Entendendo, atendendo e vendendo melhor

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O desafio de realizar vendas no varejo moderno está cada vez mais difícil. Está se tornando tarefa digna de profissionais.

Você pode até pensar: “Mas eu já vi vendedores despreparados realizarem vendas!”.

Ok! Mas será que na verdade não foi o cliente que tomou a decisão de comprar? Ou ainda, será que o cliente ficou feliz com sua decisão de compra? Será que voltaria a comprar naquela loja e/ou com aquele vendedor? Ou, ainda pior, o que será que este vai falar para os seus conhecidos sobre sua experiência de compra?

Não há como realizar todas as vendas que parecem surgir, até mesmo porque, não realizar uma venda não é uma derrota tão desesperadora. A não conversão de uma oportunidade pode ser uma grande chance de aprendizado.

Perder oportunidades de vendas por falta de informação e/ou preparo, isto sim é inadmissível.

Embora o assunto de como realizar mais e melhores vendas no varejo seja extenso, existem dicas simples e práticas que fazem muita diferença no dia-a-dia do profissional.

A primeira delas é estar realmente preparado. Isso significa conhecer muito o mercado em que se atua e a concorrência existente. Conhecer o produto e/ou serviço que é oferecido, suas características e, acima de tudo, seus benefícios.

Conhecer seu cliente típico é uma forma de adequar seu discurso, bem como ressaltar argumentos específicos que você sabe que poderão surtir mais efeito.

É normal que, com o passar dos tempos, o profissional se canse de repetir certos argumentos e explicações, de demonstrar sempre os mesmos produtos e/ou serviços. Mas é nessa hora que é necessário entender que para o cliente pode ser a primeira vez e, por isso, ele sempre merece o melhor.

Este sentimento de noite de estréia, característico dos grandes atores, atrizes e cantores de sucesso, é o que chamo de espírito do Showtime. Realizar cada atendimento com entusiasmo e oferecer sempre o melhor de si ao cliente.

Outra competência que o profissional de varejo precisa desenvolver é de perguntar e ouvir. Mais do que falar e apresentar!

É fato que, para se realizar uma venda verdadeira, aquela que o cliente realmente fica satisfeito, precisamos atender e, quem sabe, superar as expectativas do cliente.

Para isso, é preciso informações. Informações sobre o perfil do cliente, seu hábitos, necessidades e preferências, enfim, todas as informações para que seja possível oferecer a solução correta, além de identificar o potencial de compra deste cliente.

Quando me refiro a ouvir, quero dizer ouvir com atenção e demonstrar interesse sincero em ouvir o cliente. As informações passadas pelo cliente, quando estimulado a falar, são peças preciosas para se identificar possíveis adicionais a se oferecer, contornar objeções e fechar uma venda.

Depois de ouvir, apresente seu produto ou serviço baseado naquilo que o cliente quer ouvir e não mais naquilo que você gosta de falar. Seria absurdo ignorar agora as informações obtidas e se referir apenas aos atributos de sua preferência, não é?

Aproveite para realizar o que chamo de venda sinérgica, ou seja, ofereça a solução completa. Por exemplo: computador e impressora; paletó, gravata e camisa; anel e brincos...

Ou seja, demonstre ao cliente que a loja pensou na solução completa e que será mais vantagem para o cliente “adquirir um pacote completo de opções” e, desta forma, ficar mais satisfeito e bem servido.

Se algo acontecer de negativo, a famosa objeção, não desanime. Acredito que a verdadeira venda começa agora, quando o profissional terá que tentar reverter a situação.

Tenha atenção especial à objeção ao preço. Um simples “está caro!” pode na verdade significar dois pontos distintos: o cliente gostou do produto ou serviço e não dispõe no momento dos recursos necessários (orçamento). De outro lado, o cliente não consegue enxergar porque tal produto ou serviço custa tanto (valor).

Quando a objeção é baseada no orçamento, basta negociar ou oferecer algo similar dentro da faixa desejada pelo cliente.

Mas se o problema é no valor do produto ou serviço, é bobagem dividir ou tentar qualquer outra manobra financeira. Afinal ninguém comprará algo que não gosta e/ou não vê valor só porque o pagamento está facilitado.

