3 dicas para ter sucesso nos negócios nos próximos anos

A tecnologia invadiu a vida das pessoas e os empreendedores devem estar preparados para lidar com isso

martha1
Em palestra neste domingo (21), durante a Feira do Empreendedor 2016, Martha Gabriel, autora do livro Marketing na Era Digital e doutora em Artes pela USP, destacou três características que uma pessoa precisa ter para ter sucesso no século XXI.

Segundo Martha, a tecnologia invadiu a vida das pessoas nos últimos anos e deixou tudo mais acelerado. "Enquanto a humanidade se desenvolve linearmente, as inovações crescem de forma exponencial, e para acompanhar isso é preciso ter três características", diz.

Saiba quais são:

Pensamento crítico

Martha disse que hoje somos sobrecarregados de informação e que, por causa disso, ficamos com preguiça de pensar. "Nas mídias digitais, todos ficam fechados nas suas bolhas vendo as mesmas coisas e conversando com as mesmas pessoas. Isso faz com que paremos de analisar os processos a nossa volta, o que diminui nossa capacidade de tomar decisões", diz.

A palestrante afirma que esse tipo de comportamento torna as pessoas mais violentas a opiniões contrárias. "É preciso seguir o diferente também. O mundo muda muito rápido e não dá tempo para esperar alguém te explicar o que mudou. A partir da hora que se tem pensamento critico é que se consegue enxergar uma nova oportunidade", afirma.

Criatividade

Uma oportunidade por si só não significa muita coisa. Analisar tudo o que existe em torno e encontrar algo útil é bom, mas é preciso ser criativo para aproveitar o potencial de uma oportunidade.

"Infelizmente, não fomos ensinados a ser criativo nas escolas. Desde pequenos, aprendemos a repetir o que nos é mostrado, e precisamos romper com isso para nos tornar mais criativos", diz.

Conexão

Não adianta ser criativo e ter uma ideia se ela não for colocada em prática. Mas, para isso, Martha diz que é preciso estar atento a tudo de novo que aparece no mundo. "É importante estar conectado às novas tecnologias e às pessoas a nossa volta. Isso nos ajuda a entender as ferramentas que temos e o contexto em que elas estão.", diz.

Segundo a pesquisadora, esse tipo de atitude ajuda uma pessoa a enxergar as possibilidade criativas de uma ideia. "Quem sabe usar a tecnologia está na frente, mas quem não sabe está ferrado. Não adianta ter a ideia e os recursos, sem saber usar. Por isso é preciso acompanhar tudo que sai de novo por aí".

Fonte: revistapegn.globo.com