5 dicas de marketing com baixo custo para PMEs

Postado em Varejo

Toda empresa vive de lucro, mas para isso, é necessário vender. Quando falamos em vendas, logo vem a pergunta principal: como fazer isso? O marketing é a área na qual as empresas encontram as melhores ferramentas e técnicas para fazer com que seu negócio seja lucrativo, seja no relacionamento de varejo ou empresarial.

De acordo com Guilherme Evangelista, empreendedor e especialista em Marketing de Varejo, para as PMEs o cenário é mais crítico, pois, muitas vezes, existem verbas muito pequenas para estas aplicações e errar pode ser fatal devido ao pequeno fluxo de caixa.

Por isso, o Pensando Grande trouxe cinco dicas fundamentais de como começar a organizar o marketing da sua empresa, gastando pouco.

Primeiro, precisamos entender que o marketing não é apenas divulgação. É um conjunto de ações que atende várias áreas da empresa e seus clientes. Para os clientes, por definição básica, a função é de determinar quais produtos ou serviços são capazes de atender as necessidades das pessoas em determinados grupos sociais e econômicos.

São quatro os princípios do marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção. Mas, hoje, trataremos de um dos itens da Promoção que é a Comunicação em Marketing.

Comunicação, do latim communicare, significa “por em comum”. Ou seja, uma comunicação da sua empresa é colocar o seu cliente em sintonia com o seus valores, produtos ou serviços.

Existem diversas formas de fazer esta comunicação. Vamos dar cinco dicas de como fazer isso de forma eficaz.

1)      Pesquise. Descubra quem é seu cliente, onde ele está e porque ele precisa do seu produto. Sabendo disso não perderá tempo e dinheiro tentando vender algo pra alguém que não precisa.

2)      Divulgue. Hoje em dia existem dezenas de meios de divulgação, alguns inclusive têm menores custos, como panfletos e jornais de bairro. Você também pode utilizar jornais de grande circulação, rádio ou até mesmo televisão. Estes últimos demandam maior investimento, mas quando bem produzidos e direcionados ao seu público corretamente, trarão alto retorno.

3)      Atenda bem. Esse é um ponto controverso da maioria das empresas. Muitas investem quase todos os recursos em produtos, pesquisa e divulgação, mas quando um novo cliente ou até mesmo consumidor fiel precisa da sua empresa eles são atendidos por pessoas de baixa qualificação ou remuneração. Qualifique, remunere bem e exija alto desempenho do seu atendimento, mesmo que seja da sua telefonista ou secretária. Quando um cliente precisa da sua empresa, esse atendimento é o seu primeiro contato. É lá onde tudo começa. Não erre achando que isso é função apenas dos vendedores. No atendimento é que começa o relacionamento entre sua empresa e o cliente.

4)      Transforme seus produtos em serviços. Hoje não basta mais ter um bom produto, é necessário que se entregue ao cliente algo a mais. Surpreenda! Existem diversas formas de ser feito. São várias opções, como: instalações gratuitas, manutenções preventivas, melhorias gratuitas e tudo que fará seu cliente ser surpreendido de tempos em tempos e nem imaginar em trocar de fornecedor.

5)      Tenha presença digital. O Brasil talvez não tenha o maior número de internautas do mundo em relação a sua população, mas com certeza é o um dos países mais apaixonados por internet. Esqueça o preconceito! Ainda engatinhamos neste meio e quem já inseriu sua empresa no mundo digital já começa a colher os frutos. Mídias tradicionais e catálogos já estão migrando. A lista telefônica vai diminuindo enquanto buscadores como o Bing crescem.

Mas um detalhe: sites como conhecemos estão com os dias contados. Atualmente, as plataformas sociais oferecem espaços para manter a marca da sua empresa fazendo sua divulgação e o melhor, promovendo o relacionamento com o cliente.

Essas dicas dão uma visão geral do que sua empresa pode trabalhar em alguns pontos de marketing. Claro que não é tão simples, mas desenvolvendo os pontos tenha a certeza que a rentabilidade da sua empresa aumentará e o seus clientes ficarão mais satisfeitos.

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