Corte custos para crescer mais

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Se existe uma necessidade básica em todo negócio – ao lado de lucrar – ela é cortar custos. Este é um exercício diário, envolve descobrir novas maneiras de cortar custos, aplicá-las e trabalhar para manter. Buscamos em diversas fontes dicas para você economizar alguns reais e engordar o caixa de sua empresa. Vale atrair mais clientes, reduzir gastos ou aumentar lucros – tudo para melhorar a vida do pequeno empresário.

1. Espalhe sua publicidade. Inclua seu material de publicidade em várias comunicações de sua empresa, como faturas e boletos, assim você economiza com despesas de postagem, por exemplo. Da mesma forma, aproveite ao máximo as oportunidades de exposição em seu ponto-de-venda para expor seus cupons, boletins ou folhetos informativos na sacola de compras dos clientes.

2. Seja um bom vizinho. Divida os custos de publicidade e promoção com as empresas vizinhas. Promova conjuntamente uma ação de venda em sua calçada ou faça uma aliança de marketing dividindo mailing (desde que seus clientes concordem e tenham permitido). Você também pode dividir custos de canais de distribuição e fornecedores com as empresas que vendem bens ou serviços complementares.

3. Peça ajuda às pessoas. O tipo de apoio mais valioso que você pode obter a partir de seus contatos são referências, os nomes dos indivíduos específicos que precisam de seus produtos e serviços. Então vá em frente e pergunte! Seus contatos podem também dar os nomes e telefones de possíveis clientes. Com o número de referências aumentando, seu potencial para gerar negócios através de referências também cresce.

4. Tem uma cliente feliz? Ao dizer o que eles ganharam ao usar seus produtos ou serviços em apresentações ou conversas informais, suas fontes podem incentivar outras pessoas a usar seus produtos ou serviços. Incentive-os a fazer isso.

5. Fazer uma aparição especial de TV. Estações de TV locais muitas vezes têm tarifas razoáveis ​​de publicidade em intervalos durante o dia e a noite. Dificilmente você irá atingir os telespectadores do horário nobre, mas atingirá clientes potenciais quando eles estão no conforto de sua casa.

6. Oferecer consultoria especializada. Dar uma aula, palestrar em uma reunião da comunidade ou escrever um artigo para um jornal local, não só faz você ser visto como um especialista, mas a um baixo custo chama atenção para seu negócio.

Ideias na Internet

7. Saiba onde está seu público na internet. Pesquise seu mercado e encontre potenciais visitantes de seu site em fóruns na Internet e grupos de interesse relacionados com o seu mercado-alvo do produto ou serviço.

8. Corte custos ao criar sua loja online. Você pode começar vender seus produtos em sites de leilão online para acostumar-se com este mercado. Se você deseja criar uma loja profissional, existem serviços que oferecem lojas customizáveis com várias soluções disponíveis, geralmente, por uma pequena taxa mensal.

9. Comece a conversar. Encontre grupos que servem ao seu público, e entrar na briga. Não entre nestes grupos para gerar negócios, mas para encontrar informações que o ajudarão a tomar decisões de negócio.

Ao participar destes grupos, a dica é sempre incluir seu site em sua assinatura de e-mail ou após as mensagens, forneça informação útil, isso fará com que as pessoas cliquem em seu site.

10. Espalhe seu site por aí. Você mostra às pessoas o endereço do seu site? Tente colocá-lo em seu papel timbrado, cartões de visita e em assinaturas de e-mail, onde quer que os potenciais visitantes possam vê-lo. Inclua-o nos uniformes dos funcionários, todos os itens promocionais que você distribui, comunicados de imprensa, no seu anúncio nas páginas amarelas e em veículos da empresa.

Escritório

11. Aposte na mobilidade. Enquanto os custos de aluguel de imóveis fixos aumentam com o aquecimento do mercado imobiliário, opções como escritórios compartilhados, home office estão cada vez mais bem equipadas. Antes de alugar um espaço, considere estas opções. O mesmo vale para lojas, quiosques e feiras em shoppings e supermercados que são uma alternativa para testar a aceitação de seu produto em determinada região.

12. Compre produtos reciclados como cartuchos de impressora. Verifique um fornecedor de cartuchos reciclados local, mas é importante que você faça um teste e verifique se o produto é realmente econômico.

