É hora de comprar com descontos no comércio

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É hora de comprar com descontos no comércio  de Itabuna, que está oferecendo descontos que variam de 10% a 50% em quase todo o estoque. É o saldão de natal, como chamam os comerciantes, que tem de peças de vestuário a eletroeletrônicos.
      Mesmo com descontos tentadores, o consumidor está meio cauteloso e as vendas ainda não subiram como esperavam os vendedores de calçados e vestuários. Eles acreditam que a situação se inverta próximo ao período do carnaval, no inicio de fevereiro. 
      “Bem que as pessoas gostariam de aproveitar as ofertas que normalmente acontecem no início do ano, mas elas gastaram muito em dezembro e neste mês é hora de computar os prejuízos”, ressalta a vendedora Elisana Chaves, de uma loja de cosméticos importados.
      Um par de sapatos sociais masculinos, que antes custava R$ 149,99 e está á venda pela metade do preço numa loja tradicional na avenida do Cinquentenário, mas também vai ter que esperar para ser adquirido por falta de dinheiro do consumidor.
      “Não deu para comprar no Natal porque tinha outras prioridades e hoje está mais em conta, não tenho dinheiro suficiente no momento”, lamenta o mecânico João da Ressurreição.
      Sandálias sociais femininas também entraram no saldão e uma, que em dezembro custava R$129,90, pode ser adquirida por R$79,99, à vista ou no crediário.
      Mesmo assim, tem gente que não vai poder levar para casa, mesmo sendo o grande sonho de consumo da manicure Joane Carvalho Andrade.
   
  Arrependida

      “A gente se empolga comprando roupas e presentes para o Natal, achando que está fazendo grande negócio e, no final, perdemos uma boa oportunidade de comprar produtos de marca por preços bem acessíveis”, diz a domestica Rosângela Rodrigues de Matos.
      Numa loja de roupas populares, também na Cinquentenário, a situação não é diferente. O movimento está longe da loucura do fim de ano, quando os vendedores faturaram bem em comissões, vendendo muito, segundo Maria da Paixão Gonçalves.
      Ela diz que o bom movimento de dezembro compensou o paradeiro deste mês, mesmo a loja oferecendo produtos com 50% de desconto, a exemplo de um vestido de malha que custava R$ 9,99 e caiu para a metade do preço, mas não acha comprador.
      A gerente da loja, Daniele Moraes, entretanto, está otimista e acredita que o movimento vá melhorar a partir do próximo mês. “Não é surpresa, todo ano é a mesma coisa, o consumidor dá uma pausa para adquirir fôlego e começar tudo de novo”.
      Nem todas as lojas podem reclamar do paradeiro. Uma das maiores redes de eletrodomésticos de Itabuna, se faturou bem em dezembro, dobrou as vendas no inicio do ano. As campeãs de venda foram ar condicionado, ventilador, geladeira e máquina fotográfica.
      “Não sobrou nada no estoque e se mais tivesse, mais vendia,” afirma o gerente da loja. Ele diz não ter autorização para dar entrevista sem prévia consulta da central, mas garante que as vendas superaram todas as perspectivas.

Adesão ao Simples Nacional vai até o dia 29 de janeiro

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Os micro e pequenos empresários têm até o fim de janeiro para aderir ao Simples Nacional. O prazo, divulgado pelo Comitê Gestor do programa, começou no último dia 4 e vai até 29 de janeiro. Cerca de 100 mil micro e pequenas empresas devem aderir ao Simples Nacional até o final do mês, informou o secretário executivo do Comitê Gestor do Simples Nacional, Silas Santiago. O número é mais de três vezes superior à quantidade de empresas que optaram pelo agendamento da inclusão no regime especial no final de 2009.

Em novembro e dezembro, a Receita Federal ofereceu uma ferramenta que permitia o agendamento do pedido de adesão pela internet. O prazo acabou em 30 de dezembro e as empresas que fizeram o pedido e estavam com os tributos em dia foram automaticamente incluídas no Simples Nacional em 1º de janeiro.

