MINISTRO DAS COMUNICAÇÕES ENTREGA PROJETO CIDADE DIGITAL EM ITABUNA

O prefeito Claudevane Leite receberá oficialmente do Ministério das Comunicações o Projeto Cidade Digital, em solenidade contando com a presença do ministro Ricardo Berzoini e outras autoridades, no próximo dia 27 em Itabuna. Mesmo estando em funcionamento desde o ano passado, com 14 pontos de acesso, dos quais três públicos, ainda faltava a certificação do Instituto Nacional de Metrologia - Inmetro - para a oficialização do serviço.

xbrc24fh3 35m90q7j2i file

cerimônia para assinatura do termo de doação do Projeto Cidade Digital ao município está prevista para as 16 na Praça Otávio Mangabeira (Camacan), que é um dos pontos públicos de acesso gratuito à internet pelos cidadãos no centro da cidade. Antes da solenidade de transferência do controle e administração do projeto, o ministro Ricardo Berzoini, técnicos do Ministério das Comunicações e o prefeito Claudevane Leita visitarão a Policlínica 2 de Julho, na Avenida Inácio Tosta Filho, um dos pontos de acesso do governo (PAG).

Na Policlínica, a comitiva acompanhará o funcionamento da internet de banda larga, que está garantindo mais agilidade na emissão de exames laboratoriais e marcação de consultas médicas à população. Dentre pontos governamentais de acesso já atendidos pelo projeto estão secretarias municipais da Saúde, Esportes e Recreação e Transportes e Trânsito, além da Guarda Civil Municipal, 15º Batalhão de Polícia Militar, Samu-192, Hospital de Base e o Centro Administrativo Firmino Alves, no São Caetano.
Fórum

No mesmo dia 27 também será realizado um fórum sobre a sustentabilidade do projeto Cidade Digital com a participação de representantes de 33 municípios baianos em que o sistema de internet de banda larga já está em funcionamento ou em fase de implantação. O evento, cujo local ainda vai ser definido, contará com a participação do chefe do Departamento de Infraestrutura de Tecnologia do Ministério das Comunicações, Américo Bernardes.

Durante o fórum, técnicos da Prefeitura de Itabuna vão fazer um balanço do que foi feito, o que está sendo executado e as próximas ações do Cidade Digital, além de apresentado o projeto GigaSul, que prevê a instalação de novos pontos de acesso na cidade e expansão de internet banda larga para municípios circunvizinhos. As medidas são para melhorar os serviços de acesso à internet e para viabilizar e manter o funcionamento do Cidade Digital, cujo custos de manutenção passam para o município de Itabuna.

De acordo com a Secretaria de Planejamento e Tecnologia de Itabuna, o GigaSul será desenvolvido em parceria com entidades e instituições públicas como Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) e Associação dos Municípios do Sul da Bahia (AMURC).

Fonte: http://prefeituradeitabuna.com.br/

Prefeitura de Itabuna oferece imagens ao vivo da cidade

O cidadão que acessar o site da Prefeitura pode acompanhar, ao vivo, o que se passa em quatro pontos estratégicos da cidade. O material é disponibilizado pela Oxente Virtual. As imagens, transmitidas 24 horas por dia, mostram a movimentação nas avenidas do Cinquentenário, Ilhéus, Aziz Maron e Praça Adami. As quatro câmeras de alta resolução, boa captação noturna alcançam mais de 600 metros. Para ver o que está acontecendo nos quatro pontos basta clicar no ícone das câmeras ao vivo na página principal do site da Prefeitura ou copiar e colar o link: http://prefeituradeitabuna.com.br/servicos/cameras-ao-vivo.html.

Segundo Alessandro Dantas, diretor da Oxente e responsável pela funcionalidade do site da Prefeitura, o sistema foi criado com finalidade de proporcionar informações complementares sobre situações de trânsito nas avenidas, condições climáticas e outros detalhes das localidades abrangidas, funcionando, inclusive, como uma ferramenta de monitoramente de segurança, embora não seja este o objetivo primordial das câmeras. O serviço serve não apenas para os residentes de Itabuna, mas quem pretende visitar a cidade tem um ótimo instrumento de informação e avaliação.

As câmeras instaladas nas avenidas e na principal praça da cidade enviam o sinal diretamente para o servidor operacional que o reenvia para o site da Prefeitura na internet, em tempo real. "Não existe gravação das imagens, toda a captação é realizada de maneira instantânea. De certa forma é uma maneira de a Prefeitura disponibilizar informações sobre os pontos onde as imagens são captadas durante todo o dia", explica Alessandro Dantas.

A empresa já está viabilizando a ampliação do serviço, com a instalação de seis novas câmeras em outros pontos da cidade. "Até julho de 2015 novas câmeras serão acrescentadas ao serviço de distribuição das imagens, ampliando dessa forma a prestação de serviços à população", explica Alessandro.

