Na tarde de quinta-feira (26), houve mais uma reunião entre comerciários e comerciantes de Itabu"/>

Permanece impasse entre comerciantes e comerciários

Na tarde de quinta-feira (26), houve mais uma reunião entre comerciários e comerciantes de Itabuna, com o intuito de discutir o prolongamento do funcionamento do comércio no período natalino. As negociações evoluíram com relação ao horário de funcionamento. O horário especial começa a vigorar no dia 10, da seguinte forma: dias 10 e 11, funcionará das 9 às 20 horas; dia 13, domingo, não funciona; dia 14 até o dia 18, das 9 às 21horas; dia 19, sábado, das 9 às 18horas; no dia 20, domingo, das 14 às 20horas; nos dias 21, 22 e 23, das 9 às 22 horas. E no dia 24 o funcionamento volta ao normal.

“Com relação às datas, já está praticamente fechado. Com exceção de dois sábados, dias 5 e dia 12 de dezembro, que queríamos estender até as 18horas. O sindicato dos comerciários somente assina se todas as demais cláusulas forem fechadas, o que quer dizer que não estamos muito próximos do acordo”, informa o presidente do Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista de Itabuna (Sindicom), José Adauto.

Além da questão dos dois sábados, os comerciários querem reajustes dos salários e inclusão de 17 cláusulas, sendo a maioria relacionada a setor econômico. As negociações já se estendem desde o dia 17 de novembro, e não tem prazo para acabar. A próxima reunião entre as classes será na terça-feira (1º de dezembro) no Sindicom.

“O comércio de Itabuna, pela importância que tem, deveria ter isso fechado há 60 dias. Mas o Sindicato dos Comerciários só quer discutir na convenção coletiva. Como temos muitas cláusulas, não é uma questão rápida. O comerciário deveria aceitar discutir isso com antecedência. O poder público, Prefeitura ou Câmara de Vereadores, que tem esse poder, deveria determinar essa questão, para que não haja prejuízo nem para o comércio, nem para os comerciários”, conclui José Adauto.