Campanhas de vendas estão fortes este ano, ao contrário de 2008

Postado em Notícias

campanhas-de-vendas-estão-fortes-este-ano,-ao-contrário-de-2008
Há pouco mais de um mês para o Natal, a disputa pelo consumidor e por uma fatia do seu 13º salário se acirra e o varejo investe pesado em publicidades e promoções. Trata-se de uma realidade bem diferente da do ano passado, quando o mundo estava em crise. Segundo a Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro), o período de maior trabalho é o natalino. Chega a representar 30% do faturamento anual. Com a confiança do brasileiro em elevação e os indicadores econômicos em trajetória positiva, os comerciantes apostam em promoções agressivas para vender mais e recuperar as perdas do fim de 2008, início da crise financeira.

De acordo com o professor de marketing da Trevisan Escola de Negócios, João Paulo Lara de Siqueira, é natural que o varejo se torne mais agressivo em suas campanhas de Natal, principalmente porque há mais dinheiro em circulação. %u201CIsso significa que serão feitas contratações, investimentos e novos pontos de atendimento para não se perder mercado%u201D, observou.

Na Ricardo Eletro, que está com uma das campanhas mais agressivas, a ordem é cobrir qualquer oferta da concorrência e ainda garantir o preço por uma semana para o cliente. Se alguma loja anunciar oferta menor que a deles em até sete dias da data da compra, a diferença será devolvida ao cliente. %u201CJá temos o hábito de cobrir qualquer oferta. Este ano, vamos cobrir duas vezes. É o preço protegido%u201D, afirmou o presidente e fundador da empresa, Ricardo Nunes. Os prazos também foram alongados. O cliente da rede varejista pode comprar em até 18 vezes.

Parcelamento maior também é uma das estratégias das Casas Bahia, que financiarão em até 17 vezes sem juros, no cartão da loja, os produtos que forem anunciados. Além disso, a rede criou a promoção Feliz Natal de casa nova, na qual serão sorteadas oito casas até 23 de dezembro. Cada vencedor poderá presentear um escolhido com outra casa de igual valor, R$ 65 mil.

Informática

Na média, em 2009, cada brasileiro empregado dará 25 presentes. De acordo com analistas, televisões de LCD e produtos de informática devem ser os mais procurados no período. De olho na demanda, o grupo Pão de Açúcar vai apostar em uma campanha transversal, unindo as marcas Extra e Ponto Frio para atuar agressivamente nos segmentos de eletroeletrônicos. %u201CVamos apostar na sinergia para aumentar o faturamento%u201D, disse o diretor regional do Extra e Pão de Açúcar, Luiz Carlos Costa. As duas lojas vão oferecer parcelamento de 18 vezes sem juros nos cartões com os selos do grupo. Para os clientes que optarem por essa forma de pagamento, serão concedidos descontos de 10% em alguns produtos a serem anunciados.

O servidor público Luciano Lucas da Silva, 34 anos, antecipou as compras de Natal. Pensando em agradar a esposa, adquiriu uma televisão de LCD de 52 polegadas. %u201COs preços estão valendo a pena. Quanto maior a concorrência entre as lojas, melhor fica o preço e o atendimento%u201D, avaliou o servidor público. %u201CEsta época é boa porque a disputa dos comerciantes pelo nosso 13º é grande%u201D, emendou. Para o brigadista Roger Sebastião Martins, 22, o período de Natal é ótimo para comprar. Em busca de um computador, ele está à procura das melhores promoções. %u201CSempre gosto de vir às lojas com antecedência, próximo do Natal é uma confusão de gente e fica ruim para analisar as condições de pagamento%u201D, ponderou.

O grupo Pão de Açúcar fará sorteios de TVs LCD de 32 polegadas para os clientes que fizerem compras acima de R$ 60. A proposta é um aparelho por hora durante todo o mês de dezembro. No total, serão 720. Uma das promoções que já está em prática é a que vai levar seis clientes, mais acompanhantes, para assistir ao treino da seleção brasileira de futebol.

Estoques

As campanhas de vendas no Natal mudaram. Segundo o diretor da Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro), Antônio Lino, as publicidades abandonaram os valores da data. %u201CNos últimos anos, elas vão direto ao ponto. Vai mais pela qualidade do preço do que pelos valores natalinos.%u201D Como os estoques para os últimos dois meses do ano são incrementados, o varejista investe muito em propaganda para atrair clientes e não ter de fazer queimas de estoque e liquidações em janeiro. %u201CÉ importantíssimo investir nessa época. É o caminho para não perdermos vendas para a concorrência%u201D, afirmou o presidente da Ricardo Eletro, que anunciou R$ 30 milhões em mídia para o período.

