5 PASSOS PARA CONQUISTAR NOVOS CLIENTES DE FORMA EFICIENTE

Algumas estratégias são certeiras independente do cenário de crise. Confira as dicas do CEO do Agendor para sua empresa garantir bons negócios.

dicas novos clientes

No início da operação, algumas empresas ainda possuem um pouco de dificuldade para captar clientes e fidelizá-los. Para ter sucesso nesse processo é importante mostrar todo o seu talento de uma forma sistemática e ordenada. Esse é um desafio que aflige muitos diretores comerciais, gerentes de vendas e outros profissionais que atuam com prospecção, mas com sabedoria e conhecimento é possível estabelecer grandes laços.

Na verdade, não podemos generalizar, existem profissionais com os mais diversos perfis, mas podemos dizer que muitos diretores ou empresários acabam dedicando-se mais à criação da imagem da empresa para o mercado, do que à captação de novos clientes. Porém, essa habilidade de captar novos clientes é tão importante quanto a construção da imagem de sua empresa. E você não precisa ter a chamada "veia comercial" naturalmente.

Ou seja, aplicando algumas dicas diariamente, essa habilidade pode ser conquistada por profissionais de todas as formações:

1. Cultive seus relacionamentos comerciais
Essa é uma dica inicial, no entanto, extremamente importante! Construir relacionamentos comerciais é fundamental e precisa ser feito desde o início do seu negócio. E claro, além dos clientes, é importante também fidelizar seu relacionamento com fornecedores, concorrentes, parceiros. O essencial é estar sempre em evidência, participar de convenções e eventos de sua área.

2. Crie um espaço aconchegante
Em outras palavras, o espaço da sua empresa tem que ser organizado, aconchegante, atraente e amigável, dentro das suas possibilidades. Não há como captar clientes sem ter um local em que ele se sinta bem, com um bom atendimento e com uma recepção agradável.

3. Invista nas redes sociais
Independente do segmento e área de atuação da sua empresa, seu negócio pode se beneficiar muito das redes sociais, seja o Facebook, Twitter, Instagram ou com o perfil mais corporativo no LinkedIn. Caso não tenha tempo para escrever grandes conteúdos, abuse de fotos e imagens, campanhas e promoções. Essa interação é importante tanto para o seu futuro cliente como também para o seu público. A exposição nas redes sociais, quando bem feita, pode trazer resultados positivos e melhorar a visão que a sua empresa possui no mercado, facilitando na hora de captar novos leads.

Há uma técnica usada por profissionais de marketing, chamada de social proof (prova social), que ajuda na divulgação de sua marca. A ideia é muito usada em negócios locais, restaurantes ou casas noturnas que deixam formar filas na frente, mesmo com o interior vazio: as pessoas costumam pensar que, se o local está cheio, formando fila, significa que é muito requisitado e famoso. Use isso ao seu favor, mostrando que sua página é muito visitada.

4. Um olho na rede social e outro no marketing de conteúdo
As redes sociais podem ser grandes aliadas para a imagem da sua empresa, mas o marketing de conteúdo é algo que vai muito além disso. Trata-se de uma técnica em que se usa materiais de interesse de seu público, atraindo-os para seu site com textos relevantes e úteis. Você pode oferecer esses materiais, como e-books, artigos, apresentações, vídeos e outros materiais, em troca do e-mail e nome das pessoas, começando a montar uma lista de leads. Mas cuidado: evite enviar o tão odiado "spam" à essas pessoas. Na página com o formulário, pergunte a eles se desejam receber suas novidades com aquelas caixas de seleção antes dos botões para baixar os materiais.

5. Faça grandes parceiros
Fornecedores de materiais e de serviços podem indicar clientes para você e vice-versa! Conhece um amigo que tem uma empresa no mesmo ramo que a sua? Porque não unem forças para um dar apoio ao outro, quando um cliente precisar de um serviço ou produto que seu parceiro não possa oferecer? Criar laços fortes, principalmente com fornecedores, pode garantir muitas indicações e grandes negócios para sua marca.

Enfim, não importa a área em que sua empresa atua, ou quantos concorrentes você tem, a verdade é que há de se ganhar muito mais com parcerias amigáveis do que em se preocupar em ser melhor que a concorrência. Além disso, o que vai te fazer diferente de outra empresa é a forma com que você executa o seu trabalho, a transparência com que você tem com um novo parceiro, cliente ou fornecedor e como você oferece o seu tempo.

*Gustavo Paulillo é CEO do Agendor

Fontehttp://portalnovarejo.com.br/