Comércio de Itabuna tem saldo negativo de 227 vagas

Postado em Itabuna

nos cinco primeiros meses do ano, confirmando a grave crise no setor. Os dados, divulgados na quinta-feira, 21, pelo Ministério do Trabalho e Empregos, mostram que não só comércio, mas também a indústria de transformação enfrenta dificuldades. itabuna

Os dois setores fecharam, no mês passado, 84 vagas formais. No comércio foram eliminados 57 postos de trabalho e na indústria outros 27. O primeiro setor é o de pior desempenho no ano, com 1.487 contratações e 1.714 demissões, o que significa a eliminação de 227 vagas.

O segundo lugar em saldo negativo foi do setor agropecuário, que acabou com 61 empregos. Na indústria de transformação, foram fechados outros 41 postos de trabalho com carteira assinada.

“Desde dezembro que procuro emprego. Em quase todo o lugar que vou deixo curriculum, mas está muito difícil. Nem os festejos juninos fizeram com que encontrasse pelo menos um temporário”, conta Elizabete de Souza.

A vizinha dela, Maristela Pimentel, está na mesma situação e lamenta por não ter investido na educação ou qualificação profissional. “Hoje, vejo como está a competição e o ensino médio não é nada. Quando voltar ao mercado de trabalho, vou me preparar para entrar para a faculdade”.

Não posso mais perder tempo. Até os qualificados estão tendo dificuldade, quanto mais eu”.

Construção

Os dados do Ministério do Trabalho mostram que as empresas instaladas em Itabuna contrataram 866 trabalhadores no mês passado e demitiram 886, o que significou a eliminação de 20 vagas. O resultado não foi ainda pior por causa da construção civil, que teve saldo de 37 postos.

É exatamente o bom desempenho desse setor que não permitiu que o saldo ficasse negativo neste ano. A construção civil contratou 866 trabalhadores e demitiu 557, o que resultou em saldo de 309 vagas com carteira assinada. As empresas do setor de serviços ficaram com 78 empregos.

Entre janeiro e maio, Itabuna teve saldo de apenas 71 vagas. Nos últimos 12 meses foram 12.789 contratações e 12.194 demissões, com saldo de 595 vagas. De acordo com os dados oficiais, é o pior desempenho apresentado pelo município nos últimos quatro anos.

Em Ilhéus

Em Ilhéus, o prejuízo foi menor que em Itabuna, com as empresas instaladas no município registrando saldo de 815 postos de trabalho formais no acumulado de 12 meses. Os destaques no período foram a construção civil, comércio e serviços.

No último setor, o saldo foi de 266 empregos formais. O comércio foi o que mais contratou, com saldo de 344 vagas, mostrando desempenho muito melhor que o de Itabuna, apesar deste sempre ter sido mais forte. Pelo menos antes desta gestão de prefeito.

O segundo melhor setor foi o de serviços, com 266 novos postos de trabalho. Entre janeiro e maio deste ano, o melhor desempenho foi da construção civil, com saldo de 104 empregos com carteira assinada. A agropecuária vem em segundo lugar, com 47 vagas.

O saldo no ano é de 92 postos de trabalho. Mas no mês passado Ilhéus não teve bom desempenho, eliminando nove vagas. Em maio, a construção civil e serviços foram os que tiveram os piores resultados, eliminando, juntos, 73 empregos.