Sindicom Reinvidica Segurança para Itabuna

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Diante do aumento das ocorrências de assaltos no comércio do centro e dos bairros de Itabuna, o SINDICOM, representado pelo seu presidente Eduardo Carqueja, junto com os diretores Ednaldo Velanes Júnior e José Adauto Vieira, este também representando o presidente da ACI Luiz Ribeiro, além de Jorge Braga da CDL, Wenceslau Junior vice-prefeito, José Humberto, secretário de Indústria e Comércio e vários empresários, estiveram no último dia 28 em reunião no comando do 15º Batalhão da Polícia Militar para cobrar ações efetivas e urgentes para enfrentar esta situação que assusta a todos.

Depois de ouvir dos empresários os relatos das inúmeras ocorrências inclusive tendo como vítimas alguns dos presentes, o Comandante Ubiraci Barbosa falou de forma franca das dificuldades que a PM tem enfrentado por falta de um efetivo em número suficiente para cobrir toda a cidade. Mas mesmo diante dessas dificuldades tomará providências para direcionar o policiamento para os locais mais vulneráveis, além de solicitar do comando geral em Salvador recursos para o pagamento de horas extras e assim manter os policiais mais tempo nas ruas. O Vice Prefeito Wenceslau se comprometeu em colocar a guarda municipal ajudando a Polícia Militar no patrulhamento das ruas do centro e que em médio prazo a prefeitura vai envidar esforços para a recuperação do vídeo monitoramento. Ao final o comandante anotou os telefones e email de todos para que haja contato permanente de possíveis ocorrências.

Os dirigentes empresariais e os secretários municipais José Humberto Martins e Wenceslau Junior também se reuniram com o titular da 6º coordenadoria de Policia do interior Drº Evy Paternostro, para cobrar, mas celeridade nas investigações das ocorrências. O coordenador drº Evy Paternostro depois de ouvir as reivindicações, falou de falta de Juiz na 1º e 2º Vara de Crime, Execução e Júri, e solicitou que há sociedade organizada através das entidades, reivindique do tribunal de Justiça da Bahia Juízes paras as Varas citadas.
 

Falta de estacionamento, atrapalha o comércio de Itabuna

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“O lojista sofre muito com a falta de estacionamento”.Afirma o presidente do Sindicom, José Adalto Vieira, que aprova uma ideia veiculada há algum tempo pelo jornalista Marcel Leal no programa Mesa Pra Dois, da rádio Morena FM (quartas, 15h). Adauto lembra que o Sindicom tinha um projeto semelhante e conversa também sobre as vendas deste ano, os projetos para o Natal, as necessidades do centro, o prejuízo causado pela greve dos bandos e o endividamento. Confira.

Como está a situação do comércio do ponto de vista financeiro neste ano?
O comércio está se ressentindo um pouco. Houve uma diminuição no ritmo. Muitos empresários estão se queixando e podemos observar alguns pontos fechados no centro, a exemplo da rua Paulino Vieira.

Como você analisa as datas comemorativas com relação ao ano passado?
A maioria diz que teve redução pequena. Outros dizem que conseguiram cobrir a inflação do período. O dia dos pais sempre foi uma data boa, o mês de junho também não foi tão ruim. Mas no ano passado foi melhor.

Você acredita que esse Natal será melhor?
Temos observado o comportamento do preço, a alta do dólar. Há um certo endividamento das pessoas, muita gente comprando em 10 ou 12 meses e isso faz com que pense um pouco antes de contrair novos débitos. Mas a gente tem que ser otimista e apostar todas as fichas.

Já tem alguma coisa em mente para a promoção de final de ano?
O diretor da Secretaria de Indústria e Comércio, Rosivaldo Pinheiro, nos levou um plano, reivindicação nossa. Foram mostradas algumas atrações e há um projeto de promoção de shows maiores, para atrair publico para o centro. Tem a a ornamentação, com o “Cidade de Luz”, para uma iluminação diferente, no centro e em alguns bairros.

Um comércio iluminado, bonito e criativo, atrai mais. Teremos vitrines?
Esperamos que as vitrines apareçam pelo menos nesse período natalino, com muita criatividade, iluminação e um clima de Natal verdadeiro, que é tão bonito, tão cheio de harmonia, uma data muito especial. Mas um problema é o comércio ambulante.

Tem muita gente que vem de fora, sem compromisso com impostos ou empregos?
Tem. Itabuna é um polo que atrai consumidores de toda parte. Isso faz com que outros vendedores também venham. Mas é preciso que a prefeitura imponha regras. Há um projeto do shopping popular. Os ambulantes tem que ser colocados em local bom, que não prejudique a eles próprios e nem aos outros. E cabe à prefeitura não permitir que se ocupem outros locais.

