As oito lições das melhores franquias do mercado

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Nada mais óbvio: o caminho para o seu sucesso envolve conhecer a história de quem ficou rico franqueando a sua empresa. Ao ouvir como as marcas se transformaram em casos de sucesso, é possível entender mais sobre as suas estratégias, a maneira como lidam com franqueados e clientes, entre uma série de outros pontos fundamentais. Confira as lições que algumas das melhores franquias deixaram no mundo dos negócios.

1ª - Planejamento - Nada de ir descobrindo conforme você já está com as mãos na massa. Antes de decidir pela expansão da sua marca, você precisa fazer um levantamento detalhado de mercado. É com o planejamento que você aborda questões como a quantia e taxas dos franqueados, quantas unidades podem ser abertas no primeiro ano, as formas de propaganda, a pesquisa de público-alvo, enfim, todos os fatores fundamentais para transformar sua empresa em franquia.

2ª - Crescer, mas com flexibilidade - Na medida em que a empresa começa a se desenvolver e a crescer no mercado, novas ideias, recursos e parceiros entram em jogo e podem mudar o negócio. Por um lado, a nova visão pode trazer informações importantes para o dia a dia da empresa, mas, por outro, é necessário tomar cuidado para não acabar perdendo a identidade.

O Mc Donalds, maior franquia do ramo alimentício com mais de trinta mil unidades em 121 países, enfrentou o desafio de crescer rapidamente sem sofrer riscos de perder sua essência. Apesar do design padrão de suas lojas e o cardápio modelo para todas as franquias do mundo, a rede de fast food também procura incorporar elementos locais tanto na aparência como nos produtos à venda. Alguns exemplos são os lanches servidos especificamente em alguns países, incluindo ingrediente e hábitos locais.

3ª - Seja conservador nos investimentos - Todo bom empreendedor adora riscos, mas isso não significa perder contato com a realidade. O que bons empresários fazem é arriscar aquilo que estão dispostos a perder, e não tudo o que tem. Inicialmente, o bom empreendedor deve gastar o mínimo possível, pensando sempre no amadurecimento natural de sua empresa. No futuro, as lições aprendidas no início, as pequenas perdas toleráveis e o primeiro cliente servirão de base para investimentos muito maiores. Testar novas ideias, ganhar confiança, experiência e deixar que o lucro venha com o tempo, sem loucuras, são dicas importantes.

4ª - Invista em propaganda - Não adianta nada fazer o melhor produto do mundo se ninguém conhece o que você faz. É por isso que dizem: a propaganda é o segredo do negócio. Bem trabalhada, ela pode ser o diferencial da empresa. É com ela que a sua marca poderá contar para ter aumento de clientes e de parceiros interessados em fazer a sua marca crescer.

Um bom exemplo é a Subway. A rede de lanches ficou famosa por, desde a sua fundação em 1981, permitir que os clientes escolham os ingredientes do seu sanduíche. A franquia que, atualmente conta com 1400 restaurantes no Brasil e fatura cerca de dez bilhões de dólares em mais de 100 países no mundo, investe na sua publicidade em vários fronts: de dois anúncios milionários no intervalo do Futebol Americano no Superbowl, o evento esportivo mais assistido no mundo, na ponta de lança da estratégia de marketing na televisão até propagandas em novas plataformas em várias partes do mundo.

5ª - Não tenha medo da concorrência - Jamais tenha medo de enfrentar a concorrência, mesmo que sua empresa ainda não esteja estabelecida. A coragem, neste momento, é importante para trazer diversos ‘‘admiradores‘‘.

Veja o exemplo da Cacau Show. No disputadíssimo mercado de chocolate, a empresa buscou espaço no nicho de produtos mais baratos. No início, pouca gente acreditou que uma marca iniciante poderia disputar espaço com as líderes do mercado de chocolate. Hoje, com mais de mil franquias em todo Brasil, a marca tem faturamento de dois bilhões de reais e é uma das mais reconhecidas do segmento. É importante ter noção de que a concorrência entre empresas nunca termina. No caso da Cacau Show, o seu sucesso significou, em pouco tempo, a chegada de novas entrantes como a Brasil Cacau, da Kopenhagen.

Se o investidor se estabelecer na zona de conforto, sem tentar estabelecer ‘‘confronto‘‘ com as concorrentes, seu produto ficará para trás e não conseguirá destaque no mercado.

6ª - Pense bastante no seu público - Outro segredo para o sucesso de seu negócio é entender quem vai utilizar os produtos e serviços que você vende. Afinal, é o aval do público que garante sucesso para você e o seu franqueado. Antes de entrar no mercado, faça (ou contrate quem faça) pesquisa de mercado para entender como os consumidores olham o seu setor e como reagiriam à sua franquia.

Quando a sua atuação como franqueador começar, o próximo passo é manter seus clientes felizes. Veja o caso da Boticário. A empresa, uma das maiores de cosméticos do Brasil, ficou em primeiro lugar no ranking de melhor atendimento ao cliente em 2013 e isso garante bons resultados. O faturamento no ano foi de 8 bilhões de reais. Se o cliente está feliz, é bem mais fácil garantir a tão falada fidelização. Ou, em outras palavras, que ele volte a comprar da sua empresa e dos seus franqueados.

