Pequenos ajustes no comércio ajudam a enxugar as contas da empresa

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Em época de escassez de água, como a que vivemos em São Paulo, é importante que as empresas adotem ações que resultem em economia de recursos naturais e em impacto positivo sobre as finanças. Além de fazer valer os conceitos de sustentabilidade, é possível economizar energia e água a partir da adoção de pequenas mudanças que não custam muito, mas são capazes de aumentar o lucro da companhia. "Uma simples troca de lâmpadas ou manutenção preventiva de equipamentos pode diminuir substancialmente a conta de luz no fim do mês", afirma a consultora do Escritório Regional Oeste do Sebrae-SP, Dorli Martins.

Foi o que fez o empresário Roberto Lopes, proprietário da loja de confecção infanto-juvenil Barrigudinhos, localizada na zona leste de São Paulo. "Troquei todas as lâmpadas por fluorescentes duplas e, no primeiro mês, a conta já caiu pela metade", afirma. O ganho de Lopes deve-se ao fato de as lâmpadas fluorescentes serem 60% mais eficientes do que as lâmpadas comuns de mercúrio.

A economia foi ainda maior quando o empresário resolveu investir também na manutenção preventiva dos equipamentos. As máquinas de casear e pregar botões estavam sempre com problemas na parte elétrica e utilizavam mais energia do que a necessária para a produção. A manutenção preventiva, além de acabar com o "roubo" de energia, ainda garantiu que a produção não sofresse interrupções.

O primeiro passo para diminuir os custos com energia e água é identificar em que parte a economia pode ser feita. "Se a empresa utiliza água em algum processo de produção, seria interessante investir em uma cisterna para captar a água da chuva e utilizá-la no processo", declara Dorli. A medida vale para qualquer setor: basta o empresário identificar os pontos nos quais pode economizar e buscar informações sobre as melhores maneiras de fazer isso. Para ajudar as indústrias na busca de eficiência energética, o Sebrae-SP e a Associação Brasileira de Serviços de Conservação de Energia (Abesco) lançaram uma cartilha com dicas sobre as vantagens e as possibilidades de redução de custo e aumento da produtividade e competitividade a partir de ações sustentáveis.

Na confecção de Lopes, por exemplo, a próxima ação de economia será a substituição das descargas dos banheiros por modelos que reservam a quantidade necessária em um depósito - evitando, assim, o desperdício.

FONTE: http://www.sindivarejistacampinas.org.br

Nova empresa vai gerar 1.600 empregos em Itabuna

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Call Center será construído na área de 4.900 metros quadrados da antiga feira do bairro Conceição

Nesta quarta-feira, 24, 10 horas da manhã, o prefeito Claudevane Leite e a diretoria da empresa Tel Telemática e Marketing assinam um termo de compromisso para a implantação em Itabuna de um call center que vai gerar 1.600 empregos diretos e pelo menos 300 indiretos.

O call center será instalado na antiga feira do bairro Conceição, em uma área de 4.900 metros quadrados. O edital que considera o terreno de utilidade pública para fins de desapropriação foi publicado no Diário Oficial de sexta-feira, 19. O investimento a ser feito pela empresa será de R$ 9 milhões.

Atuando há 23 anos na área, com bases nos estados da Bahia e São Paulo, a Tel Telemática e Marketing é uma empresa 100% brasileira que atende a empresas nacionais das áreas governamental, telefonia, seguros, automóveis, TVs abertas, operadoras de planos de saúde, cartões de crédito, entre outras. As assinaturas dos termos de doação da área e do compromisso de instalação da central de telemarketing acontecerão no gabinete do prefeito.

Call Center será construído na área de 4.900 metros quadrados da antiga feira do bairro Conceição - Foto Wilson Oliveira 3Call Center será construído na área de 4.900 metros quadrados da antiga feira do bairro Conceição

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Prefeitura de Itabuna

Secretaria Municipal de Comunicação

5 lições que todo empreendedor deve aprender

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O desenvolvimento de um negócio até a chegada ao sucesso é diferente para cada tipo e realidade e empreendedor. Contudo, há lições bases que todos devem aprender. Confira quais são, segundo artigo do Portal Entrepreneur

O desenvolvimento de um negócio até a chegada ao sucesso é diferente para cada tipo e realidade e empreendedor. Contudo, há lições bases que todos devem aprender. Confira quais são, segundo artigo do Portal Entrepreneur.

O consumidor nem sempre está certo. É simplesmente impossível agradar a todos os clientes. O ideal é entender a realidade de seus consumidores para oferecer-lhe o que deseja. Contudo, se o seu melhor estiver, verdadeiramente, sendo feito, mantenha sua dignidade e deixo-o ir.

Tempo é dinheiro mesmo. Invista em seu negócio e não perca tempo, não estagne. Analise constantemente o mercado, suas atualizações e aplique tais inovações ao seu e-commerce. Parar no tempo é perder dinheiro, muito dinheiro.