Um problema grave é a falta de estacionamento. Existem saídas?
A praça Adami, sem os ambulantes, poderia servir para estacionamento. Hoje temos mais carros do que ruas e os empresários também precisam entender que não podem deixar mais seu carro em frente à loja. Espanta o cliente e quem perde é o comercio. O centro terá que ter estacionamento rotativo.

Tenho uma ideia radical já discutida aqui, de passaram um trator na Praça Camacan, fazer dois andares de estacionamento e a praça em cima.
É uma ideia muito interessante. Temos uma revista do Sindicom que mostra um projeto de como seria a praça Camacan no mesmo molde que você sugeriu.

Além da Zona Azul, você visualiza outro local para estacionamento no centro?
Sou muito favorável à sua ideia de estacionamento na praça. A da catedral também poderia ser assim. Não são projetos baratos, mas bem fundamentados temos verbas federais para isso.

Você acha que o comércio central se beneficiaria funcionando das 10 às 22 horas?
É uma proposta que deve ser considerada e discutida, embora os comerciantes não gostem. Abrindo mais tempo, as lojas precisariam de mais gente. Mas isso pode ser feito aos poucos. Abrindo às 9 e indo até às 20 horas já faria muita gente passar e comprar.

E em relação à abertura aos domingos?
Em Itabuna, o código de postura não prevê o funcionamento aos domingos. Temos o domingo que antecede o Natal, em que é aberto. Vamos discutir a convenção coletiva no próximo mês. Acredito que no inicio de novembro a gente possa fazer a divulgação. Houve um amadurecimento na relação com o sindicato.

O visitante reclama da sujeira do comércio. O que se fazer?
O primeiro passo é a conscientização das pessoas. Se não houver lixeira, cabe ao cidadão guardar seu lixo até encontrar uma adiante. Precisamos fazer uma campanha com os empresários para que ele não permita que o lixo da loja vá para a calçada. Pedimos à Sedur para recolher o lixo das lojas mais cedo, evitando que os catadores abram e espalhem o restante. Isso já está sendo feito.

Não seria o momento de fazer um “patrulhamento”?
Seria. A conscientização vem de casa. A maioria das pessoas joga o lixo na rua até inconscientemente. Até alguns funcionários jogam papel na rua. Outros varrem a calçada e encostam num canto. Muitas coisas dependem da consciência das pessoas. São hábitos que devem ser mudados.

Como está o sindicato em termo de filiados?
Conseguimos aumentar o numero, não tanto quanto gostaríamos. Não sei o que acontece com as pessoas. Quando há união de forças, a categoria se fortalece. Brigamos o tempo inteiro por melhorias e poderíamos ter mil associados, mas... Aproveito para convidar o empresário a visitar a sede e se envolver mais. Gostaria de ter mais competência para envolver mais pessoas, fazer com que elas despertem para a causa. Desejo muito que essa realidade mude em Itabuna.

A Copa do Mundo atrapalha ou ajuda o comércio?
Atrapalha um pouco. Nos dias de jogos o comércio para. Só os bares funcionam.

O que mais incomoda o comércio hoje?
A maior queixa é a segurança. Gostaria que o Governo do Estado tratasse melhor o vídeo monitoramento. Seria hora de ampliar pelo menos para 200 câmaras e ter mais uma ou duas dúzias de policiais monitorando para direcionar viaturas.

Vários bairros estão com o comercio forte. O da Mangabinha está fortalecido também?
Sim, e isso tem se espalhado por toda a parte. É sempre bom quando se fala no crescimento do comercio e hoje é uma tendência a setorização.

Curiosamente o bairro São Caetano abre aos domingos.
O São Caetano tem um comercio muito forte. As lojas maiores seguem uma regra para a abertura no domingo quando se usa mão de obra do empregado. Mas tem muita loja que é família.

A greve dos bancos está prejudicando o comércio?
Não há a menor dúvida que afeta o comercio como um todo. As pessoas sentem dificuldade para pagar contas, sacar dinheiro, os caixas eletrônicos nem sempre estão abastecidos. Duas greve de setores grandes, como a dos Correios, dificultam muito a vida do cidadão.

Como o comércio lida com a concorrência da internet?
Essa concorrência atrapalha muito, mas também é importante. Por isso, é preciso que as empresas preparem melhor suas equipes, o que faz o grande diferencial. É preciso pensar num consultor na loja, que troque informação, converse e saiba o que o cliente deseja e o produto que atende melhor ao perfil.

Prefeito decreta antecipação do feriado do Dia do Comerciário

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O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, assinou decreto antecipando do dia 30 para o dia 21 o feriado municipal do Dia do Comerciário, instituído pela Lei Municipal nº 1.794, de 30 de agosto de 1999. A decisão de Vane atende ao desejo expressado por comerciários e empresários por meio de suas entidades de classe.

