Os consumidores pretendem gastar mais neste Natal, mostra pesquisa realizada pela Anefac (Associação Nacional dos E"/>

Intenção de gastos dos consumidores para o Natal aumenta neste ano

Postado em Varejo

intenção-de-gastos-dos-consumidores-para-o-natal-aumenta-neste-ano
Os consumidores pretendem gastar mais neste Natal, mostra pesquisa realizada pela Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), divulgada no último dia 08/11.

De acordo com a pesquisa, o número de consumidores que pretendem gastar até R$ 100 caiu entre 2009 e este ano, uma vez que no ano passado 12% dos consumidores tinham esse valor como limite. Neste ano, apenas 10% querem gastar esse valor.

Por outro lado, a intenção de gastar acima de R$ 100 aumentou. A maior parcela da população, 35%, pretende gastar entre R$ 200 e R$ 500. No ano passado, 34% dos consumidores tinham essa intenção. E em 2008, 31% pretendiam gastar dentro dessa faixa de valor.

Considerando aqueles que querem gastar entre R$ 100 e R$ 200, o percentual passou de 21%, em 2009, para 22%, neste ano. Em 2008, 19% tinham essa intenção.

Para a Associação, a melhora da economia e, por consequência, o aumento do emprego e da renda são os principais motivos que devem levar os consumidores a ter esse comportamento. De maneira geral, 67% dos consumidores pretendem gastar no Natal até R$ 500, o mesmo percentual registrado no ano passado.

Outros valores

Considerando as faixas de valores acima de R$ 500, é possível perceber que, de maneira geral, houve queda na intenção de gastos, considerando os últimos dois anos. Para se ter uma ideia, o percentual de consumidores que pretendem gastar entre R$ 1 mil e R$ 2 mil é de 12% neste ano. Em 2008, 14% tinham essa intenção.

Pagamento

Para pagar as compras de Natal, os consumidores devem utilizar tanto os recursos do décimo terceiro salário, como financiamentos. Na hora de passar no caixa, 80% dos consumidores devem pagar as compras com cartão de crédito. No ano passado, esse percentual era de 77%.

Na lista das formas de pagamento que devem ser utilizadas para quitar as compras de Natal, 74% dos consumidores disseram que pretendem comprar à vista. Já as compras feitas por meio de carnês foram citadas por 39% dos entrevistados e 22% disseram que devem pagar os presentes com financiamentos bancários.

Fonte: Info Money Pessoal
intenção-de-gastos-dos-consumidores-para-o-natal-aumenta-neste-ano