7ª - Capacidade de adaptação da marca e suas franquias - Não é porque a empresa está bem solidificada em um setor que não pode tentar avançar até outros nichos. A O Boticário é um exemplo disso também. A empresa, que atuava na venda direta de cosméticos, principalmente com revendedoras que vendiam os cosméticos de casa, passou a criar lojas em shoppings para vender os produtos como presentes.

A ideia, na época pouco usual, gerou restrições de especialistas e dúvidas. Alguns inclusive falaram que a empresa estaria perdendo o foco. Atualmente, o foco no shopping se transformou em um dos grandes destaques da empresa e um dos segredos para o crescimento. Em 2013, a empresa contava com mais de três mil franquias nesse modelo espalhadas pelo mundo.

8ª - Comece com o pé direito - Quando a franquia começa, precisa impressionar. Se for loja, por exemplo, precisa ter uma loja piloto que mostre todos os padrões a serem usados nas outras unidades da franquia. É nela onde o franqueador poderá testar produtos e serviços, onde procedimentos operacionais são examinados com o objetivo de desenvolver o melhor fluxo de trabalho para atender o consumidor e incrementar a lucratividade do negócio. Exemplificando, a loja piloto é o local onde tudo acontece, onde tudo toma forma.

A falta de padrão na loja matriz pode dificultar muito na expansão da marca. Se ela não funcionar da maneira correta, todas as outras unidades terão seus conceitos e padrões modificados, como as diferenças de preços, atendimento, estocagem, sistema de reposição e outros.


José Carlos Fugice Jr é administrador de empresas especializado em franquias e varejo com MBA em administração de empresas pelo CEAG FGV/SP, com experiência em mais de 150 projetos de franquias. É sócio-fundador da GoAkira Consultoria Empresarial.

Dicas para quem quer abrir seu próprio negócio em casa

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Quem decide trocar o emprego por um negócio próprio e trabalhar de casa deve se organizar e planejar bem para não ter prejuízo. De acordo com o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, com o home office (trabalho em casa) é possível vender ou preparar os produtos e serviços em endereço residencial, "o que reduz os custos de manutenção da empresa e de transporte".

— Por isso, começar o negócio em casa é uma alternativa para quem tem pouco recurso ou atua em uma atividade que pode ser exercida em qualquer lugar.

Para Santos, o empreendedor precisa ter em mente que o sucesso do negócio vai depender de muito esforço, planejamento, definição concreta de metas e foco nos objetivos e resultados.

O diretor-técnico do Sebrae lembra ainda que, antes de optar pelo escritório doméstico, o empreendedor deve verificar se a legislação permite a realização da atividade nesse ambiente.

Planejamento

Além dos aspectos legais, é preciso listar os pontos positivos e os negativos para trabalhar em casa, como o cômodo em que o serviço será realizado, a privacidade dos outros moradores, o horário de trabalho e os custos de investimento.

— A informalidade natural das residências não pode contagiar o ambiente onde funcionará o negócio. O Sebrae pode ajudar nesse processo e na construção do plano de negócios.

Separação das contas

O especialista em gestão de tempo e produtividade e CEO da Prestus, empresa de assistentes virtuais, Alexandre Borin, afirma que é preciso estabelecer limites entre o orçamento da empresa e da casa, entre os horários dedicados a cada atividade.

— A empresa que funciona em casa precisa ter um espaço separado na residência, com iluminação e silêncio para não atrapalhar o foco no serviço.

Uma dica do diretor-técnico do Sebrae é separar uma linha de telefone apenas para o trabalho.

— Também é preciso definir uma jornada de trabalho e se esforçar para encerrar as atividades sempre no mesmo horário. O ideal é não fazer hora extra para não comprometer o descanso diário.

A disciplina é um ponto chave para obter êxito ao trabalhar em casa porque a distração pode atrapalhar. Fazer pequenas pausas durante o expediente pode ser fundamental.

As metas e os objetivos de um negócio devem estar claros, assim como as perspectivas de crescimento e as estratégias mais adequadas.

Vantagens e desvantagens

Entre os principais benefícios para quem resolve trabalhar em casa estão o ganho de tempo sem o deslocamento no trânsito, a flexibilidade de horários e, com isso, o aumento da qualidade de vida.

Por outro lado, o isolamento profissional pode prejudicar o empreendedor e a proximidade com distrações — televisão e geladeira — aumentam o risco de diminuir a produtividade.

O empreendedor precisa de concentração e disciplina com o seu trabalho como se estivesse em um escritório. As interrupções familiares também precisam ser controladas para não tomar o dia inteiro.

Qual o melhor investimento para a restituição do IR

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A Receita Federal depositou, o dinheiro do segundo lote de restituição do IR (Imposto de Renda) deste ano. Para decidir o que fazer com esse valor depende do momento de vida de cada pessoa, mas o importante é empregar este recurso extra de forma consciente, segundo a coordenadora do Investmania Aline Rabelo.