Os sindicatos dos Comerciários de Itabuna, do Comércio Atacadista e Varejista de Itabuna e dos Supermercados e Atacados de Auto Serviço da Bahia; Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna – CDL e a Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, através de seus representantes legais, solicitaram, mediante ofício, a antecipação do feriado.

No decreto, há o reconhecimento de que o feriado municipal de 30 de outubro, estabelecido em lei, tem como finalidade prestar uma justa homenagem aos comerciários do Município de Itabuna, devendo o Poder Público Municipal possibilitar os meios necessários para que essa categoria de trabalhadores possa participar das festividades alusivas à referida data comemorativa.

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Prefeitura de Itabuna

Departamento de Comunicação Social

Relacionamento com o cliente. quem é o cliente?

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Primeira pergunta: quem é o cliente? Uma pessoa como nós, como nossos parentes, vizinhos e amigos. Bem, uma pessoa. Então vamos mudar de relacionamento com o cliente para relacionamento com as pessoas. Perceba que uma das grandes habilidades das pessoas que se relacionam bem é a espontaneidade. Veja também que para exercer um relacionamento capaz de gerar frutos existem vários pilares elementares.

Gostar de pessoas é um dos requisitos. As pessoas que gostam de pessoas são muito pouco julgadoras e procuram entendê-las da maneira que são, pois todos nós, em situações diferentes, acabamos expondo os pontos positivos e negativos. Normalmente, quando entrevisto candidatos, peço para colocarem três pontos positivos e três negativos sobre si mesmos. Costumo pedir primeiro os positivos, que saem com enorme facilidade e rapidez. Logo após, peço os negativos. Aí começam os pensamentos, as confusões, os famosos "veja bem". Muitas vezes, passam-se mais de cinco minutos e nem o primeiro ponto negativo sai. Esse comportamento é comum, pois as pessoas, principalmente os jovens, pouco se avaliam.

Se eu perguntar a um amigo dessas pessoas, os pontos negativos sairão aos montes e rapidamente! Isso mostra o quanto julgamos e o quão pouco nos avaliamos de verdade.

É preciso, sempre, avaliar com antecedência as necessidades esperadas das pessoas, pois características não são defeitos. Por exemplo, no geral gostamos mais de pessoas que ouvem àquelas que falam, pessoas sorridentes às soturnas, pessoas estáveis às alteradas, mas sabemos que está longe do nosso alcance sermos da maneira que gostaríamos. Sendo assim, a habilidade de nos esforçar para compreender mais as pessoas é fundamental.

Muitas vezes acabamos deixando de conhecer pessoas fantásticas por preconceito relacionado a características muito pequenas. Conheço algumas pessoas fantásticas das quais nunca consegui enxergar os dentes em um sorriso. Há também pessoas com um grande coração que não conseguem sequer olhar nos olhos, tamanha a submissão (não vamos confundir humildade com submissão).

O que quero colocar para todos é que comecem a permitir que pessoas com características específicas que lhe desagradam possam se aproximar sem barreiras. É imprescindível deixar os julgamentos precoces de lado, mesmo que momentaneamente, pois também estamos sendo julgados por outras pessoas.

Relacionar-se é o ato de promover permissões sem julgamento. É buscar a compreensão das características. É avaliar os seus defeitos com mais precisão que o outro e entender os anseios do seu interlocutor antes mesmo que ele se manifeste. É através do relacionamento que se faz a construção do conhecimento e que se torna possível a realização de sonhos, sejam eles profissionais ou pessoais. É importante entender que um ser sozinho, isolado, pode dar alguns passos rumo a um objetivo pré-definido, porém, em determinado momento dessa caminhada, por essa pessoa não saber estabelecer relações, seu objetivo ficará cada vez mais distante e todo o esforço realizado terá sido em vão.

No mundo dos negócios essa premissa é bastante verdadeira. O que seria das empresas e dos consumidores sem o estabelecimento de uma relação? Quando a empresa X deixa de ouvir dúvidas, anseios, reclamações, pedidos ou dicas oferecidas pelo seu público, acontece a quebra de confiança na relação estabelecida, por exemplo, no momento da aquisição de um produto determinado ou da prestação de um serviço. Costumo dizer que é no momento da apresentação de uma reclamação, da troca de um produto seja qual for o motivo ou quando o cliente se mostra insatisfeito com um fato determinado é que temos que demonstrar maior empenho para reverter a situação e fazer com que essa pessoa se sinta satisfeita por ter recorrido a nós. É nesse momento que provamos ao cliente sua importância para a empresa e, finalmente, reconstituímos as bases de uma relação de confiança possivelmente abalada.

* MARCELO PONZONI É PUBLICITÁRIO E DIRETOR EXECUTIVO DA AGÊNCIA RAE,MP, QUE ATUA HÁ 23 ANOS NO MERCADO; E AUTOR DO LIVRO "EU SÓ QUERIA UMA MESA", DA EDITORA SARAIVA. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. - WWW.RAEMP.COM.BR