Gás natural pode atrair R$ 5 bi em investimentos

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Azevedo destacou a importância de novos investimentos para gerar emprego e renda

O diretor-presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, participou, nesta quinta-feira (25), ao lado do prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, do anúncio da abertura de editais para as obras do centro de distribuição de gás natural no município. Cerca de R$ 2 milhões serão investidos inicialmente na ampliação da unidade e instalação dos primeiros dutos que vão levar a fonte de energia para indústrias e postos de combustíveis. De acordo com a Bahiagás, a previsão é de que R$ 60 milhões sejam destinados nos próximos dois anos para aumentar a rede de distribuição.

A chegada do gasoduto à região é vista com grande expectativa, haja vista se tratar de uma fonte de energia barata e ecologicamente sustentável, capaz de atrair novas indústrias e aquecer a geração de empregos. A Bahiagás afirma já ter recebido protocolos de intenção de cerca de R$ 5 bilhões, apresentados por empresas interessadas em se instalar no Sul da Bahia. O gás começará a ser distribuído no final de março, inicialmente para as unidades da DPAM/Nestlé, Trifil e Posto Universal, em Itabuna, além da Veracel Celulose, em Eunápolis, e da Suzano Papel e Celulose, situada em Mucuri.

“Vejo esse investimento com muito otimismo, pelos benefícios que ele vai gerar para a economia de Itabuna e região”, afirma o prefeito itabunense. O diretor-presidente da Bahiagás acrescenta que o gasoduto, aliado ao Porto Sul e à Ferrovia Oeste-Leste, vai produzir um impacto que devolverá ao Sul da Bahia o ritmo de desenvolvimento que existiu na região no período áureo da cacauicultura.

O anúncio em Itabuna precede um ato solene que irá ocorrer nesta segunda-feira, 1º, na Governadoria, em Salvador, para a assinatura do contrato de fornecimento de gás entre a Bahiagás e a Petrobras. Estarão presentes, entre outras autoridades, o governador Jaques Wagner e o presidente da estatal de petróleo, José Sérgio Gabrielli.

Novo sistema de nota eletrônica será obrigatório a partir do dia 1º

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A emissão da nota fiscal eletrônica em Itabuna, a partir desta segunda-feira (1º), será feita exclusivamente com a utilização do novo sistema, criado pela Secretaria Municipal do Planejamento e Tecnologia. O acesso ao serviço se dá pelo site www.itabuna.ba.gov.br/nfes. O Decreto Municipal 8.931 permite que, até o dia 28 de fevereiro, seja utilizado tanto o novo sistema como o antigo, mantido por empresa terceirizada.

De acordo com o secretário da Planejamento e Tecnologia, Maurício Athayde, está sendo processada a transferência do cadastro e as senhas de acesso serão encaminhadas por e-mail aos contribuintes do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). As dúvidas podem ser esclarecidas junto ao Departamento Municipal de Tributos.

A mudança, conforme acentua o secretário, foi determinada com o objetivo de economizar dinheiro público. “A despesa com o serviço terceirizado chegava a R$ 150 mil por mês, o que será evitado a partir de agora, com a utilização do sistema próprio”, explica Athayde.

Para dispensar a terceirização, a Prefeitura mobilizou quadros de sua própria estrutura, que vêm desenvolvendo o novo software desde outubro de 2008. O trabalho foi finalizado em dezembro último e no mês de janeiro foram realizados os testes do novo sistema. O site que os contribuintes passarão a acessar está sendo elogiado por ser mais leve e amigável que o anterior.

Em 2010, metade da população brasileira já trafegará na web, dizem especialistas

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Nesta semana, a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) promoveu um debate sobre Mídia Digital. Os especialistas presentes discutiram novas tendências e o futuro dos meios eletrônicos para as empresas. A superintendente de Marketing da ACSP, Sandra Turchi, destacou a importância de as empresas compreenderem essa nova realidade, que repercute diretamente nos negócios e nos relacionamentos comerciais. “O perfil do consumidor mudou nos últimos anos. Ele está cada vez mais envolvido no mundo online e, em função disso, se informa mais. Consequentemente, em várias situações, quando ele vai a um estabelecimento para compra, acaba se mostrando mais esclarecido que até os próprios funcionários do local”, alerta.
 
Sandra enfatiza a força do mobile marketing como uma das grandes tendências. “No Brasil temos, praticamente, mais celulares que pessoas. Entre as Micro e Pequenas Empresas (MPEs), 91% dos empreendedores possuem acesso pelo aparelho e nesse cenário, o smartphone ganha ainda mais força para firmar-se como plataforma multimídia”, comenta.
 
O advergaming, fusão dos termos advertainment (entretenimento) + game é considerada outra forte vertente na área. “Hoje em dia, não existe mais o conceito de que videogame é algo para crianças e adolescentes: a idade média dos jogadores é de 29 anos. Além disso, estamos nos deparando com o crescimento do público feminino nesse meio”, aponta Sandra.
 
A executiva também argumenta sobre a crescente infiltração da internet na população brasileira e os impactos disso no comportamento do cidadão. “No ano de 2009, 70 milhões de brasileiros estavam online. Para 2010, a projeção é de 100 milhões – ou seja, metade da população brasileira”, comenta ela, acrescentando a consequência disso nos hábitos do consumidor. “Atualmente, tomamos muitas decisões por meio de buscadores, especialmente pelo Google. Os internautas querem tudo rápido e não desejam perder tempo. Nas pesquisas que realiza via Google, 50% abandonam o buscador após a segunda página de resultados e 75% confiam nas informações obtidas. Com isso, é fundamental que as corporações se esforcem para figurar nesse ‘top’ de resultados para se tornarem mais ‘encontráveis’”, pondera a superintendente de Marketind da ACSP.  
 