Acerte no folheto de divulgação - Dicas para evitar que a sua propaganda vá direto para o lixo

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Você já parou para pensar na quantidade de folhetos que caem nas mãos de seus potenciais clientes? São pilhas deles. E a maioria vai direto para o lixo. Veja como impedir que os papéis distribuídos por sua empresa tenham o mesmo fim: - Mostre de cara como sua mercadoria ou serviço pode ajudar o consumidor. "As pessoas querem saber logo qual é a relevância do produto em sua vida e não estão dispostas a ler um discurso enorme sobre a empresa", diz o vice-presidente executivo da agência de publicidade DM9DDB, Alcir Gomes Leite. Claro que em toda regra há exceção. Em alguns casos, pode ser importante contar um pouco da história do negócio para reforçar a credibilidade do que você tem a oferecer.

- Trate o leitor da forma mais pessoal possível. Para conseguir tal efeito, é essencial ajustar o vocabulário e o conteúdo do folheto ao perfil do público-alvo. Leve em conta características como a faixa etária, o grau de escolaridade, a classe social e os tipos de interesses. Chamar o leitor de "você" também colabora com a sensação de proximidade. Nas malas-diretas, sempre que possível, tenha em cada folheto - e não só no envelope - o nome do destinatário. - Capriche no visual. Com visual mambembe, cresce - e muito - o risco de seu folheto ir direto para a lixeira. Pior ainda: o leitor pode associar a imagem de seu negócio ao mesmo amadorismo do folheto. Na falta de dinheiro para contratar um fotógrafo ou bom ilustrador, é possível recorrer aos chamados bancos de imagens, que vendem fotos e ilustrações. - Evite recorrer a fotos de pessoas, lugares ou coisas sem nenhuma relação com seu negócio. - Considere a possibilidade de utilizar fotos de clientes reais acompanhadas de depoimentos atestando como eles se beneficiaram de seus produtos ou serviços. Isso ajuda a mensagem a ganhar credibilidade. - Não deixe de acrescentar no folheto o endereço de seu site na internet. É nesse espaço virtual que você pode detalhar e acrescentar informações.

Regras para um líder eficaz

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Toda equipe necessita ter definidas, claramente, suas responsabilidades e metas. Afinal, um grupo profissional que não sabe para onde ir acaba normalmente em qualquer outro lugar, menos onde realmente se pretendia chegar. É aí que entra o papel do líder.

Mas se engana quem pensa que o condutor desse processo tenha como funções apenas estabelecer objetivos, definir responsabilidades de cada um, supervisionar atividades, estabelecer padrões, etc.

Há também o exercício da função de apoio, facilitando o funcionamento do grupo com escuta ativa, incentivando a participação dos membros, integrando as necessidades individuais nas metas da equipe, reconhecendo e agradecendo, gerenciando conflitos e desenvolvendo relações entre os integrantes.

Além de tudo isso, é importante destacar ainda que o papel do líder contempla outros desafios, como:

- Motivar e incrementar o rendimento de sua equipe;

- Entender os comportamentos individuais;

- Desenvolver e aplicar alguns estilos de liderança necessários;

- Comunicar-se efetivamente;

- Solucionar problemas e tomar decisões.

Uma equipe eficaz é resultante do impacto direto das ações de seu líder. E ela só é realmente produtiva se apresenta um firme propósito compartilhado, comprometimento, boas relações interpessoais, comunicação fluída, flexibilidade, ótimo rendimento, sentimento de reconhecimento e motivação.

Conseguindo desenvolver seu trabalho e planejar com qualidade, o líder e seus comandados passarão até a tomar decisões em equipe, resultando em benefícios como:

- Melhor aproveitamento dos conhecimentos e experiências;

- Maior criatividade;

- Efeito sinergia;

- Compartilhamento da autoridade em grupo;

- Maior motivação;

- Alta aceitação da decisão que se adote;

- Desenvolvimento/ treinamento da equipe.

O processo de tomada de decisões funciona eficazmente em uma equipe quando se estabelece um método apropriado e se explora as conseqüências e implicações de tais atitudes. Então, as decisões são claramente compreendidas e aceitas e a equipe evita tomar ações precipitadas.

Como se pode perceber, a função de um líder é ampla e complexa, mas altamente recompensadora (e rentável) quando bem executada.