Neste momento é necessário apresentar novos argumentos sobre o que se oferece, todos baseados no conhecimento do profissional e principalmente na necessidade do cliente.

Por fim, acredito que o que diferencia os profissionais de sucesso dos outros é a verdadeira intenção de vender. Intenção de vender não significa “empurrar a qualquer custo” o que se quer para o cliente. Pelo contrário, é necessário sensibilidade, criatividade e senso de oportunidade.

Por mais que existam técnicas mirabolantes de fechamento de venda, na minha opinião, nada substitui dois fatores: um atendimento bem conduzido desde o início e a intenção de tomar a iniciativa de vender.

Boa sorte e ótimas vendas!

Compras a crédito devem prevalecer neste Natal

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O Natal das compras a crédito é confirmado pela Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) da Fecomercio. Os cartões de crédito e o cheque especial, cujas taxas de juros são as mais altas do mercado, constituem os tipos de dívida mais utilizados pelas famílias paulistanas em novembro.

A pesquisa indica ainda que os cartões de crédito respondem por 68% das dívidas assumidas em novembro contra 62% em outubro; os carnês representam 30%; o crédito pessoal 13% e o cheque especial 11%.

A PEIC mostra, em novembro, que entre as 1,656 milhão de famílias endividadas, 54% têm renda familiar comprometida com o pagamento de dívidas por até seis meses. Outros 20% têm a renda comprometida com dívidas entre seis meses e um ano, enquanto que para 23% dos entrevistados, o prazo de comprometimento da renda familiar mensal com dívidas é superior a um ano.

Fonte: JB Online

Parceria Oferece Linhas de Crédito Para Empresas do Varejo

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Objetivo é garantir soluções de crédito para micro, pequenas e médias empresas do varejo representadas pelo Sindivarejista Campinas e Região. Clique aqui e veja qual linha se encaixa melhor no perfil do seu negócio.

 

Uma parceria entre a Fecomercio e a Nossa Caixa Desenvolvimento, Agência de Fomento do Estado de São Paulo, passa a oferecer soluções de crédito para micro, pequenas e médias empresas do varejo representadas pelo Sindivarejista Campinas e Região.

As linhas possuem as menores taxas do mercado e as empresas interessadas  precisam apenas procurar o Sindivarejista, entidade parceira da Fecomércio, para obter os detalhes de como encaminhar a documentação necessária para a avaliação cadastral. 

A parceria viabiliza o crédito para várias modalidades, entre elas para o capital de giro. Essa linha possui juros de 0,96% ao mês e prazo de 12 meses para pagamento. Para a linhas de investimentos como a LEI – Linha Especial de Investimento - ,destinada para empresas com faturamento anual de até R$ 2,4 milhões, que podem contar com a garantia do Fundo de Aval Paulista, para financiamento de aquisição de máquinas e equipamentos, de veículos utilitários e abertura de franquias a taxa de juros é de até 1,3% ao mês. 

O acesso às linhas de crédito é simplificado e a empresa somente encaminhará a documentação à Agencia após a aprovação do limite de crédito, que se dá mediante o preenchimento e encaminhamento à Agência de um formulário “Solicitação de Análise Prévia” que pode ser conseguido junto às entidades parceiras como ACSP, Fecomércio, Fiesp, Sebrae, Facesp. Faesp, Abimaq, Aspacer, Sintelmark e APAS.

Sustentabilidade

Ainda este ano a começará a ser operado uma nova linha de crédito com recursos próprio para projetos de inovação e desenvolvimento tecnológico, meio ambiente e à eficiência energética para indústrias, comércio, agroindústrias, prestadoras de serviços e cooperativas de produção paulistas.
 
A nova linha FIP vai oferecer taxas de juros de 8% ao ano, mais correção pela IPC-FIPE , com prazo de até 60 meses, incluindo a carência (que varia de 6 a  12 meses) , para cinco modalidades de atuação: financiamento para a aquisição de máquinas e equipamentos; financiamento para projetos e capital de giro associado ao investimento; financiamento para empresas inovadoras que necessitam de recursos para desenvolvimento e transferência de tecnologia e a criação de novos produtos; financiamento para melhorias no processo de produção para atender a legislação ambiental e financiamento às empresas para redução do consumo de energia e uso de energias alternativas.

