Com um Projeto de Humanização interno, duas campanhas foram iniciadas com o objetivo de tornar mais acolhedor o ambiente hospitalar no HSL . O Hospital São Lucas é hoje referência para Itabuna e outras 100 cidades pactuadas
Com atendimento exclusivo para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital São Lucas (HSL) é mantido pela Santa Casa de Misericórdia de Itabuna e soma aproximadamente 5,5 mil atendimentos mensalmente. Com Pronto Socorro clínico e cirúrgico, ambulatório laboratorial e alas de internamento, o HSL é hoje referência para Itabuna e outras 100 cidades pactuadas. Com um Projeto de Humanização interno, duas campanhas foram iniciadas com o objetivo de tornar mais acolhedor o ambiente hospitalar no HSL.
Na primeira, 18 televisores já foram doados e se encontram instalados na instituição; a segunda campanha empenha-se para a ampliação do enxoval já disponibilizado pela instituição. Toda atividade é coordenada pela Equipe de Trabalho Humanizado (ETH), composta por profissionais multidisciplinares e de diferentes setores.
Com 24 enfermarias em atividade, o Projeto Humanização do Hospital São Lucas já conquistou 18 televisores e objetiva alcançar os outros seis aparelhos para completar a distribuição nas unidades. Mais que uma distração para o paciente internado, o equipamento permite um auxílio na superação do stress habitual do ambiente hospitalar, acelerando a recuperação do paciente.
Entre os parceiros que colaboraram com a campanha realizando doação de televisores, são destaques a Unimed, Unicred, Banco do Brasil, Livraria Brasília, Soluz, Posto Universal, Velanes, Posto Bavil, Columbia, Indiana, Unicor, Lojas Insinuante, RC Odonto, Uniodonto.
A segunda campanha do Projeto Humanização do HSL foi iniciada com objetivo de incrementar o enxoval disponível hoje no HSL, inteiramente financiado pela Santa Casa de Itabuna. Para tanto, ainda nos próximos dias 12 e 13 será realizado um Bazar Beneficente na Igreja Santa Rita de Cássia, localizada no bairro São Caetano. “Já estamos arrecadando roupas, bolsas, sapatos e acessórios, entre outros objetos que serão vendidos a baixo custo, com os valores revertidos para a campanha”, detalhou a gerente administrativa Lânia Peixoto.
Ainda para a campanha do enxoval, uma segunda ação em andamento é a realização de uma rifa no valor de R$5,00 concorrendo a um prêmio de R$1 mil. “Uma outra notícia positiva foi a doação espontânea de R$5 mil por parte dos irmãos do Rotary Club de Itabuna, destinado à compra de enxoval para os hospitais São Lucas, Manoel Novaes e Calixto Midlej Filho”, acrescentou Lânia Peixoto.
Atendimentos
Com atendimento exclusivo para pacientes do SUS, o Hospital São Lucas acumula hoje o atendimento de emergência e urgência com o Pronto Socorro (PS) da Santa Casa de Itabuna, a disponibilização dos mais diversos recursos de diagnóstico laboratorial e clínico, além de internamento. Todos estes serviços somam mais de 5.500 atendimentos por mês naquela unidade hospitalar.
De acordo com a gerência administrativa, neste mês de outubro, somente o PS chegou a 3.648 atendimentos; além das 304 internações e 1.629 procedimentos ambulatoriais de laboratório. “Temos hoje superado nossa expectativa de atendimentos para os pacientes do Hospital São Lucas, mantendo a qualidade e a credibilidade da assistência prestada pela Santa Casa de Itabuna, investindo em médicos, enfermeiros e técnicos qualificados e na infraestrutura de qualidade já aprovada pela comunidade”, finalizou o provedor José Renan Moreira.