5 dicas básicas para abrir um e-commerce de sucesso

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Antes de colocar o comércio eletrônico no ar, o empreendedor deve pesquisar a melhor tecnologia e definir uma logística eficiente.

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As vendas pela internet no Brasil estão em alta. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o faturamento neste ano deve ser de quase R$ 57 bilhões. Com perspectiva de crescimento nos próximos anos, ainda há espaço para mais negócios na esfera virtual. E o empreendedor deve aproveitar essa onda.

Mas, antes de abrir o seu comércio eletrônico, deve dar uma olhada nas cinco dicas abaixo. Elas podem ajudá-lo no sucesso da empresa virtual.

1. Escolha da plataforma
Por meio da plataforma o lojista apresenta seus produtos aos consumidores e disponibiliza soluções de pagamento. Os modelos existentes no mercado são diversos. Avalie se o layout de loja e as formas de pagamento oferecidas estão de acordo com as suas necessidades. Leve em conta também o atendimento que a empresa oferece, pois é através desta plataforma que você administrará a sua loja virtual.

2. Provedor confiável
Uma loja virtual fica aberta 24 horas por dia, sete dias por semana. Por isso, um domínio fora do ar pode significar prejuízo nos negócios. Na contratação do provedor, vale até gastar um pouco mais, se isso for garantir um serviço de qualidade.

3. Formas de pagamento
Meios de pagamento ágeis e seguros fazem toda a diferença no comércio eletrônico. Quanto mais formas você oferecer, mais clientes vai satisfazer. O meio mais usado para o pagamento de compras virtuais atualmente é o cartão de crédito, mas não se deve descartar outras possibilidades, como os cartões de débito, de lojas, boletos, transferências bancárias e até o celular.

4. Logística precisa
É obrigação do lojista garantir que os produtos vendidos em seu comércio eletrônico cheguem ao cliente no prazo certo e em perfeitas condições. O custo disso não é baixo, e deve constar nas despesas totais de implementação da loja virtual. O serviço completo de logística inclui a recepção das mercadorias, a estocagem, o deslocamento dos produtos para preparação do pedido e, finalmente, a estrutura de transporte para a entrega dos itens.

5. Atendimento confiável
Para efetuar a compra em uma loja virtual, o cliente precisa confiar naquele site. Afinal, o pagamento é feito antes do recebimento da mercadoria. Oferecer um serviço eficiente de atendimento ao cliente pode ajudar o consumidor a se sentir mais seguro. Uma equipe bem treinada e pronta para sanar dúvidas faz toda a diferença. Entre as ferramentas disponíveis para suprir essa necessidade, chats online, e-mail e atendimento telefônico.

Fonte: http://revistapegn.globo.com/

6 dicas para engajar seus funcionários

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Conseguir engajar o seu time em uma cultura de resultados é um grande desafio para os empreendedores.

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Que a cultura de resultados pode beneficiar qualquer tipo de empresa, até mesmo as do setor de entretenimento, como a Netflix, nós já contamos para você. Agora, vamos entrar em outra parte fundamental para que essa cultura floresça na sua empresa: o engajamento do seu time.
Separamos aqui algumas dicas que podem ajudar a sua organização nesse processo:

1. Desenvolva a sua própria cultura de resultado

Se você quiser abrir uma porta, mas não possui a chave certa, não adianta forçar a fechadura, ela não irá abrir. Você pode tentar inserir a chave de diversos jeitos, mudar a pressão que você está fazendo ao rodar a chave, mas de nada vai adiantar. A única saída é ir e procurar a chave certa para aquela porta.

Por que estamos falando de chaves em meio ao tema de cultura de resultados? É simples: De nada adianta você ler todos os textos e artigos sobre a cultura de resultados da Google se a sua empresa tem um perfil totalmente diferente do dela.

Você deve sempre pegar essas informações e adapta-las ao seu negócio. Escolha a chave certa que a porta sempre abrirá sem resistência ou barulho.

2. Aprenda a delegar tarefas

Quando estamos há muito tempo em um mesmo negócio, tendemos a acreditar que somos sempre os profissionais mais aptos a resolver determinado assunto, mesmo que, em nosso time, exista alguém mais especializado que nós. Em uma cultura de resultados, isso não pode acontecer. É preciso delegar as tarefas e fazer com que as metas sejam compartilhadas por todos do time.

