Fieldmarketing: o que é isso?

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O mercado de marketing no varejo é complexo. A cadeia que envolve este setor é enorme e adequar a demanda para suprir às necessidades que surgem diariamente neste campo, um grande desafio. O fieldmarketing vem com esta proposta, de inovar, revolucionar e oferecer ao mercado estratégia e operação de qualidade que agreguem resultados efetivamente positivos.

O fieldmarketing consiste em coordenar, gerenciar e operar as estratégias de venda, comunicação e marketing no varejo em diferentes canais, sempre com o objetivo de proporcionar a otimização de resultados. Em outras palavras, o conceito consiste em unir gestão à execução e mensuração de resultados. O grande diferencial deste conceito é o fato de ele trabalhar com uma visão sistêmica e não apenas com parte da informação.

Na África do Sul, há um case interessante que demonstra os benefícios da operação. Com a atuação de um projeto de fieldmarketing, a Coca-Cola implementou a solução, que atuou na armazenagem, distribuição, gestão, vendas e merchandising. O resultado do projeto foi um crescimento de 197% em volume de vendas.

No Brasil, o mercado de marketing no varejo é muito segmentado e por isso, em geral, as ações são pontuais. Devido a esta segmentação, a execução do plano estratégico traçado pelo marketing da indústria, nem sempre alcança o resultado efetivo e esperado.

O fieldmarketing, por trabalhar intrínseco ao DNA da empresa cliente, no que se refere aos objetivos traçados, desenvolve um projeto complexo e focado, não apenas na execução, mas no alinhamento de estratégia, alcance de metas e de resultados propostos.

Na Índia, há um case que traz números significativos de um projeto desenvolvido para uma marca de maquiagem. A operação em questão envolveu desde a positivação dos displays em lojas, contratação e treinamento de promotoras, updating de produtos e vendas, manutenção das ações de merchandising e gerenciamento de estoque, até a competitividade da marca no mercado. Com o projeto, foi possível reduzir em 14% o custo efetivo de operação, garantir 97% de crescimento em vendas e aumentar a presença de produto na gôndola de 50% para 80%, evitando a ruptura.

Na prática, o fieldmarketing responsabiliza-se pela aplicação da estratégia no ponto de venda, podendo mensurar e garantir a efetividade do negócio proposto, por meio da tecnologia e da qualificação de profissionais que atuam neste segmento.

A tecnologia está muito ligada ao resultado final de projetos de fieldmarketing. É por meio dela que as informações estratégicas são repassadas à diretoria e é possível enxergar todo o cenário da ação, o que beneficia a tomada de decisão rápida e assertiva.

A estratégia utilizada para compor as diferentes necessidades e metas do projeto é um dos principais diferenciais do conceito. Devido à estrutura organizada para operação, o fieldmarketing resulta em uma execução mais eficaz e no aumento da presença da marca no ponto de venda. A entrega de resultados é mais consistente e há mais valor agregado à marca.

Da indústria ao ponto de venda e do ponto de venda ao convencimento do shopper, o fieldmarketing opera para melhorar o desempenho do varejo e alavancar a venda de determinada marca ou produto.

O fieldmarketing, com absoluta certeza, vem para revolucionar as relações da indústria com o varejo e do varejo com o consumidor final. Por fazer parte de um conceito macro, mas que opera em cada etapa do processo, o fieldmarketing poderá oferecer uma nova perspectiva para os negócios e para o varejo no País.


Jeferson Cheriegate é CEO LATAM da Smollan, empresa líder em fieldmarketing no mundo.

O que sua loja tem que as outras não têm?

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Poucas lojas podem ter exclusividade na venda de determinada marca ou produto. Geralmente, o cliente encontra o que necessita em inúmeros estabelecimentos. Conforto, boas instalações e mostruário atrativo também estão presentes na maioria dos lugares. Preços e condições de venda também são encontrados em todas as lojas. Serviço de pronta-entrega, assistência ao cliente e acompanhamento de possíveis problemas com atendimento, produtos ou serviços, também devem fazer parte de todas as experiências de compras.

Como, então, surpreender? Qual o diferencial que a sua loja deve ter para atrair clientes, fidelizar nas vendas e aumentar o faturamento? Como alcançar lugar de destaque neste cenário diversificado e amplo? A resposta é simples e direta: você.

O ingrediente secreto, que faz a sua loja ser diferente aos olhos do cliente, é você. O capital humano é o que pode ser o diferencial e especial de sua loja para o cliente. De nada bastam números atrativos, balcões organizados e diversidade de produto se aquela pessoa que atender o cliente não buscar, permanentemente, a excelência em seu serviço. O cliente abrirá mão de qualidade, preço baixo e diversidade se não for bem atendido.

Você é quem deve estar sempre disposto ao trabalho, negociar, sabendo que deve sempre buscar o melhor atendimento. Você tem o poder de motivar sua equipe. Cative o cliente, deixando-o satisfeito com a atenção e a cordialidade que lhe foi dispensada. Busque a análise de crédito de forma a garantir o retorno do capital e manter as cobranças em dia. Somente assim garante-se a satisfação da empresa e do cliente.

Lembre-se que, para a loja, é muito importante conquistar boas vendas, bons serviços, bons métodos de trabalho. Mas, sobretudo, funcionários como você tem um valor primordial no desenvolvimento da loja. Você é ponto-chave no desenvolvimento de sua empresa.