Quem tem dívida no cheque especial ou no cartão de crédito é melhor usar o dinheiro para amortizá-la ou quitá-la, principalmente neste momento em que estamos em um cenário de alta das taxas de juros e retorno da inflação. Antecipar parcelas de financiamentos, com a obtenção de descontos, também pode ser uma boa pedida.

— Se você não está endividado, aproveite para investir, seja para proteger o seu dinheiro da inflação ou para aumentar seu capital de reserva e realizar aquele sonho de consumo tão almejado, como uma viagem de férias em família ou a aquisição de algum bem no futuro.

A especialista indica como excelentes opções de investimentos o Tesouro Direto, os ETFs, as LCIs e LCAs ou as ações de companhias que apresentam histórico de bons pagamentos de dividendos. Essas recomendações valem para o contribuinte não vai usar o recurso em curto prazo.

Malha fina

Se você enviou a declaração nos primeiros dias e não está no segundo lote de restituição, pode ter caído na malha fina. Verificar a declaração e corrigir eventuais erros é possível. E o advogado Marcelo Diniz, do escritório LCDiniz Advogados & Associados, aconselha aos contribuintes a se anteciparem.

— Quando a Receita inicia uma fiscalização, o contribuinte perde o direito de retificar o IR espontaneamente e fica sujeito à cobrança de multa que varia entre 50% a 225% sobre o imposto devido, além de não obter a restituição do IR.

Além de estar sujeito a penalidades, o contribuinte que declara valores inconsistentes e não os corrige pode enfrentar problemas a longo prazo. Por exemplo, um contribuinte que tem um imóvel que nunca foi declarado e o vende, precisa comprovar a fonte da renda dessa transação.

— A Receita vai investigar a origem dessa variação patrimonial.

Outro erro muito comum, de acordo com o especialista, é o contribuinte deixar de incorporar no valor do imóvel as benfeitorias que lhe são acrescentadas, como reformas que acabam aumentando o valor do empreendimento.

— Além disso, inconsistências podem fazer a Receita Federal suspeitar de lavagem de dinheiro. Por isso, quando erros são identificados, a orientação é retificar a declaração.

Diniz lembra ainda que erros simples podem fazer com que o contribuinte perca benefícios — como uma restituição maior — ou até mesmo causar uma cobrança sobre tributação que poderia ser mais baixa.

Veja os cinco erros mais comuns no Imposto de Renda

— Não lançar CPF ou CNPJ de fontes pagadoras, tanto do titular da declaração quanto dos dependentes;

— Não lançar todas as receitas referentes ao ano-calendário de titular e dependentes;

— Não lançar aplicações financeiras, como capital em bolsa;

— Não lançar todas as despesas referentes ao ano-calendário ou não respeitar as regras para dedução de despesas;

— Não pagar impostos estaduais e/ou municipais e lançar a respectiva movimentação no Imposto de Renda (a Receita Federal cruza o pagamento de impostos nas esferas municipais, estaduais e federal);

O que o email marketing pode fazer por você?

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De todas as ferramentas de marketing digital, creio que o email marketing é que se mantém mais estável, mesmo com as novas maneiras de publicidade via internet que surgem todo ano. Quem já prestou consultoria em marketing sabe: quando se fala em marketing digital, o email marketing é o recurso que vem logo na cabeça do cliente, juntamente com o site, principalmente quando se fala em gestores de pequenas empresas.

Todo mundo, querendo ou não, é atingido por esse recurso todos os dias. Com tantas empresas oferecendo este serviço e também com tantas aplicações diferentes para ele, conseguir resultado pode ser difícil ao se considerar que, por existir grande oferta de serviços de email marketing, basta fazer o upload do seu mailing e mandar brasa. Escolher um serviço adequado é fundamental para não perder tempo nem dinheiro.

Que tal então usar de graça por um tempo?

Vários serviços oferecem essa possibilidade. Isso facilita escolher quem deu o melhor resultado para você e só a partir daí investir com mais segurança e visando objetivos maiores.

Se você nunca usou email marketing e deseja saber o impacto dessa ferramenta nas suas vendas, comece elaborando um mailing com os emails de possíveis clientes. Mandar emails para clientes já estabelecidos pode não expressar um resultado eficiente. Liste emails de indicações pra começar.

Qual mensagem enviar?

A melhor forma de começar uma conversa é se apresentando, não é mesmo? Então envie um email de apresentação da sua empresa, mostrando os serviços ou produtos que oferece. Se a sua empresa tem um portfólio muito grande, selecione os top de venda para oferecer. Se estiver fazendo alguma promoção, inclua-a logo após a breve apresenta da empresa.

Email marketing e pronto?

Nada disso. O marketing digital oferece uma ampla oferta de possibilidades. Comece simples, usando o email marketing e outros recursos básicos, mas não se limite a isso. Você verá, se já não souber, que o marketing digital dará asas para sua empresa alçar grandes voos!


Sobre Gabriel Galvão - Administrador habilitado em marketing, consultor de marketing, desenvolvedor de sites e blogs, editor do blog e palestrante.