Ações para Rentabilizar o Varejo
Como sócia de uma empresa de consultoria especializada em desenvolver estratégias de crescimento para o varejo, busquei compreender os motivos para que isso aconteça. Eis aqui algumas das respostas por mim encontradas, apenas a título de contribuição, sem a mínima pretensão em dar a palavra final ou de esgotar esse tema tão complexo:
1 - São especialistas no que fazem e nutrem um profundo respeito pelos clientes.
2 - Souberam definir claramente o seu posicionamento, sabem quem são os seus clientes e o que eles precisam. Em muitos casos até mesmo melhor do que esses.
3 - Atendem a demanda de nichos de mercado onde a concorrência é menor.
4 - Promovem sistematicamente ações para aumentar as vendas e os lucros.
5 – Focam mais no seu público-alvo do que nos seus concorrentes.
6 – Contratam as pessoas certas, aquelas que têm prazer em atender e servir as pessoas.
7 – Procuram encantar os clientes com um atendimento atencioso e personalizado.
8 – Encaram as comunicações de marketing como coisa séria. Preferem divulgar seu bom atendimento, seus produtos de moda e de marca do que liquidações e promoções.
9 – Chamam mais atenção para a qualidade e variedade de seus produtos e serviços e menos para os preços.
10 – Disponibilizam educação continuada para seus colaboradores.
11 – Mantêm somente gerentes-líderes que são exemplos em dedicação e comprometimento, que agem como donos do negócio e não temem “sombra”, formando novos líderes.
12 – Se integram na sociedade e realizam ações de responsabilidade social.
13 – Mantêm canais abertos para conhecer as expectativas, sugestões e reclamações dos clientes.
14 – Se esmeram no seu “merchandising” dentro das lojas para estimular as vendas.
15 - Reduzem custos em tudo que podem, investindo em logística e na redução de estoques.