13. Soluções gratuitas da Microsoft. O portal Gratis e Melhor reúne centenas de Soluções gratuitas para pequenas empresas. São planilhas, modelos, cursos e versões de software da Microsoft para baixar e utilizar na hora.

14. Comprar equipamentos ou móveis usados. Economize até 60% com a compra de equipamentos usados, como copiadoras e mobiliário de escritório. Leilões e classificados dos jornais são boas fontes para encontrar ótimas oportunidades.

Segurança com Inteligência

15. Economize com associação. Quando procurar por seguro, verifique com sua associação comercial. Muitas associações oferecem seguro de grupo com preços mais competitivos, o mesmo vale para convênios médicos.

16. Esteja preparado. Comprar antecipadamente um seguro adequado poupa dinheiro a longo prazo, diz Jeanne Salvatore do Insurance Information Institute, uma organização sem fins lucrativos de Nova York. Considere quais situações seriam catastróficas para seu negócio e proteja-se com um seguro adequado.

17. Faça um amigo para tempos ruins. Arranjando para um local alternativo para o seu negócio em caso de uma catástrofe de grandes proporções, você pode ser capaz de economizar em seguro de interrupção de negócios, informa o Insurance Information Institute. Você pode achar exagero pensar nisso, mas relembre das últimas enchentes que abalaram o país. Por exemplo, você pode combinar com uma empresa do mesmo setor para usar suas instalações em caso de dano, e vice-versa.

18. Faça um check no seu seguro médico. Antes de escolher uma operadora de seguros médicos, pesquise com cuidado, verifique se a empresa possui reclamações, consulte os órgãos de defesa do consumidor.

19. Aumente a sua franquia. Aumentar a franquia do seu seguro geralmente diminui o seu pagamento. Mesmo que você acabe tendo que pagar a franquia é provável que seja inferior ao montante que você economizar. Faça as contas.

Empresa poderá deduzir do IR gastos com qualificação de empregados

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As empresas que investirem na qualificação profissional de seus empregados poderão ter seus gastos deduzidos do IRPJ (Imposto de Renda da Pessoa Jurídica). Ao menos é isso o que prevê o projeto de lei 149/11, de autoria da senadora Vanessa Grazziotin (PcdoB-AM).

De acordo com a proposta, aprovada na quarta-feira (26) pela CAS (Comissão de Assuntos Sociais), as empresas poderão lançar os cursos como despesas operacionais para fins de apuração do Imposto de Renda.
Atualmente, o RIR/99 (Regulamento do Imposto de Renda Pessoa Jurídica) já permite esse tipo de dedução, mas, no entendimento dos senadores, o texto ainda não é claro e gera controvérsias entre as empresas e a Receita Federal.

Falta detalhamento

Quem compartilha desta opinião é o relator do projeto na comissão, senador Armando Monteiro (PTB-PE). Ele também vê dúvidas no regulamento, ao admitir a dedução das despesas realizadas com a formação profissional de empregados.

"A Receita Federal costuma aceitar a dedução apenas de gastos com Ensino Fundamental e Médio, além de curso técnico para especialização na área de atuação profissional, excluindo cursos universitários e cursos de línguas, por exemplo", diz Monteiro.

Por esta razão, na opinião dele, a lei não só deve deixar clara a possibilidade de as empresas descontarem esses gastos da apuração do IR, mas também deve definir os cursos mais adequados à qualificação dos profissionais.

Tramitação

Segundo a Agência Senado, a proposta tem o respaldo da jurisprudência do STJ (Superior Tribunal de Justiça ), que tem conferido uma interpretação extensiva aos investimentos das empresas na capacitação de seus funcionários.

Ao ampliar esse conceito, ela inclui o pagamento de faculdade, cursos de línguas e outros cursos para aperfeiçoamento da mão de obra.

A matéria segue agora para votação terminativa pela CAE (Comissão de Assuntos Econômicos).

Regras para cadastro do novo registro de ponto eletrônico pelo empregador

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De acordo com a Portaria 373 do Ministério do Trabalho e Emprego de 25/02/2011, a utilização obrigatória do Registro Eletrônico de Ponto, previsto na Portaria 1510/2009 de 21/08/2009, terá inicio no dia 01/09/02011.

Na legislação publicada em 2009, é previsto que o empregador que optar pelo uso do SREP - Sistema de Registro Eletrônico de Ponto, deve obrigatoriamente cadastrar-se no Ministério do Trabalho e Emprego.

