32º CONGRESO NACIONAL DOS SINDICATOS PATRONAIS DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇO E TURISMO

Postado em Notícias

OTIMISMO MARCA ABERTURA DO 32º CNSP

imagem-1


O Sindicom Itabuna esteve representado pelos seus diretores Eduardo Carqueija (presidente) e José Aboboreira (executivo) na cidade de Blumenau-SC sede do 32º Congresso Nacional dos Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviço e Turismo que teve como tema " O SINDICALISMO NA ERA DA INOVAÇÃO".

Abertura oficial, na noite de 25 de maio, contou com mensagens de otimismo pela classe empresarial.

"O Comércio viabiliza a vida em sociedade", afirmou o Ex. presidente do Sindilojas de Fortaleza (CE) Alberto Farias Patrono do Evento.

" O setor vai continuar vivo, gerando inúmeros empregos. Somos imbatíveis porque somos absolutamente necessários", afirmou.

Napoleão Bernardes, prefeito de Blumenau, destacou que os lideres sindicais do comércio, bem como os empresários do setor, carregam o DNA do cooperativismo, do empreendedorismo e do associativismo " Empreender e se associar são propulsores da economia do país".

Bruno Breithaup, presidente da Fecomércio-Sc, enfatizou a necessidade de se combater a crise econômica com ações e otimismo.

"Os senhores tem papel fundamental neste processo , cooperando, debatendo temas de interesse do setor e da sociedade e buscando soluções. Este evento é mais uma oportunidade para dar voz aos nossos Líderes Sindicais".

Houve uma homenagem aos Empresários Colares, ex-presidente do Sindilojas de Belém e vice-presidente da Fecomércio-Pa. Falecido em 19 de fevereiro, aos 85 anos. A cerimonia foi encerrada com show Coral Velhos Camaradas, com destaque para cultura alemã.

REUNIÃO DE EXECUTIVOS

imagem-2


A programação técnica denominado de Lair Montenegro abriu os trabalhos da 32ª CNSP, oportunidade em que foram apresentados vários trabalhos pelos sindicatos participantes.

Os trabalhos inscritos trouxeram aos participantes reflexões sobre experiências profissionais ou resultados de pesquisas no Sindicalismo Patronal.

O coordenador do painel foi Luiz Bravo, do Sindilojas Rio de Janeiro. Os trabalhos apresentados trouxeram como destaques importantes ações para o fortalecimento de atuação dos sindicatos.

Sindilojas de Goiás mostrou como foi realizada a Campanha Natal de Campinas. Considerado um verdadeiro shopping a céu aberto.

Karin Souza do Sindilojas de Porto Alegre apresentou o trabalho feito pela instituição para abertura do comércio da cidade nos feriados. O impacto foi bastante positivo.

-A iniciativa trouxe mais opções para o consumidor e rendeu maior retorno em impostos para o governo, ao mesmo tempo conseguindo ampliar a mídia gratuita por conta da atividade nos feriados.


REUNIÃO DOS ASSESSORES DE COMUNICAÇÃO E MARKETING

imagem-3


Tendo a coordenação de Karin Souza do Sindiloja de Porto Alegre, mostrou que estratégias inteligentes são hoje fundamentais para reforçar a atuação das entidades sindicais no país.

Simone Rockenbach Kamphorst , Sindilojas Vale do Taquari apresentou a campanha Atitudes Vencedoras que, através de pesquisas junto ao público dos Municípios de sua base de atuação, identificou preferências e visão do consumidor em relação aos estabelecimentos comerciais.

Silvana Fonseca e Marcelo Nogueira do Sindilojas Goiás apresentaram o projeto que criou o programa de rádio momento sindilojas. Veiculado aos sábados, entre 09h e 10h, e também acessado pela internet, o programa de debate de forma simples e descomplicada, com temas relacionados ao comércio.

Apresentação que teve grande repercussão foi a do Sindilojas Jovem (Caxias do Sul), mostrando a campanha contra o Comércio Ilegal. Franciele Zambelli, explicou que a campanha visa conscientizar o consumidor, mostrando os prejuízos dessa pratica.

-Conseguimos unir as entidades, e mostrar como a pratica existe é prejudicial, tanto para o lojista como para quem adquire o produto ilegal. Precisamos que as pessoas se sensibilizem com isso.

Rodrigo Silva do Sindilojas Gravataí, apresentou s ousada campanha da instituição para promover palestras e cursos, com forte utilização das mídias sociais e comunicação visual de impacto.

Por fim, Iesser lauar do Sindicomércio de Teofilo Otoni (BH) apresentou a iniciativa da instituição em oferecer uma bandeira de cartão de crédito próprio.

- Tem sido uma oportunidade para o fortalecimento de marcar o aumento de receita. No momento em que a gente entrou com Player, consegue baixar as taxas determinadas pelas operadoras que dominam o mercado.

PAINEIS

imagem-4

O Governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, saudou os congressistas e falou de sua preocupação com a crise econômica do País e mostrou números e dados que fazem o diferencial catarinense em relação aos demais estados da Federação.

Disse que Santa Catarina tem a menor taxa de desemprego do País, apesar do cenário preocupante do primeiro semestre. Citou a reforma da Previdência Estadual, e negociação para redução dos juros da divida com a União.

