O Programa Municipal de Controle da Dengue será apreciado para aprovação pelo Conselho"/>

Itabuna traça diretrizes para o combate à dengue

itabuna-traça-diretrizes-para-o-combate-à-dengue

O Programa Municipal de Controle da Dengue será apreciado para aprovação pelo Conselho Municipal de Saúde

O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, reuniu esta semana os secretários municipais e os presidentes de fundações e da Emasa, com o objetivo de estabelecer diretrizes para o combate a dengue no município. Esteve presente também a equipe do Departamento de Vigilância à Saúde, Coordenação Municipal de Endemias, Atenção Básica e Alta Complexidade.

Na pauta do encontro, a preparação do Programa Municipal de Controle da Dengue, para apreciação e aprovação pelo Conselho Municipal de Saúde. Também foi destacada a elaboração de um Plano de Ação para a realização de mutirões nos bairros da cidade. Paralelamente à montagem das estratégias, o trabalho continua sendo executado pelos agentes de controle de endemias, com a participação dos agentes comunitários.

Capitão Azevedo frisou a intersetorialidade no combate à dengue como a melhor medida adotada para alcançar quedas significativas no índice do Liraa do município. “Vamos nos organizar de modo que todos os setores da Prefeitura trabalhem juntos, executando ações pontuais e objetivas. Vamos percorrer os bairros, desenvolvendo uma campanha educativa, bem como coletando materiais que podem juntar água e se tornar um potencial foco de dengue”, explica o prefeito.

O trabalho vai iniciar pelos bairros que registram maior incidência de focos. Com a intenção de começar os mutirões imediatamente, alguns critérios foram estabelecidos. A cada setor foi requisitada uma relação com quantidade de servidores disponíveis para a participação nos mutirões, além da disponibilização de carros da frota da prefeitura para atender às demandas de ações preventivas e preparação de todo material necessário, como luvas, sacos de lixo e outros indispensáveis para o trabalho.

Ficou determinado que as iniciativas do Plano de Ação serão contínuas, visando cobrir toda a área do município. O esforço pela conscientização envolverá os meios de comunicação como propagadores de mensagens informativas, que serão veiculadas através da televisão, rádio, carro de som, outdoor, internet e panfletos.

itabuna-traça-diretrizes-para-o-combate-à-dengue