Ao considerar decisivo o apoio do Governo Municipal e dos empresários ao Projeto do Fórum de Lideran&"/>

ACI quer fortalecer Fórum Empresarial

Postado em Itabuna

aci-quer-fortalecer-fórum-empresarial

Ao considerar decisivo o apoio do Governo Municipal e dos empresários ao Projeto do Fórum de Lideranças Empresariais que chega à 9ª edição, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, Eduardo Fontes Neto, destacou a vontade do prefeito Capitão Azevedo em contribuir para o desenvolvimento do município e da região. Destacou a proposta de sua transformação num fórum permanente de debates e de solução para problemas regionais.

Eduardo Fontes defendeu o projeto da duplicação da BR-415, trecho Ilhéus-Itabuna, que acaba de ser incluído no orçamento da União para o próximo ano, através de uma emenda da bancada baiana no Congresso Nacional e que aparece como uma opção para ampliar a integração das duas maiores cidades da região, a qual também se beneficia com o complexo intermodal formado pelo Porto Sul, Ferrovia Oeste-Leste, ZPE de Ilhéus e um aeroporto internacional.

Ele destacou, ainda, a agenda de debates que vem promovendo com a participação de políticos, empresários e técnicos para debater as oportunidades geradas a partir do sistema em fase de implantação, que deverá gerar empregos e novas alternativas para Itabuna como um dos polos regionais de negócios e serviços, com ênfase para as áreas de educação e saúde.

Bamin

O vice-presidente da Bahia Mineração (Bamin), Clóvis Torres Júnior, destacou que o Projeto Pedra de Ferro será um dos maiores e mais sólidos do estado da Bahia, com o aproveitamento do minério de ferro produzido na região de Caetité, município com 46 mil habitantes, no Sudoeste baiano, para produzir inicialmente dois milhões de toneladas de minério de ferro por ano. As obras, que acabam de receber o licenciamento para a mina, adutora e a planta, serão realizadas a partir do primeiro trimestre de 2010.

Ele explica que o projeto iniciado em 2007 será formado por um sistema de captação de água industrial, a partir de uma adutora com 145 quilômetros de extensão do rio São Francisco até Caetité. As obras incluem ainda linhas de transmissão de energia, mina e uma usina de concentração, além de uma logística de transporte ferroviário de mais de 525 km e um terminal de embarque privativo offshore ligado a uma retroárea, no Porto Sul, na Ponta da Tulha, próximo à Ilhéus.

Para Clóvis Torres Júnior, o projeto prevê uma ampliação das exportações baiana, que hoje tem uma movimentação de cargas de 11 milhões de toneladas, enquanto somente o novo porto deverá chegar a 40 milhões de toneladas através de uma operação compartilhada e que possibilitará também o embarque de grãos, granitos e mármores: “A própria ferrovia mudará a face da Bahia e deverá se transformar num vetor importante para o desenvolvimento econômico regional”, complementou.

Um outro aspecto ressaltado pelo vice-presidente da Bamin é que a região Sul da Bahia deverá se beneficiar também o Projeto da Mirabela, em Ipiaú, voltado para a produção de níquel, além de atrair investimentos em toda a sua cadeia produtiva, o que envolve os segmentos de comércio, de prestação de serviços e indústria.

Anunciou, ainda, que o Projeto Pedra de Ferro, com um investimento previsto de US$ 1,8 bilhões, se propõe a aproveitar mão-de-obra da própria região, investindo inclusive na sua capacitação. A operação começará a partir de 2012, com a integração da mina, barragem de disposição de rejeitos, usina de beneficiamento, terminal ferroviário e de embarque na Ponta da Tulha, a 14 quilômetros de Ilhéus e a 14 de Itacaré.

aci-quer-fortalecer-fórum-empresarial

Bamin