O cadastro do Registro Eletrônico de Ponto - CAREP - é procedimento previsto no artigo 20 da Portaria 1.510/2009, onde os empregadores que utilizam este tipo de sistema devem informar, por meio da Internet seus dados cadastrais, os dados relativos ao REP, local de instalação, dentre outros exigidos na legislação, tais como o programa de tratamento utilizado no equipamento, permitindo ao empregador fazer inclusões e exclusões de forma justificada, além de gerar relatórios e arquivos padronizados.

O acesso a esse cadastro é feito pelo endereço eletrônico do Ministério do Trabalho e Emprego: http://portal.mte.gov.br/pontoeletronico.

Para o primeiro acesso ao CAREP, o usuário responsável pelo empregador deve estar de posse das seguintes informações:

- CPF do Responsável pelo CNPJ da empresa perante a Receita Federal;
- Data em que o CNPJ foi aberto na Receita Federal;
- Número de recibo da RAIS 2009. Caso a empresa ainda não tenha o número do recibo da RAIS 2009 pode obtê-lo pela Internet, no endereço eletrônico: www.rais.gov.br - opção "Impressão de Recibo". Para a impressão do recibo será necessário o número do CREA - Controle de Recepção e Expedição de Arquivo.

Tratando-se de vários estabelecimentos, o Registro de Ponto Eletrônico - REP poderá ser transferido entre filiais, entretanto, o local de instalação deverá ser alterado no equipamento e no Cadastro de Sistema de Registro Eletrônico de Ponto - CAREP.

Deve ser feito apenas um cadastro para a matriz, sendo que nesse cadastro deverão ser informados todos os dados solicitados, inclusive das filiais.

Importante esclarecer que após a efetivação do cadastro não é emitido nenhum documento comprobatório desse registro, sendo que a verificação do regular cadastro do empregador será feito por meio de pesquisa ao CAREP, pelo próprio Auditor-Fiscal do Trabalho quando da realização da fiscalização. O empregador poderá consultar o CAREP para certificar se os dados cadastrados estão devidamente registrados. O cadastro é feito somente no Ministério do Trabalho e Emprego, não havendo necessidade da empresa comunicar o Sindicato ou outro órgão.

Assim, não basta o empregador apenas adquirir o equipamento, deverá regularizar o cadastramento conforme acima narrado, para que possa o empresário enquadrar-se às regras do órgão estatal.

Fonte: Revista Incorporativa

Corte custos para crescer mais - parte I

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Se existe uma necessidade básica em todo negócio – ao lado de lucrar – ela é cortar custos. Este é um exercício diário, envolve descobrir novas maneiras de cortar custos, aplicá-las e trabalhar para manter. Buscamos em diversas fontes dicas para você economizar alguns reais e engordar o caixa de sua empresa. Vale atrair mais clientes, reduzir gastos ou aumentar lucros – tudo para melhorar a vida do pequeno empresário.

1. Espalhe sua publicidade. Inclua seu material de publicidade em várias comunicações de sua empresa, como faturas e boletos, assim você economiza com despesas de postagem, por exemplo. Da mesma forma, aproveite ao máximo as oportunidades de exposição em seu ponto-de-venda para expor seus cupons, boletins ou folhetos informativos na sacola de compras dos clientes.

2. Seja um bom vizinho. Divida os custos de publicidade e promoção com as empresas vizinhas. Promova conjuntamente uma ação de venda em sua calçada ou faça uma aliança de marketing dividindo mailing (desde que seus clientes concordem e tenham permitido). Você também pode dividir custos de canais de distribuição e fornecedores com as empresas que vendem bens ou serviços complementares.

3. Peça ajuda às pessoas. O tipo de apoio mais valioso que você pode obter a partir de seus contatos são referências, os nomes dos indivíduos específicos que precisam de seus produtos e serviços. Então vá em frente e pergunte! Seus contatos podem também dar os nomes e telefones de possíveis clientes. Com o número de referências aumentando, seu potencial para gerar negócios através de referências também cresce.

4. Tem uma cliente feliz? Ao dizer o que eles ganharam ao usar seus produtos ou serviços em apresentações ou conversas informais, suas fontes podem incentivar outras pessoas a usar seus produtos ou serviços. Incentive-os a fazer isso.