Mas ei, nada de querer impor o seu método de trabalho para outros funcionários. Cada um deles deve ter autonomia para entregar seus resultados, desde que, claro, estejam fazendo isso de acordo com as políticas da sua empresa.

3. Crie objetivos claros

Com metas claras, fica mais fácil para os seus colaboradores organizarem a sua agenda e realizarem o trabalho da maneira mais eficaz possível. Não tenham medo de repetir uma, duas, cem vezes, se for preciso, mas todos têm que sair com as metas alinhadas e as ideias claras.

Imagine que a meta da sua empresa seja captar novas parcerias. Para isso, você convocou seu time e disse: captem X novos parceiros. No entanto, ao acompanhar as metas dos colaboradores, você percebe que eles realmente estão fechando novos contratos, mas com empresas que não fazem nenhum sentido com a sua causa ou até mesmo com o que você está planejando.

No fim do dia, um número não basta – seu time precisa saber exatamente o que é esperado deles e como conectar essas metas com a visão da empresa.

4. Engaje seus Funcionários

Sabemos que engajar seus colaboradores nunca é uma tarefa simples, ainda mais se tratando de metas e resultados, mas essa não é uma missão impossível. Que tal aplicar essas duas dicas?

• A parte no todo: Os funcionários, todos eles, sim, T–O-D–O–S, devem estar engajados na sua causa, seja ela qual for. Peguemos a Disney, por exemplo. Como a instituição faz para que todos os seus colaboradores se sintam impulsionados a replicar a ideia de que "nós criamos felicidade"? Isso exige transparência e identificação com a causa.

• Desenvolva a "cabeça de dono": Com mentalidade de dono queremos dizer para você explorar a responsabilidade de seus funcionários com as suas metas, mas, mais que isso, fazer com que eles se sintam donos dos seus próprios projetos e tenham autonomia sobre eles. Quando você empodera uma pessoa, elas são forçadas a adquirir uma visão do todo e têm mais liberdade para tomar decisões melhores e mais ágeis.

Já imaginou se, nesse momento, eles têm um insight sobre algo que vai revolucionar a sua empresa?

5. Menos é mais

O fato da sua equipe ter que estar alinhada aos objetivos da empresa não significa fazer reuniões de 3 horas, todos os dias da semana. Até porque você precisa de um período a ser analisado, antes de analisar alguma coisa.

Otimize seu tempo, faça no máximo uma reunião de resultados por semana. Seus funcionários irão agradecer e a sua empresa também. Afinal, se, com 8h de trabalho, 4h forem de ações que não ajudam no atingimento da meta, nada faz sentido, não é mesmo?

6. Comemore!

Depois de muito trabalho duro e algumas dores de cabeça, chegou a hora de comemorar com o seu time. Essa é uma parte muito importante da cultura de resultados, afinal, todos batalharam muito para que o objetivo fosse alcançado e todos os envolvidos merecem o devido reconhecimento.

Fonte: http://revistapegn.globo.com/

6 dicas para reter talentos na sua empresa

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Profissionais valorizam cada vez mais os benefícios e planos de carreira.

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A cada nova geração que aparece, as necessidades exigidas das empresas mudam. O ambiente de trabalho está cada vez mais diversificado e isso é essencial para manter os funcionários satisfeitos. "A motivação foi mudando ao longo das gerações, do crescimento demográfico e das megatendências", explica Graziela Moreno, CEO da Academia de Estratégia (ACAD).

Em um momento de crise com as pessoas mais inseguras no âmbito profissional, o empreendedor deve ter estratégias para reter os funcionários mais talentosos de sua empresa. "A preocupação não está em reter qualquer funcionário, mas sim os talentosos, que vão garantir o desenvolvimento de seu negócio no futuro", afirma Graziela.

Para ajudar nessas situações, a CEO da ACAD separou seis dicas para os empreendedores conseguirem manter sua equipe engajada.

1. Autonomia

Atualmente, as pessoas têm muito mais autonomia em relação a sua vida profissional e financeira. "Quanto maior o foco no resultado e não no processo em si, mais engajado o profissional fica", diz Graziela. Não importa como o funcionário planejou as suas tarefas, se elas forem entregues no prazo e com qualidade, devem ser valorizadas. Além disso, o ambiente de trabalho deve ajudar o profissional a explorar sua criatividade e desenvolver outras competências.

