Rolemberg Macedo assume presidência do Sindicom em Itabuna

rolembergue-diarioExperiente, dinâmico, com atuação destacada em muitas entidades da cidade, Rolemberg Macedo dos Santos (foto) acaba de assumir a presidência do Sindicato do Comércio Varejista de Itabuna, o Sindicom, sindicato da classe patronal. Ele tem 60 anos, é casado, dois filhos e é comerciante há 40 anos, tendo fundado o Grupo Macedo. Dirigiu a CDL por seis anos, entre 1994 e 1999, sendo responsável pela dinamização da instituição e do setor.

Também foi diretor do Sindicom em três oportunidades, presidente do Lions Sul e da Associação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Sul da Bahia, e agora traz a sua experiência para comandar o sindicato.

Com muitos anos no comércio e bem relacionado com a classe, Rolemberg Macedo acredita que pode fazer muito pela instituição patronal, que foi solidificada ao longo dos anos pelas gestões anteriores.

A diretoria

Além de Rolemberg na presidência o Sindicom, tem outros experientes nomes na atual gestão. O vice-presidente é Antonio Carlos Lemos Santana, das Drogarias Santana; o secretário é o ex-presidente José Adauto Santos Vieira, do Armazém Itabuna. Na tesouraria

está o também experiente e ex-presidente Eduardo Oliveira Carqueija e como diretor sindical, o jovem acostumado com as lides trabalhistas Eduardo Oliveira Carqueija Júnior, ambos da Soluz.

No conselho fiscal e suplentes figuram nomes como Jorge Antonio Braga (Braga Veículos), Edilton Medeiros Leite (Casa dos Calçados), Waldeck Caricchio Santana (WM Móveis), Taísa Moitinho Lima (Sonho Azul), André Luiz Aquino Nogueira (Baytech) e Newton Isozaki (Casa do Japonês). São suplentes da diretoria Ednaldo Júnior, Celso Rosa, Paulo Costa, Mariene Dórea e Edilson Xavier.

Parcerias

Dentre os principais projetos de sua gestão Rolemberg Macedo tem três ações pontuais. Uma delas é trazer um Curso Superior de Vendas em parceria com a Fecomércio em uma das faculdades locais. Uma outra é a questão da segurança para o comércio retomando o videomonitoramento em conjunto com outras entidades como a Associação Comercial e a Câmara de Dirigentes Lojistas, já estando em fase de desenvolvimento um projeto gratuito com a empresa Taurus.

Uma outra proposta é uma parceria com o Sebrae para a formação de vendas para lojistas e funcionários das empresas.

Em 2019 o Sindicom estará comemorando 30 anos de existência da entidade e a data não passará em branco. “Vamos fazer uma grande festa e lançar uma revista comemorativa”, afirma.

Além disso o novo presidente defende que as entidades como Sindicom, CDL e ACEI devem tem atuar em conjunto e estabelecer parcerias pontuais. “Há ações que podemos fazer juntos como a escolha do Lojista do Ano, Troféu Imprensa e Publicidade, Dia do Comerciante, Almoço ou Jantar do Dia das Mães e muitas outras”, diz ele. Rolemberg Macedo pretende ainda reativar a Associação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Sul da Bahia, da qual já foi fundador e presidente para isso já tendo iniciado entendimentos com os parceiros da CDL.