5. Fazer uma aparição especial de TV. Estações de TV locais muitas vezes têm tarifas razoáveis ​​de publicidade em intervalos durante o dia e a noite. Dificilmente você irá atingir os telespectadores do horário nobre, mas atingirá clientes potenciais quando eles estão no conforto de sua casa.

6. Oferecer consultoria especializada. Dar uma aula, palestrar em uma reunião da comunidade ou escrever um artigo para um jornal local, não só faz você ser visto como um especialista, mas a um baixo custo chama atenção para seu negócio.

Ideias na Internet

7. Saiba onde está seu público na internet. Pesquise seu mercado e encontre potenciais visitantes de seu site em fóruns na Internet e grupos de interesse relacionados com o seu mercado-alvo do produto ou serviço.

8. Corte custos ao criar sua loja online. Você pode começar vender seus produtos em sites de leilão online para acostumar-se com este mercado. Se você deseja criar uma loja profissional, existem serviços que oferecem lojas customizáveis com várias soluções disponíveis, geralmente, por uma pequena taxa mensal.

9. Comece a conversar. Encontre grupos que servem ao seu público, e entrar na briga. Não entre nestes grupos para gerar negócios, mas para encontrar informações que o ajudarão a tomar decisões de negócio.

Ao participar destes grupos, a dica é sempre incluir seu site em sua assinatura de e-mail ou após as mensagens, forneça informação útil, isso fará com que as pessoas cliquem em seu site.

10. Espalhe seu site por aí. Você mostra às pessoas o endereço do seu site? Tente colocá-lo em seu papel timbrado, cartões de visita e em assinaturas de e-mail, onde quer que os potenciais visitantes possam vê-lo. Inclua-o nos uniformes dos funcionários, todos os itens promocionais que você distribui, comunicados de imprensa, no seu anúncio nas páginas amarelas e em veículos da empresa.

Escritório

11. Aposte na mobilidade. Enquanto os custos de aluguel de imóveis fixos aumentam com o aquecimento do mercado imobiliário, opções como escritórios compartilhados, home office estão cada vez mais bem equipadas. Antes de alugar um espaço, considere estas opções. O mesmo vale para lojas, quiosques e feiras em shoppings e supermercados que são uma alternativa para testar a aceitação de seu produto em determinada região.

12. Compre produtos reciclados como cartuchos de impressora. Verifique um fornecedor de cartuchos reciclados local, mas é importante que você faça um teste e verifique se o produto é realmente econômico.

13. Soluções gratuitas da Microsoft. O portal Gratis e Melhor reúne centenas de Soluções gratuitas para pequenas empresas. São planilhas, modelos, cursos e versões de software da Microsoft para baixar e utilizar na hora.

14. Comprar equipamentos ou móveis usados. Economize até 60% com a compra de equipamentos usados, como copiadoras e mobiliário de escritório. Leilões e classificados dos jornais são boas fontes para encontrar ótimas oportunidades.

Segurança com Inteligência

15. Economize com associação. Quando procurar por seguro, verifique com sua associação comercial. Muitas associações oferecem seguro de grupo com preços mais competitivos, o mesmo vale para convênios médicos.

16. Esteja preparado. Comprar antecipadamente um seguro adequado poupa dinheiro a longo prazo, diz Jeanne Salvatore do Insurance Information Institute, uma organização sem fins lucrativos de Nova York. Considere quais situações seriam catastróficas para seu negócio e proteja-se com um seguro adequado.

17. Faça um amigo para tempos ruins. Arranjando para um local alternativo para o seu negócio em caso de uma catástrofe de grandes proporções, você pode ser capaz de economizar em seguro de interrupção de negócios, informa o Insurance Information Institute. Você pode achar exagero pensar nisso, mas relembre das últimas enchentes que abalaram o país. Por exemplo, você pode combinar com uma empresa do mesmo setor para usar suas instalações em caso de dano, e vice-versa.

18. Faça um check no seu seguro médico. Antes de escolher uma operadora de seguros médicos, pesquise com cuidado, verifique se a empresa possui reclamações, consulte os órgãos de defesa do consumidor.

19. Aumente a sua franquia. Aumentar a franquia do seu seguro geralmente diminui o seu pagamento. Mesmo que você acabe tendo que pagar a franquia é provável que seja inferior ao montante que você economizar. Faça as contas.