Quatro megalojas fazem expansão do Jequitibá

Postado em Itabuna

quatro-megalojas-fazem-expansão-do-jequitibá
Plaza, junto com novas lojas numa área de 7.200 metros quadrados que será somada à atual. Tudo está em processo de obra e a expectativa é inaugurar em 27 de abril de 2011.

Nós “pulamos o muro” para mostrar o andamento da obra.
É uma expansão que chega com quatro lojas âncoras, megalojas de renome nacional: C & A, Riachuelo, Le Biscuit e Centauro, mais 45 lojas satélites, semelhantes às que fazem parte do shopping original.
O mix, de acordo com o superintendente do Jequitibá Plaza, Fernando Cairo (foto), será voltado para moda e franquia, para empresas que queriam estar em Itabuna mas, apesar da demanda reprimida por anos, não tinham disponibilidade de vagas.

“Estamos buscando lojas no mercado que sempre namoraram a região, queriam estar presente em um equipamento - e o equipamento aprovado é o Jequitibá Plaza - para eles estarem presentes na região sul da Bahia”.
Além das 45 lojas satélites e 4 âncoras, serão mais 320 vagas no estacionamento, no futuro segundo andar do shopping e cobertas, um diferencial para os clientes. A rampa de acesso já está sendo construída. O investimento na expansão gira em torno de R$ 15 milhões.

Cinema
Uma pergunta que os cinéfilos não querem deixar para depois: o cinema volta mesmo e quando? Fernando Cairo diz que volta mais moderno, com maior número de salas, operação mais profissional, inclusive com algumas salas dotadas de tecnologia 3D.

Cairo afirma que o cinema teve que ser desativado porque a área era crucial e precisava entrar no projeto da expansão. O cinema só não volta no mesmo período da ampliação, em abril de 2011. A programação é ele ser reaberto somente em abril de 2012.

O novo cinema também será no segundo andar do shopping e o estacionamento atual, no futuro, será ocupado por lojas. Ainda será construído outro prédio exclusivamente para estacionamento.
Quanto ao asfalto do estacionamento atual, Fernando conta que será todo arrumado mas, como está mexendo no shopping, não tem como fazer uma obra de recapeamento do asfalto nesse momento.

“Após a ampliação será feita uma revitalização no estacionamento, com nova sinalização, mas toda a logística só pode acontecer depois da expansão. Tudo será feito de forma adequada”.

A expectativa é de que não só o estacionamento seja ‘repaginado’, mas toda a estrutura do atual prédio. O superintende explica que há previsão de melhorias na praça de alimentação e nos corredores com novo mobiliário e paisagismo.

Mais força
A atual administração do Jequitibá Plaza assumiu em abril de 2006, portanto, vai completar em abril de 2011 5 anos de gestão. De lá para cá, muita coisa melhorou. A Aliance Shopping Centers administra, além do JP, 25 shoppings no País.

“Quando tem que fechar lojas em rede, a gente ganha essa força de barganhar, porque temos um conglomerado de shoppings comercializados em conjunto. Lojas que já fecharam com shoppings maiores vêm também para o nosso e isso facilita muito a gestão”.

Ele destaca ainda a padronização da gestão administrativa, financeira, comercial, turística. “Enfim, é uma estrutura que está à disposição do shopping do Grupo Chaves, que é o proprietário do empreendimento. Nós somos apenas administradores”.

Para o período de compras natalinas, Fernando Cairo diz que os clientes podem vir ao Jequitibá Plaza sem medo e lembra que a interdição de uma parte do estacionamento visa melhorias, ou seja, a qualificação, modernização, maior oferta, qualidade de mix.

“Em algum momento a gente teria que intervir nessas vagas e para repor, nesse momento de grande demanda, há um estacionamento provisório, nos fundos no Bompreço, com segurança em tempo integral, câmeras de monitoramento, iluminação e sinalização”.

O estacionamento já está pronto e será aberto quando a demanda exigir. São 100 vagas, 20 a mais que as 80 ‘tomadas’ na frente do Jequitibá. Confira nas fotos o que existe atrás do tapume do shopping.

Acesso a Itabuna ganha nova iluminação

Postado em Itabuna

acesso-a-itabuna-ganha-nova-iluminação
O acesso a Itabuna via BR-415, no trecho que liga esta cidade a Ilhéus, acaba de receber um moderno sistema de iluminação. Já foram instalados 18 postes e 41 luminárias de 400 watts. Os recursos são provenientes da Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra).

Além de melhorar o aspecto daquele trecho da rodovia, a iluminação torna o local mais seguro durante a noite, beneficiando moradores das imediações. Os postes estão instalados entre o Condomínio Jardim das Acácias e proximidades do acesso à Vila das Dores (Alto das Comunicações). A instalação dos postes foi realizada por técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Itabuna.


O prefeito visitou o local na sexta-feira, 26, em companhia do chefe do Setor de Iluminação Pública do governo municipal, Marcos Magalhães. Na oportunidade, houve a ativação do sistema de iluminação. Azevedo assegurou que outras áreas da cidade, a exemplo da Avenida Manoel Chaves, também serão contempladas com projetos semelhantes.

Tenda do Empreendedor Individual chega a Itabuna

Postado em Itabuna

tenda-do-empreendedor-individual-chega-a-itabuna
Para atrair a atenção da comunidade e intensificar a formalização de novos trabalhadores, a tenda do ponto de atendimento do Sebrae, em Itabuna, já está aberta à visitação pública na praça Camacan, área escolhida estrategicamente pelo grande fluxo de pessoas que visitam o comércio local. “Esse ponto da cidade tem boa visibilidade e acessibilidade, características que facilitam a prospecção de candidatos”, explica o atendente Marcos Calheira dos Santos. A tenda funcionará até o dia 20 deste mês, sempre de 9 as 17 horas.