Acompanhe abaixo os detalhes de cada linha de crédito disponível e veja qual se encaixa melhor às suas necessidades:


Linha Especial de Giro – LEG: linha de financiamento de capital de giro para empresas dos setores da indústria, comércio e serviços, que visa a geração de emprego e renda, combinando condições especiais de crédito às facilidades do desconto de recebíveis.
          Garantias: aval dos sócios
          Prazo: até 12 meses
          Taxa de juros: 0,96% a.m
 
 
Linha Especial Parcelada – LEP: linha de financiamento de capital de giro para empresas paulistas dos setores da indústria, do comércio e de serviços, visando à criação de emprego e renda e ao aumento da competitividade, por meio de financiamento parcelado.
          Garantias: reais e fidejussórias
          Prazo: até 12 meses, com até 30 dias de carência
          Taxa de juros: 0,96% a.m
 
Linha Especial de Investimentos – LEI: Linha de financiamento micro e pequenas empresas, com receita bruta anual até R$ 2,4 milhões  para  aquisição de máquinas e equipamentos novos;   equipamentos, instalações e obras civis;  abertura de franquias.; adequação de veículos automotivos utilitários.
Taxa de Juros: 1,3% ao mês
Prazo: prestações fixas para pagar em 36 meses
 
 
Taxa de juros:  8% ao ano, mais correção pela IPC-FIPE ,
Prazo: de até 60 meses, incluindo a carência (que varia de 6 a  12 meses)

Fonte: Fecomércio 

Varejo aquecido para o Natal

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Para quem ainda está em busca de uma vaga como temporário em lojas, ainda há tempo. Muitos shoppings continuam selecionando vendedores para atender a demanda de compras. O perfil é de jovens que buscam uma oportunidade de ganhar um dinheiro extra no Natal e talvez uma efetivação posterior nessas lojas. A maioria das oportunidades é para quem tem nível médio e algumas são destinadas a quem tem o Ensino Fundamental Completo.

 

No Shopping Grande Rio há oportunidades em diversas lojas. A loja NHC Shoes (Calçados) oferece chances para quem ainda está em busca de vagas. Para concorrer é exigido ensino médio completo, ter acima e18 anos e ser do sexo feminino. Experiência no cargo não é obrigatória. Disponibilidade de horário, garra e interesse pelos produtos da empresa são características pessoais valorizadas. A média salarial nesta época do ano é alta, devido à quantidade de comissões recebidas, chegando a R$1000. As inscrições poderão ser feitas durante os meses de novembro e dezembro.

 

A rede de lojas Scrap também está contratando profissionais temporários para o período de Natal. No Shopping Grande Rio são duas vagas para vendedoras. O recrutamento é formado por seleção de currículo e entrevistas. Os requisitos são: ensino médio completo, ser do sexo feminino, ter acima de 18 anos e ser comunicativa. As candidatas que estiverem interessadas devem deixar currículo ou na loja ou no SAC.

 

As lojas do Via Parque Shopping também estão aceitando currículos para vagas temporárias no período do Natal. Há oportunidades para vendedores, caixas ou estoquistas. A Myth (moda jovem), aberta em outubro, oferece cinco vagas em aberto. Duas para estoquista e três para vendedora. Não há exigência de experiência, pois a loja oferece treinamento especializado para os funcionários antes que estes exerçam sua função. Os currículos deverão ser entregues na loja até o dia 18 de novembro, pois o treinamento começa no dia 23 do mesmo mês.

 

Na Mr.Cat (calçados) as oportunidades são para o sexo feminino, acima de 18 anos e é exigida experiência anterior. Também é recomendável que o candidato more próximo ao local. Estão disponíveis no momento quatro vagas para vendedoras.

 

Na Zona Oeste também há chances para quem ainda busca trabalho temporário. A loja Jeito pra Coisa (moda Feminina) do Passeio Shopping, vai admitir dois temporários para entrar em dezembro. As chances para estoquista e vendedor. Já na Cristal Grafitti, do Santa Cruz Shopping, são quatro oportunidades para caixa e vendedor. Currículos serão recebidos até o dia 15 de novembro. Em ambas as lojas os candidatos devem ser maiores de 18 anos.