O diretor comercial da Mídia Bay, Eduardo Gouveia, destaca as vantagens e particularidades da mídia indoor, ferramenta que ganhou força com a implantação da Lei Cidade Limpa na cidade de São Paulo. “As telas de LCD das mídias DS possibilitam ações segmentadas e de massa, de acordo com público, produto, local, horário, dentre uma infinidade de critérios”, observa o executivo. Para ele, para se obter sucesso nesse meio, os empresários devem estabelecer diretrizes para suas campanhas, como foco da mensagem a ser transmitida, a quem será dirigida, onde e quando. “Devido às viabilidades de implantação, custo e manutenção das telas DS, você pode encontrá-las desde supermercados até mesmo em máquinas de refrigerantes, o que contribui para a eficácia de seus resultados”, comenta. 
  
Já o diretor executivo da Drimio, Salomão Casas Neto, observa o sucesso da web 2.0 e como ela revoluciona a conduta do consumidor. “Embora a internet ainda seja vista como fator de isolacionismo social, 61% dos internautas conversam com vizinhos ao menos uma vez ao mês. As redes sociais da web são vistas como plataformas para estimular pessoas a se encontrarem pessoalmente, e não o contrário”, garante Casas Neto. Para ele, tal comportamento é uniforme em todas as classes sociais brasileiras. “Hoje em dia, os comportamentos do usuário de internet e, consequentemente, das redes 2.0, não são mais polarizados conforme as classes sociais: 51% dos internautas brasileiros são das classes C, D e E e 48% das classes A e B”, informa. Casas Neto afirma que "Encontrabilidade" e engajamento são dois dos principais elementos que as empresas obtêm fazendo parte das redes sociais. “Considerando que 88% dos consumidores buscam informações antes de comprar e que 43% recomendam produtos, mesmo que as companhias não abram canais de relacionamento em redes sociais, elas estão inseridas neles mesmo que desconheçam ou não queiram, por meio de comentários das experiências dos consumidores com as marcas”, finaliza.

Programa para enviar IR liberado

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Versão nova pode ser baixada em www.receita.fazenda.gov.br

POR MICHEL ALECRIM

Rio - O contribuintes que já se organizam para enviar a declaração do Imposto de Renda do ano passado têm desde ontem como baixar o programa da Receita Federal para transmissão das informações. Instalar o software logo pode evitar eventuais congestionamentos de rede, mas não será possível enviar o documento. Só a partir de 1º de março, o órgão começa a receber dados em sua base.

A versão nova do chamado ReceitaNet pode ser baixada no site www.receita.fazenda.gov.br. A do programa que gera a declaração do IR, no entanto, só estará disponível no dia em que começa o prazo de envio, na próxima segunda-feira. Por enquanto, o contribuinte que quiser simular o acerto de contas com o Fisco e quanto de imposto tem a pagar ou a ser restituído precisa utilizar a versão teste do software.

Segundo o supervisor do Imposto de Renda, Joaquim Adir, o novo ReceitaNet tem apenas aperfeiçoamentos técnicos e seu uso não difere do de anos anteriores. “As mudanças são apenas internas”, explicou.

Ele afirmou que os contribuintes que já tenham digitado seus dados na versão teste do programa que gera a declaração não poderão importar as informações para a versão final. Mas dados de anos anteriores poderão ser resgatados normalmente, sem que se precise copiar novamente campos, como o de endereço.

Segundo Adir, se o contribuinte ainda tiver o número de recibo da declaração do ano passado, é mais aconselhável guardá-lo e informá-lo na de</CW>claração de 2010. Isso evita duplicidade de documentos.

A previsão da Receita é que 24 milhões de pessoas entreguem a declaração de IR. O prazo vai até 30 de abril. É obrigado a declarar quem recebeu rendimentos acima de R$ 17.215,08 em 2009. O O DIA responde dúvidas de leitores sobre a declaração em parceria com o Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal (Sindifisco). É preciso entrar na editoria de Economia.

Estrangeiros compram mais título públicos

A participação de estrangeiros na Dívida Pública bateu recorde em janeiro, apesar da taxação. O ingresso atingiu, só no mês passado, R$ 4,75 bilhões, segundo balanço da Secretaria do Tesouro Nacional.

De acordo com o coordenador-geral de Operações da Dívida Pública do Tesouro, Fernando Garrido, a soma dos títulos da dívida interna em posse de estrangeiros chegou a R$ 114,45 bilhões no fim de janeiro, representando 8,74% do total, o que significa recorde histórico. Já no fim do ano passado, o valor estava em R$ 109,7 bilhões (8,11% do total).

O ingresso de recursos no País para aplicação em renda fixa acontece apesar da cobrança de 2% a título de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que vem sendo efetuada.

Além da confiança na economia brasileira, os investidores estrangeiros veem a rentabilidade. Atualmente, o Brasil lidera o ranking mundial de juros reais (descontada a inflação). A taxa básica da economia foi mantida em 8,75% pelo Comitê de Política Monetária ( Copom), na última reunião de janeiro.


Fonte: Portal do Jornal O Dia