2. Benefícios

"O salário interfere diretamente na escolha de um funcionário, mas não é o fator determinante", afirma Graziela. A empresa pode sair do convencional e, além de oferecer, por exemplo, plano de saúde, pode ter descontos para academia. Parcerias com escolas de línguas e universidades também são uma boa opção para atrair grandes talentos.

3. Plano de carreira

O trabalhador precisa ter claros os passos que podem levar ao seu desenvolvimento dentro da empresa. É isso que faz com que ele se sinta motivado: ter uma perspectiva de crescimento. "Recentemente, uma empresa veio pedir nossa ajuda porque seus funcionários não estavam engajados o suficiente. Desenvolvemos um plano de carreira para esses profissionais e logo percebemos que eles ficaram mais motivados", conta Graziela.

4. Ambiente

Um ambiente mais amigável, em que as pessoas se sintam à vontade para interagir, estimula a criatividade dos profissionais. As confraternizações devem ser incentivadas para que os funcionários criem maiores laços entre si. Além disso, o ambiente físico não pode ser deixado de lado. Uma estética agradável traz um sentimento de aconchego para a equipe. "As pessoas estão sempre preocupadas com o espaço físico, mas o ambiente gerado pela convivência também é muito importante", diz Graziela. Ter uma sala de descanso também é uma boa ideia.

5. Flexibilidade

Independente da geração, a maioria dos funcionários já não está mais tão disposta a trabalhar 40 horas semanais, ainda mais em um mesmo ambiente de trabalho. "É bom que a empresa ofereça, na medida do possível, horários flexíveis. Tudo isso sem interferir em questões legais", diz Graziela. O empreendedor pode estipular metas à sua equipe e o profissional fica livre para se organizar da forma que lhe for mais confortável. Outra alternativa é oferecer um dia de home office na semana.

6. Comunicação

Além do empreendedor dar um feedback para os membros de sua equipe, ele também deve se mostrar disposto a ouvir o que seus funcionários pensam da empresa. "Recomendo que esse líder sempre aplique algumas pesquisas de clima, nas quais os profissionais possam dar sugestões para a melhoria da empresa. A partir daí, é possível fazer um plano de ação que englobe essas informações coletadas", afirma Graziela.

Fonte: http://revistapegn.globo.com/

Zika vírus, Chikungunya, Dengue: É preciso mais do que dinheiro e trabalho, precisamos de conscientização

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Na terça-feira 15 estiveram presentes representantes das entidades de classe CDL, SINDICOM, APEMI, ACI, AMPESBA, para ouvir o Secretário de Saúde do Município de Itabuna, sobre o real quadro da epidemia dos vírus transmitidos pelo mosquito Aedes Aegypti.

Promovido pela CDL de Itabuna, a reunião foi muito importante para que a sociedade civil organizada pudesse saber os números reais da epidemia que assola nossa cidade que até 10 de março chegou a mais de 26.000 casos confirmados na cidade, e que a previsão é que em pouco tempo mais de 100.000 pessoas sejam infectadas.

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Todos os dados são alarmantes e o Secretário Paulo Sérgio Bicalho, abriu espaço para dizer sobre as ações que o governo municipal está tomando para tentar minimizar a situação. Com o foco inicial em acabarem com os criadouros de larvas dos insetos, as ações junto à comunidade com agentes de endemia e de saúde que chegam a mais de 500 pessoas é constante. Com o que chamam de "faxinaço", a Secretaria de saúde através de seus agentes, buscam não só os focos da doença, mas um trabalho de conscientização com a comunidade quando aos seus reservatórios e recipientes de água, assim como a limpeza pública. Alguns calendários foram distribuídos para estimular a periodicidade da limpeza e busca por possíveis criadouros dos insetos transmissores. Em alguns bairros estão sendo instaladas telas apropriadas para reservatórios de águas para evitar a entrada dos mosquitos e assim evitar com que esses virem pontos de ovulação. O QG de operações para atender os pacientes com os sintomas das ações dos vírus está funcionando a todo vapor e o atendimento está sendo feito durante todo o dia e inclusive a noite, com médicos plantonistas trabalhando direto e com laboratório interno para diagnosticar o mais rápido possível.

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"É imprescindível que a sociedade se mobilize, pois os danos da epidemia à sociedade são grandes e quase que incalculáveis" disse o Secretário agradecendo a todos pela presença e chamando para a responsabilidade contribuir com ações ao combate a este mau que aflige nossa comunidade.