Defendeu uma reforma politica e econômica para o enfrentamento da crise e lembrou que o tempo é escasso para realização de qualquer mudança estrutural, como a das regras Previdenciárias, dizendo que o Congresso precisa votar esses temas o mais rápido possível

MINISTRO BUZZI PEDE A AJUDA DOS LIDERES PATRONAIS PARA ALAVANCAR A MEDIAÇÃO E A CONCILIAÇÃO.

Buzzi explicou como funciona a mediação, resolvendo de maneira mais adequada e célere as questões cíveis de menor complexidade e de pequeno valor-desafogando, assim, o judiciário sem prejuízo para a cidadania e pediu aos Congressistas que a conciliação e a mediação sejam empregadas nas empresas e sindicatos.

VIDA SEM A ÉTICA

Palestra proferida pelo Professor e Historiador Leandro Karnal que deu uma bela chacoalhada nas certezas e na consciência dos Congressistas.

Assim como é possível incorporar os princípios éticos, é sempre válidos tornamos parte do dia-a-dia. Karnal entende que o preço a pagar por uma vida sem ética é alto. É preciso mentir muito, e ter uma grande memória para sustentar as mentiras. Quem trai o marido ou a esposa, por exemplo, precisará sempre ter cuidados com os menores detalhes. E flertar com a possibilidade de ser desmascarado, até mesmo com os alertas de um aplicativo de mensagens do celular.

Por último o palestrante lembra que o maior desafio e deixar de encarar a ética como uma obrigação relativa, exigindo a ética absoluta para os outros, especialmente para a classe politica, e não ter consigo próprio o mesmo nível de exigência.

A ARTE DE VIVER A MUDANÇA

A palestrante Dulce Magalhães mostrou nossa dificuldade para mudar. Estamos de certa forma preso dentro dos modelos do mundo, e das lentes que temos para enxergar a realidade.

Dulce propôs aos que usavam óculos na plateia: emprestem aos que não usam. Com isso, mostrou que cada um enxerga de uma maneira.

Todos enxergamos a realidade a partes de nossas crenças. A gente acha que é assim, acha que é desse jeito. E não vê que a mudança é possível – destacou.

MOMENTO ECONÔMICO NO BRASIL

O Brasil pode achar o caminho da retomada, diz o economista Carlos Thadeu de Freitas, chefe da Divisão Econômica da CNC.

Thadeu elogiou o plano econômico do governo Temer, que considerou bom em termos gerais. Ex-diretor do Banco Central, o economista vê com preocupação o crescimento da dívida pública que pode chegar a um patamar insustentável.

No curto prazo, é fundamental que o dinheiro volte a circular na economia brasileira, o que deixou de acontecer com a crise. O desemprego tem jogado contra, bem como a restrição ao crédito mas a balança comercial e a situação cambial também estão a favor, pois o Brasil é hoje um País barato para investimento.

- A reforma Previdenciária é oportuna e vai ajudar o País – afirmou

NEGOCIAÇÃO COLETIVA DE TRABALHO

Osmani Teixeira- Presidente do Conselho de Relações do Trabalho da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), falando para os congressistas sobre os caminhos e os grandes desafios para negociação coletiva de trabalho.

O tema é caro aos congressistas, já que a negociação é uma das funções básicas da atuação sindical patronal.

Segundo Osmani a negociação é uma arte que não se resume à discussão de um acordo. Cada Sindicato Patronal tem suas virtudes diferenciadas.
- Adquirir a confiança dos negociadores de uma nova gestão do Sindicato Laboral é desafiador. Todos os que passam a sentar à mesa tem certeza de que os antecessores eram corrompidos pelos patrões. Então, sempre se perde grande tempo para quebrar a desconfiança – explicou.

Osmani também comentou as disputas dos Sindicatos Patronais com o Judiciário e o Ministério Público, fruto de decisões que, por vezes não se mostram adequadas nem a patrões e nem empregados.

O Brasil tem muitos protetores do trabalhador, como Ministério Público, o Judiciário e os Sindicatos Laborais. Desses são os Sindicatos que tem maior interesse e capacidade de identificar a necessidade de seus trabalhadores.

TEMATICAS

1-GESTÃO DE QUALIDADE COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO
2- SHOPPING CENTER
3- RELACIONAMENTO- SINDICATO X PODER LEGISLATIVO
4- DESENVOLVIMENTO SINDICAL- SISTEMA DE EXCELENCIA EM GESTÃO SINDICAL
5- COMÉRCIO DE RUA – CASE BLUMENAU.

ENCERRAMENTO

imagem-5

O encerramento virou uma verdadeira Oktoberfest, para alegria e emoções dos 1,2 mil congressistas.

Realizado no setor 4 da Vila (Eisenbahn Biergarten) , a mini Oktoberfest teve pratos típicos, muita dança, com a apresentação da Associação Folclórica Germânica , e um desfile rápido, mas cheio de alegria e descontração reunindo vovô e vovó chopâo, clube de caça e tiro e grupos folclóricos e a Tulipwagem.

Para fechar o Show o encontro dos Velhos Camaradas, do Mannerchor Liederkranz , encantou e pôs todo o congresso para pular e cantar.
A Banda Champagne fechou a noite de muita música alemã. Uma Mini-Oktoberfest que nada ficou a dever à festa de outubro.

comments