com a proposta, será criada uma faixa de transição de até R$ 4,8 milhões de faturamento anual para as empresas que estourarem o teto de R$ 3,6 milhões.

Para quem é Microempreendedor Individual (MEI), o teto de faturamento passará de R$ 60 mil para R$ 72 mil.

"Um dos principais avanços desse projeto é que ele deixa de punir os negócios que crescem mais rápido. Ele evita que as empresas multipliquem os seus CNPJ para não saírem do Simples Nacional. Isso, muitas vezes, provoca a morte súbita dessas empresas pela perda de eficiência", diz Guilherme Afif Domingos, presidente do Sebrae.

As alterações entrarão em vigor apenas em 2018 e promoverão um impacto de R$ 800 milhões para a União. Para estados e municípios, o impacto é quase nulo, já que os impostos sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) e Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) continuarão com o teto de R$ 3,6 milhões para usufruírem da alíquota do Simples.

O projeto prevê também a ampliação do prazo de parcelamento de débitos do Simples de 60 para 120 meses, com redução de multas e juros. Caso sejam aprovadas ainda neste ano, as regras de parcelamento já começam a valer em 2017. O valor mínimo das parcelas será de R$ 300 para as micro e pequenas empresas e de R$ 150 para o MEI.

A nova lei deve diminuir também a burocracia, reduzindo a quantidade de tabelas (de seis para cinco) e de faixas (de 20 para seis). A mudança beneficia principalmente empresas de serviços, que estão na tabela menos favorável.

Assim, elas poderão escolher uma alíquota menor, desde que até 35% do faturamento seja com pagamento de pessoal, incluindo o pró-labore do proprietário.

Outras duas mudanças relevantes são relacionadas a crédito e investimento-anjo. O texto cria a Empresa Simples de Crédito (ESC), que poderá oferecer empréstimos a empresas locais com juros mais baixos do que os oferecidos no mercado.

Para as startups, a vantagem é a regulamentação da figura do investidor-anjo, diminuindo seus riscos em questões trabalhistas, por exemplo, caso ele não participe diretamente da gestão da companhia.

Fonte: http://revistapegn.globo.com/ 

5 DICAS PARA TRANSFORMAR SUA EMPRESA NO LUGAR IDEAL PARA TRABALHAR

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Especialista explica como deixar o seu negócio mais atrativo para os funcionários. Só assim é possível fidelizar talentos e gerar mais resultados. Veja:

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Não é novidade que empresas com bom ambiente de trabalho e uma política sólida de gestão de pessoas são bons lugares para se trabalhar. E bons lugares para trabalhar geram mais resultados, tem maior produtividade e eficiência. Mas como criar um ambiente querido pelos funcionários? O que fazer para conquistar o coração e a atenção do quadro? É possível fazer essa mudança?

Para Pedro Hermano, sócio da agência de comunicação 242, é possível, sim. Aqui, ele dá dicas de como deixar o corporativo mais atrativo e produtivo.

1. Invista no ambiente
"Cada vez mais as empresas estão apostando em ambientes corporativos menos formais, tornando-os mais agradáveis". Decorações modernas, elementos leves, ambientes onde é possível reunir os funcionários são importantes nessa construção.

2. Aposte em momentos de descontração
Para Pedro, a empresa tem que estimular momentos de descontração. "É importante para seus funcionários tenham algum momento de distração para estimular a criatividade e o trabalho em grupo", comenta o sócio. Aqui vale criar espaços para esses momentos de break.

3. Valorize o trabalho dos funcionários
Valorizar o trabalho dos seus colaboradores é algo que irá motivá-los. Elogios, remunerações extras ou aumento de salário são algumas das coisas mais listadas entre os funcionários. "Somos adeptos do reconhecimento. Fazemos questão de elogiar e dar os parabéns quando um funcionário se sobressai", afirma o especialista.

4. Saiba ouvir o funcionário
Dentre as queixas mais listadas em empresas é não saber ouvir o funcionário. "Ouvir no que estamos errando e acertando é essencial para que uma empresa possa prosperar. Na 242, temos constantes reuniões em que todos possam dar feedbacks de como a empresa esta sendo vista pelos seus funcionários, citando seus pontos positivos e negativos".

5. Estimule o crescimento
Uma empresa que sabe o quanto o aprimoramento do funcionário é essencial para o seu próprio crescimento é uma instituição com olho no futuro, diz Hermano. "Para querer crescer, é preciso mostrar comprometimento e um dos jeitos que a gente encara é o investimento na carreira", finaliza.

Fonte: http://portalnovarejo.com.br/