Quando você atende um cliente, passa a representar a loja. E, para o cliente, uma empresa especial, no meio de tantas outras, tem tudo, mas não tem você.

Walmiro Souza é instrutor no Instituto CDL.

Itabuna e Ilhéus sofrem perda de ICMS

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 As prefeituras de Itabuna e Ilhéus iniciaram o ano com menos dinheiro do ICMS em caixa. De acordo com a Secretaria Estadual da Fazenda, o primeiro município perdeu quase R$ 1 milhão em janeiro.

No primeiro mês deste ano foram repassados para Itabuna R$ 4.220.889. No mesmo período de 2012 o município recebeu R$ 5.194.126. Para Ilhéus foram repassados, em janeiro, R$ 2.904.345. No mesmo mês de 2012 foram R$ 3.602.000.

Outros municípios da região que receberam menos dinheiro do ICMS são Almadina, Arataca, Buerarema, Camacan, Santa Luzia, Ibicaraí, Coaraci, São José da Vitória e Itaju do Colônia. Almadina, por exemplo, perdeu R$ 30 mil em janeiro.

Em Arataca a perda foi maior, de R$ 53 mil. Já o repasse para Camacan baixou de R$ 372.848 para R$ 292.272.

5 dicas de marketing com baixo custo para PMEs

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Toda empresa vive de lucro, mas para isso, é necessário vender. Quando falamos em vendas, logo vem a pergunta principal: como fazer isso? O marketing é a área na qual as empresas encontram as melhores ferramentas e técnicas para fazer com que seu negócio seja lucrativo, seja no relacionamento de varejo ou empresarial.

De acordo com Guilherme Evangelista, empreendedor e especialista em Marketing de Varejo, para as PMEs o cenário é mais crítico, pois, muitas vezes, existem verbas muito pequenas para estas aplicações e errar pode ser fatal devido ao pequeno fluxo de caixa.

Por isso, o Pensando Grande trouxe cinco dicas fundamentais de como começar a organizar o marketing da sua empresa, gastando pouco.

Primeiro, precisamos entender que o marketing não é apenas divulgação. É um conjunto de ações que atende várias áreas da empresa e seus clientes. Para os clientes, por definição básica, a função é de determinar quais produtos ou serviços são capazes de atender as necessidades das pessoas em determinados grupos sociais e econômicos.

São quatro os princípios do marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção. Mas, hoje, trataremos de um dos itens da Promoção que é a Comunicação em Marketing.

Comunicação, do latim communicare, significa “por em comum”. Ou seja, uma comunicação da sua empresa é colocar o seu cliente em sintonia com o seus valores, produtos ou serviços.

Existem diversas formas de fazer esta comunicação. Vamos dar cinco dicas de como fazer isso de forma eficaz.

1)      Pesquise. Descubra quem é seu cliente, onde ele está e porque ele precisa do seu produto. Sabendo disso não perderá tempo e dinheiro tentando vender algo pra alguém que não precisa.

2)      Divulgue. Hoje em dia existem dezenas de meios de divulgação, alguns inclusive têm menores custos, como panfletos e jornais de bairro. Você também pode utilizar jornais de grande circulação, rádio ou até mesmo televisão. Estes últimos demandam maior investimento, mas quando bem produzidos e direcionados ao seu público corretamente, trarão alto retorno.

3)      Atenda bem. Esse é um ponto controverso da maioria das empresas. Muitas investem quase todos os recursos em produtos, pesquisa e divulgação, mas quando um novo cliente ou até mesmo consumidor fiel precisa da sua empresa eles são atendidos por pessoas de baixa qualificação ou remuneração. Qualifique, remunere bem e exija alto desempenho do seu atendimento, mesmo que seja da sua telefonista ou secretária. Quando um cliente precisa da sua empresa, esse atendimento é o seu primeiro contato. É lá onde tudo começa. Não erre achando que isso é função apenas dos vendedores. No atendimento é que começa o relacionamento entre sua empresa e o cliente.

4)      Transforme seus produtos em serviços. Hoje não basta mais ter um bom produto, é necessário que se entregue ao cliente algo a mais. Surpreenda! Existem diversas formas de ser feito. São várias opções, como: instalações gratuitas, manutenções preventivas, melhorias gratuitas e tudo que fará seu cliente ser surpreendido de tempos em tempos e nem imaginar em trocar de fornecedor.

5)      Tenha presença digital. O Brasil talvez não tenha o maior número de internautas do mundo em relação a sua população, mas com certeza é o um dos países mais apaixonados por internet. Esqueça o preconceito! Ainda engatinhamos neste meio e quem já inseriu sua empresa no mundo digital já começa a colher os frutos. Mídias tradicionais e catálogos já estão migrando. A lista telefônica vai diminuindo enquanto buscadores como o Bing crescem.

Mas um detalhe: sites como conhecemos estão com os dias contados. Atualmente, as plataformas sociais oferecem espaços para manter a marca da sua empresa fazendo sua divulgação e o melhor, promovendo o relacionamento com o cliente.

Essas dicas dão uma visão geral do que sua empresa pode trabalhar em alguns pontos de marketing. Claro que não é tão simples, mas desenvolvendo os pontos tenha a certeza que a rentabilidade da sua empresa aumentará e o seus clientes ficarão mais satisfeitos.