Nem todo dinheiro é bom. Especialmente no início do negócio, deseja-se ganhar dinheiro de todas as formas e, nesse momento, acaba-se aceitando propostas e consumidores que em um futuro próximo, não valerão à pena. Por isso, ‘filtre’ seus consumidores desde o início, principalmente, os que ocupam muito o seu tempo.

Marketing barato torna sua empresa “barata”. Conteúdo de baixa qualidade, anúncios baratos e promessas de SEO de baixo custo e rápido retorno, podem simplesmente vulgarizar seu e-commerce. É preciso entender as estratégias de marketing que se deseja investir, traçar um planejamento, avaliar o ROI e mensurar os retornos, tudo com base em sua realidade e em seu público consumidor. Priorize sempre a qualidade.

Apenas faça isso. Nenhum projeto vai para frente sem planejamento, isso em qualquer área. Dessa forma, antes de iniciar seu e-commerce e durante seu desenvolvimento trabalhe com análises, estratégias e planos; só é possível reconhecer o sucesso, quando se prepara para recebê-lo. Prepare-se!

Pense sobre estas lições. Há alguma em que você, como empreendedor, está falhando? Analise sua realidade e invista em seu negócio da forma correta. Sucesso!

Fonte: Portal Administradores

Felipe Martins possui mais de 10 anos de experiência com internet e é fundador e presidente da empresa Dotstore, especializada em desenvolvimento e assessoria na criação de lojas virtuais. Estruturada para atender lojas virtuais de todos os portes, atualmente conta com uma carteira de mais de mil lojistas utilizando sua plataforma, com planos e recursos personalizados na medida certa para cada realidade de negócio.

Porto Sul em Ilhéus terá investimento de R$ 5,6 bilhões

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Maior projeto portuário em curso no país, o Porto Sul, no município de Ilhéus, finalmente deve começar a ser construído, após quatro anos de espera pela liberação da licença de instalação pelo Ibama. O complexo, que prevê investimentos totais de R$ 5,6 bilhões em 25 anos, deve entrar em operação em 2017.

As obras físicas do novo porto preveem inicialmente a construção de dois terminais, sendo que um deles será operado pela empresa Bahia Mineração (Bamin) e outro, por investidores privados que devem se associar ao governo baiano.

De acordo com o coordenador-executivo de infraestrutura da Casa Civil do governo baiano, Eracy Lafuente, o governo baiano pretende atuar como sócio minoritário de um dos dois chamados terminais de uso privado (TUPs), mas o início das operações do Porto Sul já deve se dar com a conclusão do terminal da Bamin.

Segundo ele, mesmo depois de tanto tempo de espera pela licença ambiental para instalação, o estado ainda deve lançar um edital para selecionar investidores privados interessados na exploração do TUP da Bahia, enquanto a Bamin já deve iniciar as obras de seu terminal.

"Agora, com a licença liberada, temos mais um importante fator de atração para outros novos investidores para operar o segundo terminal", assinalou Lafuente, revelando, entretanto, que o edital só deve ser lançado "após as eleições, com um cenário econômico também mais definido".

Outro fator decisivo para as empresas do setor é projeto de operação integrada com a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). "Não podemos inaugurar o porto, sem dar viabilidade econômica", diz.

Integração com Fiol

Lafuente explica que, no caso da Bamin, quando o terminal da empresa estiver pronto, a Fiol já deve estar operando seu primeiro trecho, entre Ilhéus e Caetité, com capacidade de transportar 20 milhões de toneladas por ano de minério de ferro.

"A intenção do estado é também criar condições para o transporte de outras cargas, sempre integrando a ferrovia e o complexo portuário", disse Lafuente.

O Porto Sul será construído numa área de 1.865 hectares, na praia deserta de Aritaguá, a apenas 15 quilômetros de distância do atual Porto de Ilhéus. Somente na primeira etapa das obras já serão executados R$ 2,2 bilhões, do total de R$ 5,6 bilhões previstos. No caso da Fiol, o investimento total é de R$ 6 bilhões, sendo que R$ 4 bilhões já estão sendo executados pela Valec..

Quando obteve, em janeiro, a primeira licença para desenvolver o projeto, emitida pela Secretaria Especial dos Portos da Presidência da República (SEP), o presidente da Bamin, José Francisco Viveiros, destacou a importância do Porto Sul para a consolidação do Projeto Pedra de Ferro, que integra produção e beneficiamento de minério de ferro da empresa. "Só falta a licença de instalação para iniciarmos as obras", afirmou à época.

Ações ambientais

Para dar continuidade ao projeto, tanto o estado, quanto à Bamin terão que cumprir 38 programas básicos ambientais (PABs) e 26 condicionantes. Somente nos PABs, os investimentos previstos são de R$ 326 milhões, para ações como projetos de plantio e de apoio à atividade pesqueira.

Outros R$ 10,6 milhões devem ser cedidos a órgãos ambientais para medidas previstas pelo Sistema Nacional de Unidade de Conservação (Snuc).

FONTE: http://atarde.uol.com.br