________________

Prefeitura de Itabuna

Secretaria Municipal de Comunicação

Texto: Alline Meira

Fotos: Divulgação

Itabuna gerou 88 empregos em junho

Itabuna gerou 88 novos empregos com carteira assinada em junho, segundo o Ministério do Trabalho. O saldo positivo foi puxado pelos setores da indústria de transformação, serviços e construção civil.

O maior gerador de novos empregos no mês passado foi o setor de serviços, que abriu 66 novos postos de trabalho. A indústria abriu 41 e a construção civil outros 21.

O saldo em junho não foi melhor por causa do comércio, que eliminou 35 vagas. A administração pública também contribuiu, com o corte de 6 postos de trabalho.

Nos seis primeiros meses de 2014, Itabuna gerou 461 novos empregos. Nesse período, a construção civil retomou as contratações. Foram 220 novos empregos. A indústria abriu 181 novas vagas.

FIEB e Prefeitura discutem importância de Itabuna como centro de logística

O prefeito Claudevane Leite, recebeu nesta quarta-feira dirigentes da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), tendo à frente o 1º vice-presidente da instituição, Ricardo Alban, que vieram a Itabuna apresentar os projetos de interiorização e de uma unidade do Complexo Sesi/Senai. na rodovia Ilhéus-Itabuna. Durante a reunião os representes da FIEB destacaram que a visão da federação é de longo prazo, considerando que Itabuna tem um grande potencial de desenvolvimento, a partir das políticas de estímulo do governo local, que vem apoiando o segmento empresarial, notadamente de micro e pequenas empresas, buscando a atração de novos investimentos.

Segundo Ricado Alban, a FIEB quer ajudar a compensar uma dívida que a Bahia tem com a região e com Itabuna que, por muitos anos, sustentaram a economia do estado. "Estamos ao lado das administrações que desejam promover o desenvolvimento econômico e social, por meio do estímulo ao investimento", afirmou Alban, destacando que a FIEB quer tornar-se mais efetiva na região, oferecendo cursos e preparação técnica, atendendo a demanda social de emprego, na formação profissional para o mercado. A FIEB vislumbra que Itabuna ganhará mais impulso com a chegada do Porto Sul e da Ferrovia Oeste Leste.

Compartilhando da mesma projeção, Vane incluiu como vetores de desenvolvimento a médio prazo, a chegada da Universidade Federal do Sul da Bahia e do gás natural. O prefeito disse que o planejamento municipal antevê para Itabuna, pela sua posição regional e a passagem de duas rodovias, a implantação de um polo de logística, que vem sendo avaliado e apoiado pela administração, com apoio das entidades de classe do município e - segundo o dirigente da instituição - também pela FIEB, já que, afirmou Alban, Itabuna faz parte da estratégia de interiorização e desenvolvimento da indústria desenvolvida pela federação.

Já o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, José Humberto Martins, lembrou a criação do Programa Municipal de Desenvolvimento Industrial no ano passado e da doação recente pela Prefeitura de duas áreas no Centro Industrial, que somam 138 mil metros quadrados, para a implantação de 22 empresas de diversos segmentos, que deverão gerar 1.300 empregos diretos e outros 1.650 indiretos. As áreas ficam às margens da BR-415, nas proximidades da Universidade Federal do Sul da Bahia, em Ferradas.

O COMPLEXO SESI/SENAI

Os dirigentes da FIEB apresentaram ao prefeito o projeto de construção da Unidade Integrada Sul, no Km 13 da rodovia BR-415, no trecho Ilhéus-Itabuna. Segundo Ricardo Alban, a unidade está sendo construída para atender à demanda das indústrias instaladas no sul da Bahia. Terá área construída de 6.662 metros quadrados e deverá ser inaugurada já no próximo ano. O início das obras só depende apenas da liberação dos órgãos ambientais.

O complexo custará R$ 18,6 milhões e contará com dois prédios. Em um deles vai funcionar o Serviço Social da Indústria (SESI), que prestará atendimentos nas áreas de saúde e educação. A unidade contará com 11 consultórios médicos, dois consultórios odontológicos, raios-x, sete salas de aula e quatro laboratórios. O outro prédio será do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e terá com 11 salas de aula, sete laboratórios e galpão para as aulas práticas para atendimento na área de educação profissional, incluindo o PRONATEC.

Além dos dirigentes da FIEB, participaram do encontro o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), Luiz Ribeiro, os secretários municipais Marcos Monteiro, do Desenvolvimento Urbano, e Lanns Almeida Filho, da Agricultura e Meio Ambiente; além de empresários locais e assessores da federação industrial baiana.

___________________

Prefeitura de Itabuna