Zika vírus, Chikungunya, Dengue: É preciso mais do que dinheiro e trabalho, precisamos de conscientização

Postado em Notícias

foto2

Na terça-feira 15 estiveram presentes representantes das entidades de classe CDL, SINDICOM, APEMI, ACI, AMPESBA, para ouvir o Secretário de Saúde do Município de Itabuna, sobre o real quadro da epidemia dos vírus transmitidos pelo mosquito Aedes Aegypti.

Promovido pela CDL de Itabuna, a reunião foi muito importante para que a sociedade civil organizada pudesse saber os números reais da epidemia que assola nossa cidade que até 10 de março chegou a mais de 26.000 casos confirmados na cidade, e que a previsão é que em pouco tempo mais de 100.000 pessoas sejam infectadas.

foto1

Todos os dados são alarmantes e o Secretário Paulo Sérgio Bicalho, abriu espaço para dizer sobre as ações que o governo municipal está tomando para tentar minimizar a situação. Com o foco inicial em acabarem com os criadouros de larvas dos insetos, as ações junto à comunidade com agentes de endemia e de saúde que chegam a mais de 500 pessoas é constante. Com o que chamam de "faxinaço", a Secretaria de saúde através de seus agentes, buscam não só os focos da doença, mas um trabalho de conscientização com a comunidade quando aos seus reservatórios e recipientes de água, assim como a limpeza pública. Alguns calendários foram distribuídos para estimular a periodicidade da limpeza e busca por possíveis criadouros dos insetos transmissores. Em alguns bairros estão sendo instaladas telas apropriadas para reservatórios de águas para evitar a entrada dos mosquitos e assim evitar com que esses virem pontos de ovulação. O QG de operações para atender os pacientes com os sintomas das ações dos vírus está funcionando a todo vapor e o atendimento está sendo feito durante todo o dia e inclusive a noite, com médicos plantonistas trabalhando direto e com laboratório interno para diagnosticar o mais rápido possível.

foto3

"É imprescindível que a sociedade se mobilize, pois os danos da epidemia à sociedade são grandes e quase que incalculáveis" disse o Secretário agradecendo a todos pela presença e chamando para a responsabilidade contribuir com ações ao combate a este mau que aflige nossa comunidade.

comments