Para o professor da Trevisan, Lara de Siqueira, os comerciantes estão carregados de expectativas para este Natal. %u201COs lojistas estão bem estocados. Provavelmente, vão fazer bastante promoções, não por uma demanda baixa, mas porque todos querem lavar a égua, como constumamos dizer%u201D, disse o professor. %u201CSe ano passado não foi muito bom, este ano vão descontar os prejuízos%u201D, emendou. De acordo com especialistas de marketing, os consumidores precisam ficar atentos. O período não é de liquidações e descontos, mas de publicidade intensa, o que pode confundir os clientes.

Permanece impasse entre comerciantes e comerciários

Postado em Notícias

Na tarde de quinta-feira (26), houve mais uma reunião entre comerciários e comerciantes de Itabuna, com o intuito de discutir o prolongamento do funcionamento do comércio no período natalino. As negociações evoluíram com relação ao horário de funcionamento. O horário especial começa a vigorar no dia 10, da seguinte forma: dias 10 e 11, funcionará das 9 às 20 horas; dia 13, domingo, não funciona; dia 14 até o dia 18, das 9 às 21horas; dia 19, sábado, das 9 às 18horas; no dia 20, domingo, das 14 às 20horas; nos dias 21, 22 e 23, das 9 às 22 horas. E no dia 24 o funcionamento volta ao normal.

“Com relação às datas, já está praticamente fechado. Com exceção de dois sábados, dias 5 e dia 12 de dezembro, que queríamos estender até as 18horas. O sindicato dos comerciários somente assina se todas as demais cláusulas forem fechadas, o que quer dizer que não estamos muito próximos do acordo”, informa o presidente do Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista de Itabuna (Sindicom), José Adauto.

Além da questão dos dois sábados, os comerciários querem reajustes dos salários e inclusão de 17 cláusulas, sendo a maioria relacionada a setor econômico. As negociações já se estendem desde o dia 17 de novembro, e não tem prazo para acabar. A próxima reunião entre as classes será na terça-feira (1º de dezembro) no Sindicom.

“O comércio de Itabuna, pela importância que tem, deveria ter isso fechado há 60 dias. Mas o Sindicato dos Comerciários só quer discutir na convenção coletiva. Como temos muitas cláusulas, não é uma questão rápida. O comerciário deveria aceitar discutir isso com antecedência. O poder público, Prefeitura ou Câmara de Vereadores, que tem esse poder, deveria determinar essa questão, para que não haja prejuízo nem para o comércio, nem para os comerciários”, conclui José Adauto.

Hospital São Lucas investe em humanização da assistência

Postado em Notícias

hospital-são-lucas-investe-em-humanização-da-assistência

Com um Projeto de Humanização interno, duas campanhas foram iniciadas com o objetivo de tornar mais acolhedor o ambiente hospitalar no HSL . O Hospital São Lucas é hoje referência para Itabuna e outras 100 cidades pactuadas

Com atendimento exclusivo para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital São Lucas (HSL) é mantido pela Santa Casa de Misericórdia de Itabuna e soma aproximadamente 5,5 mil atendimentos mensalmente. Com Pronto Socorro clínico e cirúrgico, ambulatório laboratorial e alas de internamento, o HSL é hoje referência para Itabuna e outras 100 cidades pactuadas. Com um Projeto de Humanização interno, duas campanhas foram iniciadas com o objetivo de tornar mais acolhedor o ambiente hospitalar no HSL.

Na primeira, 18 televisores já foram doados e se encontram instalados na instituição; a segunda campanha empenha-se para a ampliação do enxoval já disponibilizado pela instituição. Toda atividade é coordenada pela Equipe de Trabalho Humanizado (ETH), composta por profissionais multidisciplinares e de diferentes setores.

Com 24 enfermarias em atividade, o Projeto Humanização do Hospital São Lucas já conquistou 18 televisores e objetiva alcançar os outros seis aparelhos para completar a distribuição nas unidades. Mais que uma distração para o paciente internado, o equipamento permite um auxílio na superação do stress habitual do ambiente hospitalar, acelerando a recuperação do paciente.

Entre os parceiros que colaboraram com a campanha realizando doação de televisores, são destaques a Unimed, Unicred, Banco do Brasil, Livraria Brasília, Soluz, Posto Universal, Velanes, Posto Bavil, Columbia, Indiana, Unicor, Lojas Insinuante, RC Odonto, Uniodonto.