A visitação maior ainda é motivada pelo desejo de tirar dúvidas sobre os benefícios da lei do Empreendedor Individual. “Muita gente está curiosa sobre o tema, que tem ampla divulgação na mídia, mas a maioria quer esperar antes de tomar a decisão”, completa.


Em dois dias foram feitos 24 registros de formalização de trabalhadores por conta própria. Casos como o pintor Romário Barbosa que ficou feliz com os benefícios e decidiu divulgar a ação entre os colegas de profissão. Os promotores de evento Saahdah Caio Braga e Rodrigo Siqueira Lima gostaram da praticidade com que se passa a ter acesso aos registros de CNPJ e INSS.


As estatísticas de formalização para o mutirão do EI já chegam a 83% da meta ou 3.544 trabalhadores por conta própria, nos 27 municípios da unidade regional de Ilhéus, no sul da Bahia, à qual Itabuna está integrada. “Ir até onde está o candidato a empreendedor é o nosso desafio. Seja através de ações como a tenda ou batendo de porta em porta, como fazem os Agentes de Apoio e Serviço, não podemos ficar acomodados”, destaca o coordenador regional, Renato Lisboa.


Nesta quarta-feira (10), a partir das 17 horas, será feita inauguração oficial do espaço com a presença das entidades parceiras como Prefeitura de ltabuna, Câmara de Dirigentes Lojistas, Associação Comercial, Associação das Micro e Pequenas Empresas da Bahia (Ampesba) e Associação das Micro e Pequenas Empresas de Itabuna (Apemi). Somado a isso, o trabalho de formalização também tem ação intensiva hoje e amanhã nos municípios de Ibicaraí, no Balcão da Justiça e Cidadania da prefeitura, e em Camacan, na Câmara de Vereadores.

Comércio itabunense já se mexe para venda Natalina

Postado em Itabuna

comércio-itabunense-já-se-mexe-para-venda-natalina
Artigos que não podem faltar no final de ano. As tradicionais árvores, arranjos e pisca pisca já ocupam os espaços das prateleiras de muitas lojas, mesmo faltando pouco mais de dois meses para as festas. vendas natal “É sempre bom sairmos à frente porque dá ao consumidor oportunidade de escolher com calma o que vai usar na decoração da casa. Permite também que o clima de natal, que sempre é contagiante, chegue mais cedo”, justifica a vendedora Nayara Benevides.

Novos produtos de decoração integram o estoque para o Natal deste ano. Um exemplo é a árvore de fibra ótica e a de leds coloridos ou azuis. O arranjo se ilumina automaticamente depois de ligado na tomada e dispensa o uso do velho pisca-pisca.

Os preços variam de acordo com o tamanho. Uma árvore média não sai por menos de R$ 269,90. Uma miniatura custa R$ 159. Para quem tem o costume de decorar a casa, não dispensa uma árvore, mas tem pouco dinheiro, existem os modelos tradicionais.

O menor preço para uma árvore de Natal pequena é R$ 4,98. Mas o comércio também oferece outras novidades neste ano, a exemplo das cascatas coloridas ou de cor única.
E não faltam guirlandas, mini papais Noel, bolinhas de todos os tamanhos, cores e preços, além dos pisca-piscas comuns, que podem ser encontrados por R$ 5 a caixa.

A expectativa dos comerciantes é de que no Natal deste ano as vendas aumentem em torno de 40 a 50% em relação ao mesmo período do ano passado. Quem está bastante otimista com relação ao aquecimento nas vendas é a gerente Arlene Santos Oliveira.

“No início, o movimento é sempre tímido, à medida que chega novembro começa a correria. Por isso arrumamos as prateleiras com bastante antecedência para que o consumidor se sinta mais à vontade”.

Em meio aos símbolos, enfeites e detalhes que lembram o Natal e ocupam a maior parte das prateleiras, estão os brinquedos que, segundo o vendedor Ronaldo Reis, “arrebentam nas vendas”.

Ele quis dizer que, de todos os itens da loja, brinquedo é o que mais impulsiona as vendas. “Sempre foi assim e
neste ano não será diferente”, assegura, com a experiência de quem entende bem do assunto.

Ele espera que, a exemplo do que a loja está fazendo com a exposição do estoque, o consumidor itabunense faça o mesmo: vá às compras mais cedo para não haver tumulto de ultima hora”.

Detalhes

Numa loja de roupas indianas, aparentemente não há muito o que lembrar de uma festa natalina. Mas a vendedora Marta Taís alerta para um detalhe: as roupas brancas que são disputadas no final do ano, já pensando no Reveillon.
Fora isso, todo o estoque da loja foi renovado. Desde os vestidos e saias leves e coloridas, aos modernos biquínis e cangas, que tem boa saída no inicio do verão. “Tudo aqui é novidade e o estoque antigo, em liquidação, já está quase no fim”.

Em outra loja de variedade e preços bem populares, as flores e arranjos artificiais são o alvo do consumidor. Já pensando no Natal, a preferência é pelo vermelho e verde, cores dominantes da festa cristã.
Os anjos vem logo em seguida, também relacionados ao Natal. Segundo a igreja católica, foram os arcanjos que anunciaram a Maria que ela daria à luz um filho que mudaria a história da humanidade: Jesus Cristo.