Comércio espera alta de 8% no Dia das Mães
– O que devem impulsionar as vendas são o aumento da oferta de crédito e a baixa taxa de juros atual (de um dígito, em 8,75% ao ano) além do aumento no nível de emprego, o que deixa o brasileiro mais confiante para gastar – avalia.
Para Pellizaro Júnior, o ramo de calçados deve ter o maior volume total de vendas este ano, com alta de 5%. Mas ele prevê que o maior crescimento seja o de joias, semi-joias e perfumaria.
Demanda por vestuário
A produção têxtil em 2010 já avançou 9,47% em fevereiro, e as confeccões de roupas, 9,02%, com capacidade para atender à demanda do Dia das Mães, segundo a Abit. A entidade informou ainda que 41% da demanda por vestuário é do público feminino.
A rede de lojas Maria Bonita vem atingiu crescimento recorde de 40% nos últimos 12 meses. A diretora do grupo, Denise Neuchs, espera manter esse avanço em 2010.
– A Maria Bonita não investe em uma coleção específica para o Dia das Mães por ter um público voltado para todas as idades – explica.
No dia 30 de março, o estado de São Paulo publicou decreto que concedeu redução para 7% do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para mercadorias da indústria têxtil. Atualmente, o segmento fatura R$ 28 bilhões e recolhe R$ 1 bilhão em impostos por ano. A redução deve beneficiar mais de 13 mil empresas do setor e, principalmente, o consumidor que terá agora uma menor carga tributária somada ao preço dos produtos.
O presidente da CNDL lembra que o Dia das Mães é a segunda data do ano para o comércio. “Vendemos praticamente todas as linhas, menos roupa masculina e brinquedos, é claro. O ramo de perfumaria, roupas femininas, calçados, livro e até mesmo automóveis crescem com a data”, completa.
Calçados, joias e perfumaria: avanço deve ser de 10% a 15%
O diretor da Associação Brasileira de Lojistas de Calçados, Claudir Dullius tem expectativa de crescimento de 10% a 12% das vendas para o Dia das Mães em 2010. “Sentimos que as lojas estão investindo mais para esse ano, principalmente usando como tema as estações outono-inverno.”
Já no ramo de jóias, a empresária Anna Assis, dona da marca Africa Universal, acredita em avanço de 10% a 15% para o segmento. Ela acrescenta que os produtos mais procurados são os anunciados em rede de televisão.
– O que a “mocinha” da novela das 20h usa é o que mais vende nas lojas. A nossa empresa está apostando ainda uma linha ecologicamente correta, com material reciclado.
A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) aposta que em 2010 o volume de vendas avance em torno de 10% a 14%, apesar de não fazer estudo específico para a data comemorativa.
Livros sobre a família
Os livros também prometem sucesso de vendas em 2010. A Livraria Saraiva, uma das maiores do país, espera expansão de cerca de 20% nas vendas para a data neste ano, principalmente dos títulos relativos ao tema mãe e família.