A segunda campanha do Projeto Humanização do HSL foi iniciada com objetivo de incrementar o enxoval disponível hoje no HSL, inteiramente financiado pela Santa Casa de Itabuna. Para tanto, ainda nos próximos dias 12 e 13 será realizado um Bazar Beneficente na Igreja Santa Rita de Cássia, localizada no bairro São Caetano. “Já estamos arrecadando roupas, bolsas, sapatos e acessórios, entre outros objetos que serão vendidos a baixo custo, com os valores revertidos para a campanha”, detalhou a gerente administrativa Lânia Peixoto.

Ainda para a campanha do enxoval, uma segunda ação em andamento é a realização de uma rifa no valor de R$5,00 concorrendo a um prêmio de R$1 mil. “Uma outra notícia positiva foi a doação espontânea de R$5 mil por parte dos irmãos do Rotary Club de Itabuna, destinado à compra de enxoval para os hospitais São Lucas, Manoel Novaes e Calixto Midlej Filho”, acrescentou Lânia Peixoto.

Atendimentos

Com atendimento exclusivo para pacientes do SUS, o Hospital São Lucas acumula hoje o atendimento de emergência e urgência com o Pronto Socorro (PS) da Santa Casa de Itabuna, a disponibilização dos mais diversos recursos de diagnóstico laboratorial e clínico, além de internamento. Todos estes serviços somam mais de 5.500 atendimentos por mês naquela unidade hospitalar.

De acordo com a gerência administrativa, neste mês de outubro, somente o PS chegou a 3.648 atendimentos; além das 304 internações e 1.629 procedimentos ambulatoriais de laboratório. “Temos hoje superado nossa expectativa de atendimentos para os pacientes do Hospital São Lucas, mantendo a qualidade e a credibilidade da assistência prestada pela Santa Casa de Itabuna, investindo em médicos, enfermeiros e técnicos qualificados e na infraestrutura de qualidade já aprovada pela comunidade”, finalizou o provedor José Renan Moreira.

Brasil tem um miniapagão a cada três dias

Postado em Notícias

brasil-tem-um-miniapagão-a-cada-três-dias

O País registrou mais seis miniapagões entre o apagão do dia 10, que atingiu 18 estados brasileiros, e a última sexta-feira. Além disso, na semana passada o consumo brasileiro de energia registrou três recordes consecutivos. As informações constam dos boletins diários de operações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O consumo recorde é atribuído às altas temperaturas.

O primeiro corte ocorreu dois dias após o apagão e atingiu os Estados do Acre e Rondônia. Segundo o boletim de operações do ONS, o desligamento automático da linha de transmissão Vilhena-Pimenta Bueno provocou a interrupção no fornecimento de 201 megawatts (MW) às distribuidoras Eletroacre e Ceron. O incidente ocorreu às 17h46 e a energia foi totalmente restabelecida seis minutos depois, segundo os relatórios do ONS.

No dia seguinte, cidades do norte do Mato Grosso passaram 16 minutos sem luz por conta do desligamento da linha Nobres-Sinop, que interrompeu o fornecimento de 124 MW à distribuidora Cemat.

No dia 19, mais uma vez Rondônia e Acre foram prejudicados, com a queda da mesma linha do dia 12, provocando desta vez o corte de 109 MW. O restabelecimento levou entre 10 e 14 minutos (no Acre e Rondônia, respectivamente).

Nesse mesmo dia, o fornecimento ficou comprometido na região metropolitana de Porto Alegre (RS) por conta da explosão de dois transformadores na subestação Gravataí 2, da CEEE, às 13h12. A totalidade do abastecimento foi retomada mais de duas horas depois, às 15h43.

No dia 22, consumidores das distribuidoras Energisa e Ceal tiveram transtornos com a interrupção, por 25 minutos, de 112 MW por conta do desligamento da linha de transmissão Rio Largo II - Penedo.

A última ocorrência foi registrada no dia 23, com o desligamento, às 14h30, de um transformador na subestação Goiânia Leste, da Celg. O problema causou a interrupção de 30 MW de carga na região central de Goiânia (GO). Após várias tentativas, o fornecimento foi totalmente restabelecido às 16h05, com a transferência de energia de outras regiões.

O diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, disse que incidentes como esses são comuns em uma rede das dimensões do sistema brasileiro. Mas admitiu que o calor acima da média contribui para a ocorrência de problemas. "A carga está crescendo de forma atípica e, embora bem dimensionado, o sistema está sujeito a isso", afirmou. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.